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Motivação Texto 05: A motivação humana Autor: Chiavenato.

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1 Motivação Texto 05: A motivação humana Autor: Chiavenato

2 Motivação Existem dois tipos de fatores que influenciam o comportamento das pessoas: Fatores internos: decorrentes de suas características de personalidade, como capacidade de aprendizagem, MOTIVAÇÃO, percepção do ambiente externo e interno, atitudes, emoções, valores etc. Fatores externos: decorrentes do ambiente que as envolve, das características organizacionais, como sistemas de recompensas e punições, fatores sociais, políticos, coesão grupal existente etc.

3 O que é motivação? São forças ativas e impulsionadoras, a partir das quais se busca alcançar determinada meta através da ação.

4 Comportamento e diferenças individuais Embora os padrões de comportamento (necessidades, valores sociais, capacidade para atingir objetivos) variem, o processo pelo qual eles ocorrem é, basicamente, o mesmo para todas as pessoas.

5 Premissas que explicam o comportamento humano O comportamento é causado por estímulos internos e externos. O comportamento é motivado, ou seja, há uma finalidade em todo comportamento humano. Não é, portanto, causal. O comportamento é orientado para objetivos. Existe sempre um impulso, desejo, necessidade, expressões que servem para designar os motivos do comportamento.

6 Modelo básico de motivação A motivação depende: Percepção do estímulo / causa: que varia conforme a pessoa e na mesma pessoa conforme o tempo Necessidade / desejo: varia conforme a pessoa Cognição: varia conforme a pessoa

7 Etapas do ciclo motivacional envolvendo a satisfação da necessidade Equilíbrio interno Estímulo ou incentivo Necessidade Tensão Comportamento ou ação Satisfação Equilíbrio interno

8 Análise do ciclo motivacional Necessidade: Satisfeita: comportamentos se tornam mais eficazes. Necessidade deixa de ser motivadora do comportamento. Frustrada: tensão encontra uma barreira ou um obstáculo para sua liberação. Represada no organismo, procura um meio indireto de saída: via psicológica (agressividade, apatia, descontentamento) ou via fisiológica (insônia, repercussões cardíacas ou digestivas). Compensada ou transferida: a satisfação de uma outra necessidade reduz ou aplaca a intensidade de uma necessidade que não pode ser satisfeita. É o que acontece quando o motivo de uma promoção para um cargo superior é contornado por um bom aumento de salário ou por uma nova sala de trabalho.

9 A satisfação de certas necessidades é temporal e passageira, ou seja, a motivação humana é cíclica: o comportamento é um processo contínuo de resolução de problemas e satisfação de necessidades, à medida que vão surgindo. Conclusão:

10 Teorias sobre motivação Relacionadas com a necessidade humana. Partem do princípio de que a motivação para agir e se comportar derivam de forças que existem dentro do indivíduo. Teoria mais conhecida: hierarquia das necessidades humanas de Maslow

11 A hierarquia das necessidades segundo Maslow Auto-realização Estima Sociais Segurança Necessidades fisiológicas

12 Necessidades fisiológicas: sede, fome, cansaço, reprodução da espécie. Estão relacionadas com a sobrevivência do indivíduo. Necessidades de segurança: proteção contra alguma ameaça. Também estão relacionadas com a sobrevivência do indivíduo. Surgem quando as necessidades fisiológicas estão relativamente satisfeitas.

13 Necessidades sociais: estão relacionadas com a vida associativa do indivíduo junto a outras pessoas. São as necessidades de associação, participação, aceitação por parte dos colegas, troca de amizade, afeto e amor. Surgem no comportamento quando as necessidades mais baixas (fisiológicas e de segurança) se encontram relativamente satisfeitas.

14 Necessidades de estima: estão relacionadas com a auto-avaliação e a auto-estima do indivíduo. Envolvem a auto-apreciação, autoconfiança, necessidade de aprovação social, reconhecimento social, status, prestígio, reputação e consideração. Enquanto a satisfação dessas necessidades conduz a sentimentos como autoconfiança, força e poder, a sua frustração leva a sentimentos de inferioridade, fraqueza, dependência e desamparo.

15 Necessidade de auto-realização: Levam a pessoa a tentar realizar seu próprio potencial e se desenvolver continuamente como criatura humana ao longo da vida. Enquanto as quatro necessidades anteriores podem ser satisfeitas por recompensas externas (extrínsecas) à pessoa e que têm uma realidade concreta (como comida, dinheiro, amizades, elogios de outras pessoas), as necessidades de auto-realização somente podem ser satisfeitas por recompensas que são dadas intrinsecamente pelas pessoas a si próprias (como o sentimento de realização) e que não são observáveis nem controláveis por outros.

16 A necessidade de auto-realizacão pode ser insaciável, no sentido de quanto mais a pessoa obtém retornos que a satisfaçam, mais importante ela se torna e mais ainda a pessoa desejará satisfazê-la. Não importa quão satisfeita a pessoa esteja, pois ela quererá sempre mais.

17 Aspectos da teoria de Maslow Somente necessidades não satisfeitas é que influenciam o comportamento. Nascimento: prevalência das necessidades fisiológicas A partir de uma certa idade, aparecem as necessidades de segurança. Estas e as necessidades fisiológicas constituem as necessidades primárias do indivíduo, voltadas para a conservação pessoal.

18 À medida que o indivíduo passa a controlar suas necessidades fisiológicas e de segurança, surgem lenta e gradativamente as necessidades mais elevadas: sociais, de estima e de auto-realização. As necessidades mais elevadas predominam em relação às necessidades mais baixas. As necessidades mais baixas requerem um ciclo motivacional rápido, enquanto as necessidades mais elevadas requerem um ciclo motivacional extremamente longo. A privação de uma necessidade mais baixa faz com que as energias do indivíduo se desviem para a luta por sua satisfação.

19 A teoria dos dois fatores de Herzberg Herzberg alicerça sua teoria no ambiente externo e no trabalho do indivíduo (ao contrário de Maslow, que fundamenta sua teoria nas necessidades humanas). A motivação para trabalhar depende de dois fatores: a) fatores higiênicos: referem-se às condições que rodeiam a pessoa enquanto trabalha (condições físicas e ambientais, salário, benefícios, políticas da empresa). Trata-se do contexto do cargo. b) fatores motivacionais: referem-se ao conteúdo do cargo, às tarefas e aos deveres relacionados com o cargo em si.

20 Em essência, a teoria dos fatores afirma que: Satisfação no cargo: conteúdo do cargo – fatores motivadores Insatisfação no cargo: ambiente de trabalho – fatores higiênicos Proposta de Herzberg para introduzir maior motivação no trabalho: enriquecimento de tarefas, o que consiste em ampliar os objetivos, responsabilidade e o desafio das tarefas do cargo.

21 O modelo contingencial de motivação de Vroom Restringe-se à motivação para produzir, rejeita noções preconcebidas e reconhece as diferenças individuais. Existem três fatores que determinam em cada indivíduo a motivação para produzir: 1) Os objetivos individuais, ou seja, a for ç a do desejo de atingir objetivos. 2) A relação que o indivíduo percebe entre produtividade e alcance de seus objetivos individuais. 3) Capacidade de o indivíduo influenciar seu próprio nível de produtividade, à medida que acredita poder influenciá-lo.

22 Uma pessoa pode desejar aumentar a produtividade quando três condições se apresentam: 1) Objetivos pessoais do indivíduo 2) Relação percebida entre satisfação dos objetivos e alta produtividade 3) Percepção de sua capacidade de influenciar sua produtividade

23 Teoria da expectação Teoria desenvolvida por Lawler. O autor encontrou fortes indícios de que o dinheiro pode motivar o desempenho e outros tipos de comportamento. Apesar do resultado óbvio, verificou que o dinheiro tem apresentado pouca potência motivacional em virtude de sua incorreta aplicação pela maior parte das organizações.

24 Por que não há uma relação consistente entre dinheiro e desempenho nas organizações? Tempo e reforço fraco Os salários tendem a ser mantidos pela média e acabam não recompensando o desempenho excelente A política de remuneração das organizações está atrelada a políticas governamentais e convenções sindicais, as quais regulamentam o salário indistintamente Preconceito em relação ao dinheiro. É visto como algo vil e sórdido, sendo que é uma das razões principais que levam as pessoas a trabalharem em organizações

25 Bases da teoria de Lawler O dinheiro é um meio a partir do qual as pessoas podem satisfazer necessidades múltiplas Se as pessoas estabelecerem uma relação consistente entre salário e desempenho, certamente este aumentará. Motivação para trabalhar

26 O dinheiro é altamente motivador O dinheiro pode ser poderoso motivador se as pessoas acreditam haver ligação direta ou indireta entre desempenho e conseqüente aumento de remuneração. Se essa percepção for alcançada e confirmada, as pessoas certamente terão melhor desempenho tendo em vista o resultado financeiro desejado.

27 Motivação e clima organizacional Conceito de motivação – nível individual Conceito de clima organizacional – nível da organização O que é clima organizacional? O clima organizacional refere-se ao ambiente interno existente entre os membros da organização e está intimamente relacionado com o grau de motivação de seus participantes.

28 O clima organizacional pode ser: Favorável: quando proporciona satisfação das necessidades pessoais dos participantes e elevação da moral. Desfavorável: quando proporciona a frustração das necessidades pessoais. Na verdade, o clima organizacional influencia o estado motivacional das pessoas e é por ele influenciado.


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