A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção. MOTIVAÇÃO HUMANA Então como vimos a motivação vem de dois fatores ou motivos que impulsiona ou provoca a motivação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção. MOTIVAÇÃO HUMANA Então como vimos a motivação vem de dois fatores ou motivos que impulsiona ou provoca a motivação."— Transcrição da apresentação:

1 RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção

2 MOTIVAÇÃO HUMANA Então como vimos a motivação vem de dois fatores ou motivos que impulsiona ou provoca a motivação para o trabalho. É uma interação entre os motivos/fatores internos das pessoas e os estimulos da situação ou ambiente, chamados de motivos/fatores externos. Entao:

3 MOTIVAÇÃO HUMANA MOTIVOS INTERNOS: Necessidades, aptidões, Valores e outros MOTIVOS EXTERNOS Estímulos ou incentivos do ambiente M O T I V A Ç Ã O

4 MOTIVAÇÃO HUMANA As teorias a respeito das necessidades humanas fornecem a primeira explicação importante para o papel dos motivos internos na motivação. Segundo essa idéia, o comportamento humano é motivado por estímulos interiores chamados necessidades, que são estados de carência. As pessoas agem, nas mais diferentes situações, para satisfazer a esses estados de carência.

5 MOTIVAÇÃO HUMANA Por exemplo a fome é uma necessidade que motiva o organismo a procurar alimento (direção da motivação). Quanto mais forte essa necessidade, maior é o empenho em realizar o objetivo de conseguir alimento (intensidade da motivação). Uma vez satisfeita a necessidade, o organismo passa para um estado de saciedade ou satisfação, e o alimento deixa de representar um estimulo. A motivação para aquele determinado comportamento deixou de existir (duração da motivação)

6 MOTIVAÇÃO HUMANA Outras necessidades podem ter um clico de satisfação mais longo, não sendo atendidas pontualmente, de momento a momento. É o caso da motivação para o poder, que não provoca a saciedade, mas pode ficar mais intensa a cada momento.

7 MOTIVAÇÃO HUMANA Certas necessidades são instrumentais para a satisfação de outras. Há necessidades que são terminais, satisfazendo-se em si mesmas. Para algumas pessoas, a necessidade de ganhar dinheiro é instrumental (ou, é um instrumento) para o atendimento das necessidades de sobrevivência. Para outras pessoas, a necessidade de ganhar dinheiro é terminal – é uma finalidade em si mesma.

8 MOTIVAÇÃO HUMANA Segundo as teorias sobre as necessidades humanas, a realização de objetivos e o desempenho estão ligados à busca da satisfação de carências. Sabendo que, se o objetivo for alcançado, uma carência será satisfeita, a pessoa empenha-se na perseguição, tanto mais intensamente quanto mais forte seja a carência.

9 MOTIVAÇÃO HUMANA A noção de que as necessidades humanas estão organizadas numa espécie de ordem ou hierarquia que desempenha um papel importante no estudo da motivação. Uma das principais teorias que se baseia nessa noção foi proposta por Abraham Maslow. Segundo esse autor, as necessidades humanas são divididas em cinco categorias a seguir:

10 MOTIVAÇÃO HUMANA

11 De acordo com a teoria de Maslow: - As necessidades fisiológicas estão na base da hierarquia. As pessoas procuram satisfazê-la antes de se preocupar com as de nível mais elevado - Um necessidade em qualquer ponto da hierarquia precisa ser atendida antes que a necessidade de nível seguinte se manifeste. Se uma necessidade não for satisfeita, a pessoa ficará estacionada nesse nível de motivação.

12 MOTIVAÇÃO HUMANA - Uma vez atendida, uma necessidade deixa de se fazer sentir. A pessoa passa a ser motivada pela ordem seguinte de necessidades. - As pessoas estão num processo de desenvolvimento contínuo. As pessoas tendem a progredir ao longo das necessidades, buscando atender uma após outra, e orientam- se para a auto-realização. - Uma necessidade pode predominar sobre as demais, devido a fatores como idade, meio social ou personalidade. Ex. a necessidade de auto-afirmação é predominante na juventude.

13 MOTIVAÇÃO HUMANA Aplicando a teoria de Maslow ao desempenho no trabalho: - O trabalho e o ambiente de trabalho podem satisfazer uma ampla gama de necessidades, instrumentais e terminais, desde as necessidades de sobrevivência até as de auto- realização. As necessidades e a capacidade de satisfazê-las, no entanto, dependem das características das pessoas e da situação de trabalho. - Por exemplo: o trabalho em uma fábrica pode satisfazer a necessidades de sobrevivência, convivência social e de auto- estima.

14 MOTIVAÇÃO HUMANA - Já o trabalho em um observatório astronômico, onde umas poucas pessoas passam as noites em silêncio, observando o universo, as necessidades de auto-realização e reconhecimento em uma comunidade técnica são mais importantes. - O trabalho e a situação de trabalho também criam necessidades, em vez de satisfazê-las. Os trabalhadores passam então a reclamar seu atendimento, o que também é uma forma de comportamento motivado por necessidades ou carências. Ex.: trabalhar me lugares que oferecem risco de vida intensifica a necessidade de segurança.

15 RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção


Carregar ppt "RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção. MOTIVAÇÃO HUMANA Então como vimos a motivação vem de dois fatores ou motivos que impulsiona ou provoca a motivação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google