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TEORIAS ATUAIS DE LIDERANÇA Professora Andréia Vicente.

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Apresentação em tema: "TEORIAS ATUAIS DE LIDERANÇA Professora Andréia Vicente."— Transcrição da apresentação:

1 TEORIAS ATUAIS DE LIDERANÇA Professora Andréia Vicente

2 Conceito de liderança A liderança pode ser conceituada como a capacidade que alguém possui para influenciar um determinado grupo ou equipe a alcançar os seus objetivos. A concepção mais simples e geral de liderança se refere a um ato de condução de pessoas e grupos que leva ao destaque de pelo menos quatro elementos básicos:

3 i)o líder com suas características de habilidade e personalidade, e seus recursos para a determinação das incumbências do grupo; ii) seus seguidores, também com suas competências e capacidades; iii) as atividades a serem empreendidas pelos componentes do grupo; e iv) a situação em si e sua relação com o ambiente externo.

4 Considerações a respeito de liderança e administração A administração diz respeito à capacidade que alguém possui de desenvolver objetivos a partir do planejamento e da alocação de recursos que vem ser implantados e controlados a fim de serem atingidos esses objetivos. Portanto, a administração está relacionada à elaboração de planos formais, do projeto de estruturas organizacionais e da monitoração e comparação de resultados.

5 A liderança, por outro lado, está ligada à forma como os líderes irão inspirar, incentivar e estimular as pessoas a superarem obstáculos e alcançarem os objetivos estipulados pela a administração.

6 O Líder Ele é um indivíduo cujas características lhe permitem exercer influência e tomar decisões sob o reconhecimento espontâneo do grupo; é alguém cuja vontade, sentimentos, habilidades e intuição mobilizam pessoas em prol da causa que representa.

7 Os líderes influenciam os componentes de um grupo ou de uma equipe por meio do poder. Essa influência tem como objetivo a conquista dos objetivos comuns. O poder é um meio que facilita essas conquistas. Podemos destacar que o exercício puro do poder sobre um grupo visa a determinar o que esse grupo deve fazer.

8 Os lideres eficazes lidam com as mudanças, formulando uma visão do futuro e estabelecendo uma direção para essa visão. Eles também estão, fortemente envolvidos em persuadir, inspirar e motivar os outros e forçar as mudanças úteis.

9 Teorias de Liderança Teoria dos traços de personalidade: é a teoria que considera que a liderança é uma combinação de traços pessoais do líder, uma ênfase nas suas qualidades implícitas. Essa teoria pressupõe, em linhas gerais, que a liderança é algo que já nasce incorporado ao ser humano.

10 Teorias comportamentais: é um conjunto de teorias que surgiram após pesquisas demonstrarem algumas incoerências na teoria dos traços de personalidade, principalmente na falta de comprovação clara de que esses traços eram fundamentos para a eficácia dos líderes. As teorias comportamentais apresentam que os comportamentos dos líderes podem ser aprendidos e, portanto, pessoas que a princípio não possuem aptidão para serem líderes, podem ser formadas como líderes.

11 Teorias situacionais e contingências de liderança: nestas teorias, os traços e comportamentos atuam em conjunto com as contingências situacionais e essa combinação irá influenciar diretamente os resultados das ações dos líderes.

12 Traços e Características da liderança Um líder eficaz deve ter habilidades cognitivas apropriadas, ou habilidade mental e conhecimento. Os líderes de organizações possuem uma habilidade eficaz para solucionar problemas. Eles preveem os problemas antes que ocorram e perseveram até que eles estejam resolvidos. Durante o processo, os líderes demonstram imaginação, criatividade e uma disposição para experimentar métodos ainda não provados (Dubrin, 2008, pág.266).

13 As posições de liderança apresentam uma demanda crescente e contínua da habilidade de resolver problemas. Um exemplo é a pressão sobre os gerentes para realizar tarefas em um período mais curto de tempo e com uma equipe menor (Dubrin, 2008).

14 A competência técnica e profissional, ou conhecimento da empresa, é outro requisito cognitivo para a eficácia da liderança, porque é difícil estabelecer um relacionamento com os membros do grupo quando o líder não entende os detalhes técnicos do trabalho deles.

15 Os traços e características de personalidade têm influência importante na eficácia da liderança, que podem variar no grau de importância dependendo da situação. Um grau realista de autoconfiança está frequentemente associado à eficácia da liderança. Um líder que é autoconfiante, sem ser exagerado, inspira confiança entre os integrantes do grupo.

16 A confiabilidade contribui para a liderança eficaz em muitas situações. Ser visto como um indivíduo confiável envolve uma série de comportamentos diferentes. Em primeiro lugar estão a consistência e a integridade comportamental. A consistência refere-se ao fato de ser confiável e previsível, como conduzir avaliações de desempenho e reembolso de despesas como foi combinado (Dubrin, 2008).

17 A integridade está centrada em dizer a verdade e manter as promessas. Administrar um negócio de sucesso tem muito a ver com a integridade, a ética do trabalho, tratar as pessoas de modo justo e gentil e ser honesto em todas as suas atividades (Judy George apud Dubrin, 2008, pág. 267).

18 A inteligência emocional é considerada o maior fator de contribuição para a eficácia da liderança. Esse conceito refere-se ao gerenciamento de nós mesmos e de nossas relações de maneira eficaz. Uma concepção recente sobre a inteligência emocional é tão ampla que envolve muitos traços e comportamentos relacionados à eficácia da liderança, incluindo a autoconfiança, empatia e liderança visionária (Dubrin, 2008).

19 A paixão pelo trabalho e pelas pessoas é um aspecto particularmente importante da inteligência emocional para a eficácia da liderança. É difícil inspirar os outros se você não é apaixonado pelas suas principais atividades de trabalho. O senso de humor na dose certa ajuda a aliviar a tensão e o desânimo entre os membros do grupo e, frequentemente, dissipa a hostilidade.

20 Um método muito usado para melhorar a eficácia da liderança é o recebimento, pelo gerente/líder, de feedback sobre seus traços, atitudes e comportamentos dado por diferentes avaliadores. Uma pesquisa de 360 graus é uma avaliação formal, por parte dos superiores, baseada em informações dadas pelas pessoas que trabalham com e para eles, às vezes incluindo os clientes e fornecedores. Os 360 graus referem-se ao fato de que as pessoas à sua volta estão fazendo as avaliações (Dubrin, 2008).

21 Referência Bibliográfica DuBrin, A. J. Fundamentos do comportamento organizacional. São Paulo: Cengage Learning, 2008.


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