A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PERSONALIDADE E TRABALHO. PERSONALIDADE É um conjunto de traços psicológicos com propriedades particulares, relativamente permanentes e organizadas de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PERSONALIDADE E TRABALHO. PERSONALIDADE É um conjunto de traços psicológicos com propriedades particulares, relativamente permanentes e organizadas de."— Transcrição da apresentação:

1 PERSONALIDADE E TRABALHO

2 PERSONALIDADE É um conjunto de traços psicológicos com propriedades particulares, relativamente permanentes e organizadas de forma própria.

3 Ela se revela na interação do indivíduo com seu meio ambiente e individualiza a maneira de ser, de pensar, de sentir e de agir de cada pessoa.

4 O conhecimento das características de personalidade do indivíduo permite uma certa previsão da maneira pela qual ele poderá sentir, pensar, se e agir em determinadas circunstâncias.

5 O comportamento do indivíduo resulta não apenas das forças da personalidade, mas também de uma interação dele (características psicológicas, com uma forma própria de organização) com o meio externo.

6 CARACTERÍSTICAS DA PERSONALIDADE Duas pessoas não são iguais: cada pessoa tem um padrão único de características psicológicas; Cada pessoa mantém certa consistência psicológica que permitirá sua identificação, e que perdurará no decorrer do tempo;

7 Para se compreender a personalidade não basta identificar traços psicológicos; é importante também entender como eles estão relacionados e como interagem um com o outro, isto é, como estão organizados;

8 A personalidade (características psicológicas, a organização dessas características e suas propriedades) é um constructo inferido do comportamento observável

9 DESENVOLVIMENTO E AJUSTAMENTO DA PERSONALIDADE Embora a personalidade se mantenha relativamente estável ao longo do tempo, ela não deixa de sofrer a influência do meio ao interagir com ele. Os traços psicológicos podem ser desenvolvidos e modificados.

10 A organização desses traços psicológicos pode ser profundamente afetada pelo contexto em que o indivíduo vive. O meio pode favorecer ou impedir o ajustamento do indivíduo.

11 As frustrações, as pressões, quer sejam físicas quer psicológicas, e o stress sob o qual o indivíduo vive são alguns fatores que podem levar à desintegração da personalidade e, portanto, a um desajustamento emocional.

12 A fonte mais comum de frustração é uma barreira ou impedimento à satisfação de um motivo.

13 PRINCIPAIS TIPOS DE BARREIRAS 1.Situacional 2.Interpessoal; 3.Intrapessoal.

14 BARREIRAS Podem ser de dois tipos: O primeiro deles é a barreira física como, por exemplo, a ausência de uma ponte que impede a travessia de um rio ou a perda da chave por uma pessoa que quer entrar em casa;

15 O segundo tipo de barreira é a ambigüidade caracterizada por um ausência de indicadores claros, que impedem o indivíduo de realizar um objetivo.

16 Por exemplo – o motorista que se encontra numa cidade desconhecida, onde os sinais de trânsito não são bem claros, perde-se e não consegue atingir o objetivo.

17 Outro exemplo é a definição de tarefas e do espaço organizacional do indivíduo dentro de uma empresa. Quando tarefas e espaço organizacional não são bem definidos, torna difícil atingir seus objetivos, isto é, a sua realização profissional.

18 BARREIRAS INTERPESSOAIS São constituídas por uma pessoa ou grupo de pessoas que impedem a satisfação do motivo.

19 Esse tipo de barreira pode ser observado quando um chefe impede um indivíduo criativo ou com uma experiência mais ampla de usar sua experiência e de colaborar mais ativamente no trabalho.

20 BARREIRAS INTRAPESSOAIS COMPREENDEM DOIS TIPOS: O primeiro pode ser observado quando a pessoa não pode atingir seus objetivos devido a uma deficiência física ou mental, ou à ausência de uma habilidade específica.

21 O segundo é caracterizado pela existência de motivo conflitantes da própria pessoa. Ex. o indivíduo quer comer doces e não quer engordar.

22 STRESS Situações físicas ou psicológicas que pressionam os indivíduos, gerando alto grau de tensão. Podem levar ao desajustamento emocional e mesmo à desintegração da personalidade.

23 PERSONALIDADE E ORGANIZAÇÃO As características de personalidade dos membros da organização influenciam a estrutura da organização.

24 Essa influência será tanto mais forte quanto mais altas forem as posições que os indivíduos ocupam na hierarquia organizacional

25 FONTE Aguiar, M. A. F. Psicologia aplicada a administração – uma introdução a psicologia organizacional. Atlas


Carregar ppt "PERSONALIDADE E TRABALHO. PERSONALIDADE É um conjunto de traços psicológicos com propriedades particulares, relativamente permanentes e organizadas de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google