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Teoria Geral da Administração 1IDECC- INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO -TGA -PROFESSOR JOSE CORREIA.

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1 Teoria Geral da Administração 1IDECC- INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO -TGA -PROFESSOR JOSE CORREIA

2 IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA A importância de uma boa liderança não pode ser subestimada. Uma empresa descapitalizada pode tomar dinheiro emprestado, uma em má localização pode ser mudada, assim como o produto ou o processo produtivo. Mas uma empresa que tenha falta de liderança tem pouca oportunidade de sobreviver. O líder empresarial deve ser capaz de alcançar objetivos por meio dos liderados e, para isso, conforme o tipo de liderado e a ocasião, age de diferentes maneiras: ele ordena, comanda, motiva, persuade, dá exemplos pessoais, compartilha os problemas e ações, ou delega e cobra resultados, alterando a forma de agir de acordo com a necessidade de cada momento e com o tipo de liderado, a fim de alcançar os objetivos da empresa. TIPOS DE PODER PODER LEGÍTIMO; PODER REFERENTE; PODER DO SABER. 2IDECC- INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO -TGA -PROFESSOR JOSE CORREIA

3 PODER LEGÍTIMO É o conferido pela posição ocupada na organização. Inclui, quase sempre, dois poderes que o complementam: o poder de recompensa e o coercitivo ou de punição, instrumentos para o exercício do poder legítimo. PODER REFERENTE É a influência exercida pelo líder em virtude da afeição e do respeito que as pessoas têm por ele, em função das suas qualidades como seu caráter, a força de sua personalidade, sua coragem, sua capacidade de agir e sua ousadia. O fundamento básico do poder referente é o exemplo. Os líderes carismáticos têm este tipo de poder em alto grau. O líder deve ser um modelo exemplar para seus seguidores. Ele não deve exigir o que não esteja disposto ele mesmo a fazer. 3IDECC- INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO -TGA -PROFESSOR JOSE CORREIA

4 PODER DO SABER É baseado nos conhecimentos que a pessoa tem. Inclui os conhecimentos técnicos, a experiência e o poder da informação. Algumas pessoas não cedem informações para reter este tipo de poder. 4IDECC- INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO -TGA -PROFESSOR JOSE CORREIA

5 CITAÇÕES SOBRE O PODER Quase todas as pessoas podem fazer face à adversidade, mas se você quiser testar a capacidade de alguém, dê-lhe o poder. A. Lincoln O poder intoxica as pessoas. Quando uma pessoa está intoxicada pelo álcool pode recuperar-se, mas quando intoxicada pelo poder raramente se recupera. James F. Byrnes O poder corrompe. O poder absoluto corrompe absolutamente. Lord Acton Nada prejudica tanto uma autoridade quanto o uso indiscriminado dela. A. Kingston O ponto culminante de uma administração é saber bem o grau de poder que deve ser usado em cada circunstância. Barão de Montesquieu 5IDECC- INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO -TGA -PROFESSOR JOSE CORREIA

6 O QUE FAZ O LÍDER Para W. J. Reddin: defende valores que representam a vontade coletiva, do contrário, não seria capaz de mobilizar os liderados à ação; busca e define o consenso em uma causa comum; cria o espírito de equipe; promove a dedicação dos liderados; promove a lealdade à organização e aos seus valores; cria orgulho pela equipe, pela organização e pelos seus objetivos; gera confiança quanto aos resultados a serem obtidos. 6IDECC- INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO -TGA -PROFESSOR JOSE CORREIA

7 O QUE FAZ O LÍDER Para John Gardner: estabelece os objetivos; motiva os liderados; cria, mantém e administra uma equipe de bom nível; explica as razões do que deve ser feito; serve de símbolo para os liderados; representa externamente a equipe; renova os sistemas complexos que ele lidera. 7IDECC- INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO -TGA -PROFESSOR JOSE CORREIA

8 O QUE FAZ O LÍDER Para Bengt Karlöf: fornece diretrizes para o que deve ser feito; faz as pessoas cooperarem; fornece a energia necessária para alcançar as metas fixadas. RESPONSABILIDADES DOS LÍDERES O líder deve ter desenvolvido uma imagem mental de um estado futuro possível e desejável da organização; O líder deve comunicar a nova visão; O líder precisa criar confiança por meio do posicionamento; Líderes são aprendizes perpétuos. 8IDECC- INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO -TGA -PROFESSOR JOSE CORREIA

9 FRASES SOBRE LIDERANÇA Não há maus regimentos, apenas maus coronéis. Napoleão Bonaparte Líder é o que tem capacidade de conseguir que outras pessoas façam o que não querem e, ainda assim, gostem de fazê-lo. Harry Truman Líder é o que tem capacidade de arregimentar pessoas para um propósito comum e personalidade que inspire confiança. Marechal Montgomery 9IDECC- INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO -TGA -PROFESSOR JOSE CORREIA

10 O forte rei faz forte a fraca gente. Luiz Vaz de Camões Ninguém será um grande líder se quiser fazer tudo sozinho e receber todo o crédito pelo que está sendo feito. Andrew Carnegie A eficiência de um exército consiste em parte da ordem e em parte do general; mas principalmente do último, porque ele não depende da ordem, ao passo que a ordem depende dele. Aristóteles Um general é tão bom ou ruim quanto as tropas que comanda. Douglas MacArthur O forte rei faz forte a fraca gente. Luiz Vaz de Camões Ninguém será um grande líder se quiser fazer tudo sozinho e receber todo o crédito pelo que está sendo feito. Andrew Carnegie A eficiência de um exército consiste em parte da ordem e em parte do general; mas principalmente do último, porque ele não depende da ordem, ao passo que a ordem depende dele. Aristóteles Um general é tão bom ou ruim quanto as tropas que comanda. Douglas MacArthur O LÍDER E O ADMINISTRADOR Segundo Mandelli O gerente administra, o líder inova. O gerente mantém, o líder desenvolve. O gerente prioriza sistemas e estruturas, o líder prioriza as pessoas. O gerente depende de controle, o líder inspira confiança. 10IDECC- INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO -TGA -PROFESSOR JOSE CORREIA

11 O gerente tem uma visão de curto prazo, o líder a perspectiva de futuro. O gerente pergunta como e quando, o líder o que e por quê. O gerente vive com os olhos voltados para o possível, o líder com os olhos no horizonte. O gerente aceita o status quo, o líder o desafia e busca alternativas para ele. O gerente faz as coisas direito (eficiente), o líder faz a coisa certa (eficaz). CARACTERÍSTICAS DE UM LÍDER CONFIANÇA EM SI; CRENÇA NO QUE FAZ; VISÃO CLARA AONDE QUER CHEGAR; CAPACIDADE DE COMUNICAÇÃO; EXPECTATIVAS ELEVADAS E RECONHECIMENTO DO MÉRITO. CARACTERÍSTICAS DE UM LÍDER CONFIANÇA EM SI; CRENÇA NO QUE FAZ; VISÃO CLARA AONDE QUER CHEGAR; CAPACIDADE DE COMUNICAÇÃO; EXPECTATIVAS ELEVADAS E RECONHECIMENTO DO MÉRITO. 11IDECC- INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO -TGA -PROFESSOR JOSE CORREIA

12 CARACTERÍSTICAS QUE UM LÍDER DEVE TER Segundo o Marechal Montgomery, o líder deve ser capaz de: ver com clareza os seus objetivos e se esforçar para alcançá-los; tomar decisões e ter calma na hora da crise; verificar o cumprimento das ordens; julgar as pessoas e fazer com que as pessoas certas ocupem os lugares certos nos momentos certos; compreender que a diversidade das pessoas traz força para a equipe; visualizar o sistema como um todo, ver o conjunto. CARACTERÍSTICAS QUE UM LÍDER DEVE TER Segundo o Marechal Montgomery, o líder deve ser capaz de: ver com clareza os seus objetivos e se esforçar para alcançá-los; tomar decisões e ter calma na hora da crise; verificar o cumprimento das ordens; julgar as pessoas e fazer com que as pessoas certas ocupem os lugares certos nos momentos certos; compreender que a diversidade das pessoas traz força para a equipe; visualizar o sistema como um todo, ver o conjunto. LIDERANÇA SITUACIONAL Os que advogam que liderança se exerce em situações específicas dizem que liderança é o processo de exercer influência sobre o comportamento das pessoas para atingir objetivos em determinadas situações. Isso não é a mesma coisa que dizer que o líder é o principal responsável pela realização dos objetivos do grupo. LIDERANÇA SITUACIONAL Os que advogam que liderança se exerce em situações específicas dizem que liderança é o processo de exercer influência sobre o comportamento das pessoas para atingir objetivos em determinadas situações. Isso não é a mesma coisa que dizer que o líder é o principal responsável pela realização dos objetivos do grupo. 12IDECC- INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO -TGA -PROFESSOR JOSE CORREIA

13 MITOS SOBRE A LIDERANÇA Mito 1: a liderança é uma habilidade rara. Mito 2: os líderes são natos, não feitos. Mito 3: os líderes são carismáticos. Alguns são, a maioria não é. Mito 4: a liderança existe apenas na cúpula da organização. Mito 5: o líder controla, dirige, impulsiona, manipula. MITOS SOBRE A LIDERANÇA Mito 1: a liderança é uma habilidade rara. Mito 2: os líderes são natos, não feitos. Mito 3: os líderes são carismáticos. Alguns são, a maioria não é. Mito 4: a liderança existe apenas na cúpula da organização. Mito 5: o líder controla, dirige, impulsiona, manipula. 13IDECC- INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO -TGA -PROFESSOR JOSE CORREIA

14 LÍDERES PROBLEMÁTICOS Os líderes problemáticos foram classificados em categorias como líderes burros; ignorantes; adestrados; muito bondosos; que se fecham às novas idéias; com estilos inapropriados para a situação; que se colocam adiante da equipe; que não conhecem realmente a equipe; inconstantes; que não conseguem ser seguidores; que se recusam a reconhecer os membros da equipe; que têm peixinhos; que não permitem o fracasso; que protegem e culpam; sem ética; arrogantes; soberbos; distantes; que deixam de servir de modelos para o comportamento da equipe; negligentes quanto às necessidades profissionais dos membros da equipe; que não estão dispostos a lutar pela equipe; que não estão dispostos a assumir riscos; que não permitem o conflito; que não valorizam a diversidade; passivos; que não creditam o mérito aos que o merecem; que não cumprem as promessas. LÍDERES PROBLEMÁTICOS Os líderes problemáticos foram classificados em categorias como líderes burros; ignorantes; adestrados; muito bondosos; que se fecham às novas idéias; com estilos inapropriados para a situação; que se colocam adiante da equipe; que não conhecem realmente a equipe; inconstantes; que não conseguem ser seguidores; que se recusam a reconhecer os membros da equipe; que têm peixinhos; que não permitem o fracasso; que protegem e culpam; sem ética; arrogantes; soberbos; distantes; que deixam de servir de modelos para o comportamento da equipe; negligentes quanto às necessidades profissionais dos membros da equipe; que não estão dispostos a lutar pela equipe; que não estão dispostos a assumir riscos; que não permitem o conflito; que não valorizam a diversidade; passivos; que não creditam o mérito aos que o merecem; que não cumprem as promessas. 14IDECC- INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO -TGA -PROFESSOR JOSE CORREIA


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