A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROPÓSITO DO PROGESTÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROPÓSITO DO PROGESTÃO"— Transcrição da apresentação:

1 PROPÓSITO DO PROGESTÃO
Formar lideranças comprometidas com a construção de um projeto de gestão democrática, focada no sucesso escolar dos alunos das escolas públicas de ensino fundamental e médio.

2 MÓDULO V Como construir e desenvolver os princípios de convivência democrática na escola?

3 Elementos básicos Reconhecer e agir de acordo a pluralidade cultural da nossa sociedade. Projeto pedagógico definido e compartilhado por todos. Conselhos ou colegiados compostos ela equipe escolar, pais, alunos e representantes da comunidade externa. Parcerias c/ entidades públicas e particulares. Equipes de profissionais bem preparados para o exercício de suas funções.

4 OBJETIVOS GERAIS Desenvolver a capacidade de planejar e liderar o processo de gestão da construção coletiva da democracia na escola. Buscar subsídios e linhas de ação importantes relativas à construção e ao desenvolvimento do convívio democrático. Desenvolver a capacidade de identificar e propor medidas para construir a convivência democrática por meio de parcerias e com o apoio da legislação e do regimento escolar.

5 Convivência democrática e projeto pedagógico da escola: duas faces da mesma moeda.
Que escola queremos para nossas crianças e jovens? Uma Escola que promova pessoas. Uma Escola que intervenha na socialização de seus alunos. Uma Escola inserida no mundo do trabalho. Uma Escola que ensine que é preciso aprender sempre.

6 CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA CONVIVÊNCIA DEMOCRÁTICA: FUNDAMENTO DA ESCOLA DE HOJE.
Um dos grandes desafios da escola é neutralizar os preconceitos e as discriminações. A construção do convívio democrático está entranhada em todas as ações da escola e envolve a todos os que convivem no espaço escolar. Para que a liderança do gestor seja bem sucedida é necessário que ele se conheça, compreenda seus próprios valores, aonde quer chegar e o caminho que deve percorrer.

7 Princípios que devem orientar o trabalho do gestor.
É necessário que você se conheça. Tenha convicção a respeito de suas metas. Mantenha um comportamento coerente com a autoridade que o cargo lhe confere. Prepare-se para ter sua liderança questionada sempre que tiver de tomar decisões problemáticas.

8 Sempre que você for assumir novas responsabilidades, procure informar-se com antecedência sobre estratégias que deram certo no passado. Aprenda a reconhecer as situações e agir com independência, quando considerar uma alternativa correta.

9 Valores ou características de liderança
Seriedade e responsabilidade na execução do trabalho. Disposição para mudança. Dedicação: execução do trabalho com afinco. Espírito de equipe. Pontualidade. Reconhecimento. Cooperação.

10 * Flexibilidade: capacidade de adaptação a novas situações.
Consideração e preservação dos usos e costumes da organização escolar. Preparo para lidar com decisões problemáticas. Clareza sobre os motivos que o levaram a assumir o cargo atual. Busca de envolvimento e participação das pessoas ligadas ao processo decisório.

11 BARREIRAS AO CONVÍVIO DEMOCRÁTICO
A escola é cheia de contradições e possibilidades que exigem nossa atenção e discernimento. Os conflitos não têm, necessariamente, uma feição negativa e destruidora e a ausência de conflitos não revela, por si só, um ambiente sadio. Sendo a escola um lugar de formas diversas de expressão, o conflito faz parte do seu cotidiano e deve ser objeto de negociação constante, sem que prevaleça o desejo de que as pessoas se comportem de um modo submisso, passivo.

12 CAMINHOS QUE LEVAM À CONVIVÊNCIA DEMOCRÁTICA: AS PARCERIAS
Nossas crianças e jovens estão enfrentando situações novas que o mundo não conhecia antes e que não podem mais ser resolvidas só pela família, pela escola ou por qualquer outra instituição isoladamente; Hoje, a tendência é de que o ensino evolua e se faça cada vez mais com a participação da comunidade. As parcerias não funcionam sozinhas, magicamente: alguém deve coordená-las e/ou administrá-las.

13 Muitas vezes, a escola deseja...
Desenvolver a autonomia, mas submete alunos e professores a ordens e rotinas discutíveis. Considerar as diferenças individuais, mas prevalece a impessoalidade. Cooperação, solidariedade e trabalho em equipe, mas estimula a competição individual, tolhe a ação coletiva ou neutraliza grupos. Ensinar a aprender e a descoberta como processo de aprendizagem, mas não aceita o erro como elemento de construção do conhecimento.

14 REFERÊNCIAS ESSENCIAIS E NORMAS REGULADORAS DA CONVIVÊNCIA DEMOCRÁTICA NA ESCOLA
É necessário que o gestor tenha conhecimento do ECA e do Regimento Escolar. A institucionalização de normas e rotinas. compromisso com a convivência democrática/regimento/ amparo legal ao exercício da democracia na escola. Colegiado Escolar cuja função é podada pela autoridade absoluta de um gestor que não implementa deliberações nesse colegiado.

15 ASPECTOS SIGNIFICATIVOS:
Importância da gestão democrática na escola pública. Orienta e instrui o gestor na busca de projetos e atividades que favoreçam o intercâmbio saudável entre a escola e a comunidade. Mostra como deve ser a conduta e quais são os cuidados que a escola deve ter com as crianças e os adolescentes, bem como os direitos e os deveres dos agentes escolares. Desenvolve no gestor a capacidade de identificar e propor medidas para a construção da convivência democrática por meio de parcerias, com o apoio da legislação e do regimento escolar.

16 “ O importante não é o que Fizeram de nós, mas o que vamos
fazer daquilo que fizeram de nós.” Jean Paul Sartre, O ser e o nada


Carregar ppt "PROPÓSITO DO PROGESTÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google