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LÍDER (PESSOA ESPECIAL) Auto-estima (autoconfiança / auto- afirmação). Autoconhecimento e sensibilidade interpessoal. Autoconhecimento e sensibilidade.

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1 LÍDER (PESSOA ESPECIAL) Auto-estima (autoconfiança / auto- afirmação). Autoconhecimento e sensibilidade interpessoal. Autoconhecimento e sensibilidade interpessoal. Provoca sinergia motivacional. Provoca sinergia motivacional. Confiança / Lealdade / Carisma / Respeito. Confiança / Lealdade / Carisma / Respeito. Competências específicas para ser produtivo. Competências específicas para ser produtivo.

2 CONCEITOS BÁSICOS  LIDERANÇA É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente, visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum.  PODER Faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer a sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa não queira.  AUTORIDADE A habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal

3 CONCEITOS BÁSICOS PODER COERCITIVO PODER COERCITIVO Baseado no temor e na coerção. O não atendimento do liderado às exigências do líder poderá levá-lo a sofrer algum tipo de punição. PODER DE RECOMPENSA PODER DE RECOMPENSA Apoiado na esperança de alguma recompensa, incentivo, elogio ou reconhecimento. PODER LEGITIMADO PODER LEGITIMADO Decorrente do cargo ocupado. Numa organização formal o supervisor é percebido como alguém que tem mais poder do que os operários, o gerente mais do que o supervisor e o diretor tem mais poder do que o gerente.

4 CONCEITOS BÁSICOS PODER DE COMPETÊNCIA PODER DE COMPETÊNCIA Baseado na especialidade, nas aptidões ou no conhecimento. Os liderados têm o líder como alguém que possui conhecimentos que excedem os seus próprios conhecimentos PODER DE REFERÊNCIA (Carismático) PODER DE REFERÊNCIA (Carismático) Baseado na atuação e no apelo. O líder que é admirado por certos traços de personalidade possui poder referencial. O líder carismático possui características pessoais marcantes e um certo magnetismo pessoal que influenciam as pessoas. Ex.: Moisés, Jesus, Gandhi, Napoleão, Vargas, Kennedy, etc.

5 TEORIAS SOBRE LIDERANÇA Teorias de traços de personalidade Quais as características de personalidade possuídas pelo líder. Teorias sobre estilos de liderança Quais as maneiras e estilos de se comportar adotados pelo líder. Teorias situacionais de liderança Como adequar o comportamento do líder às circunstâncias da situação.

6 TEORIAS DE TRAÇOS DE PERSONALIDADE Preocupação em identificar traços de personalidade capazes de caracterizar os líderes. O pressuposto era que se poderia encontrar características pessoais, intelectuais, emocionais que identificassem o líder como: Habilidade de interpretar objetivos e missões; Habilidade de interpretar objetivos e missões; Habilidade de estabelecer prioridades; Habilidade de estabelecer prioridades; Habilidade de planejar e programar atividades de equipe; Habilidade de planejar e programar atividades de equipe; Facilidade em solucionar problemas e conflitos; Facilidade em solucionar problemas e conflitos; Facilidade em supervisionar e orientar pessoas; Facilidade em supervisionar e orientar pessoas; Habilidade de delegar responsabilidade aos outros. Habilidade de delegar responsabilidade aos outros.

7 TRAÇOS DE PERSONALIDADE DESEJÁVEIS NO LÍDER Empatia Criatividade Tolerância Impulso para ação Entusiasmo Disposição para ouvir Visão do futuro Flexibilidade Responsabilidade Confiança Maturidade Habilidades humanas Integridade Firmeza Imparcialidade Zelo Humildade Confiança

8 TEORIA SOBRE OS ESTILOS DE LIDERANÇA (White e Lippitt) Os estilos ou abordagens sobre liderança mais divulgados são: Os três estilos de liderança (AUTOCRÁTICO, LIBERAL E DEMOCRÁTICO) A liderança orientada para as tarefas ou pessoas

9 Os três estilos de Liderança ASPECTOS LIDERANÇA AUTOCRÁTICA LIDERANÇA LIBERAL LIDERANÇA DEMOCRÁTICA Tomada de decisões Programação dos trabalhos Divisão do trabalho Comportament o do líder Apenas o líder decide e fixa as diretrizes, sem nenhuma participação do grupo. O líder dá ordens e determina providências para a execução de tarefas, sem explicá-las. O líder determina a tarefa de cada um e qual o seu companheiro de trabalho. O líder é dominador e pessoal nos elogios e nas críticas ao grupo. Total liberdade ao grupo para tomar decisões, com a mínima interação do líder. Participação limitada do líder. Informações e orientação são dadas desde que solicitadas pelo grupo. A divisão das tarefas e escolha dos colegas são do grupo. Nenhuma participação do líder. O líder assume o papel de membro do grupo e atua somente quando é solicitado. As diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, que é estimulado e orientado pelo líder. O líder aconselha e dá orientação para que o grupo esboce objetivos e ações. As tarefas ganham perspectivas com os debates. O grupo decide sobre a divisão das tarefas e cada membro tem liberdade para escolher os colegas. O líder é objetivo e limita- se aos fatos nos elogios ou críticas. Trabalha como orientador da equipe.

10 Líder autocrático (chefão): manda, impõe, exige, coage Líder liberal (mero colega): Ausenta-se, omite-se, ignora, deixa ficar. Líder democrático (impulsionador): Orienta, estimula, ensina, ajuda. Subordinado: Obedece, aceita cegamente, desconhece. Subordinado: Faz o que quer e quando quer. Subordinado: Colabora, participa, sugere, decide, ajuda, coopera.

11 A liderança orientada para as tarefas ou para as pessoas Liderança centrada na tarefa (Job centered):. Liderança centrada na tarefa (Job centered): Preocupada estritamente com a execução da tarefa e com seus resultados imediatos. Liderança preocupada exclusivamente com o trabalho e em conseguir que as tarefas sejam feitas de acordo com os métodos preestabelecidos e os recursos disponíveis. Liderança centrada nas pessoas (Employee centered): Liderança centrada nas pessoas (Employee centered): Preocupada com os aspectos humanos e que procura manter uma equipe de trabalho atuante, com maior participação nas decisões.

12 TEORIAS SITUACIONAIS DE LIDERANÇA Procuram incluir a liderança no contexto ambiental em que ela ocorre, levando em conta o líder, os liderados, a tarefa, a situação, os objetivos, etc. DICAS FUNDAMENTAIS PARA LIDERANÇA EFICAZ Delegue responsabilidades e defina rumos a seguir e metas a alcançar; Focalize os processo, e não as tarefas das pessoas; Dê orientação, informação e retroação às pessoas; Proporcione treinamento e novas habilidades às pessoas; Promova oportunidades para as pessoas e cobre providências; Defina metas e objetivos de maneira consensual; Estabeleça prioridades a atender; Encoraje a inovação e a criatividade; Reconheça e recompense o desempenho excepcional.


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