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Estratégia Empresarial Capítulo 4 Missão e Objectivos João Pedro Couto.

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Apresentação em tema: "Estratégia Empresarial Capítulo 4 Missão e Objectivos João Pedro Couto."— Transcrição da apresentação:

1 Estratégia Empresarial Capítulo 4 Missão e Objectivos João Pedro Couto

2 ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Pensamento Estratégico Análise do Meio Envolvente Missão, Objectivos e Estratégia Análise da Empresa Produtos-Mercados Desenvolvimento Empresarial Diversificação Análise Estratégica InternacionalizaçãoIntegração Vertical Estrutura Organizacional Política de Gestão Organização e Implementação Estratégia em Portugal 1.1

3 Da visão à missão A visão de uma empresa traduz, de uma forma abrangente, um conjunto de intenções e aspirações para o futuro, servindo de inspiração a todos os membros da organização. Geralmente a visão não está escrita, é antes transmitida em conversas, apresentações públicas e actos concretos. A missão consiste numa declaração escrita que traduz os ideais e orientações globais da empresa. 4.2

4 Visão Estratégica de Delta Airlines WORLDWIDE AIRLINE OF CHOICE Nós queremos que a Delta seja WORLDWIDE AIRLINE OF CHOICE. DELTA AIRLINES

5 WORLDWIDE, WORLDWIDE, porque nós queremos manter uma postura inovadores, agressiva ética e ser um competidor bem sucedido, oferecendo os mais elevados padrões de serviço ao cliente. Continuaremos a procurar oportunidades para expandir as rotas e criar novas parcerias. Visão Estratégica da Delta Airline DELTA AIRLINES

6 Visão Estratégica da Delta Airline AIRLINE, AIRLINE, porque pretendemos permanecer no negócio que melhor conhecemos – transporte. Acreditamos que no longo prazo a industria aeronáutica continuará a crescer e prosperar dedicaremos a nossa atenção, tempo e investimento no reforço da nossa posição nesta industria. DELTA AIRLINES

7 OF CHOICE, OF CHOICE, porque damos valor à lealdade dos nossos clientes, empregados e investidores, para os nossos clientes e distribuidores continuaremos a providenciar o melhor serviço e valor. Para o nosso pessoal continuaremos a oferecer desafios recompensas e um ambiente orientado para os resultados que reconhece os contributos prestados. Para os nossos accionistas ofereceremos resultados consistentes e um retorno financeiro elevado. Visão Estratégica da Delta Airline DELTA AIRLINES

8 Visão Estratégica e Empresarial Como criar e preparar a empresa do futuro Como manter a empresa a responder a: –Evolução das necessidades dos Clientes –Pressões Competitivas –Novas tecnologias –Novas oportunidades de mercado

9 Comunicar a Visão Uma visão inspiradora deve: –Desafiar e motivar os funcionários –Criar um sentido de propósito –Induzir a adesão dos trabalhadores –Levar as pessoas a viver o negócio

10 Valor da Visão Estratégica Fixa a orientação de longo prazo Reduz o risco de decisões defeituosas Oferece propósito e identidade Mantêm a as acções coordenadas Ajuda a organização a preparar o futuro

11 Características da missão Uma missão deve procurar responder às seguintes questões: Qual a razão de ser da empresa? - Qual o negócio da empresa? - Quais são as futuras competências requeridas pela empresa? - Quem são os principais clientes ou segmentos de mercado da empresa? - Quais são os principais produtos ou serviços da empresa? - Quais são princípios básicos e os valores da empresa?

12 Diferentes divisões de uma empresa ou diferentes empresas de um grupo económico devem ter missões distintas. Um dos elementos críticos da missão é o conceito de negócio. Características da missão

13 Missão para os Departamentos Deve focar as actividades especificas –Papel e âmbito de actividade –Orientar o departamento no sentido que deve prosseguir –Contribuir para a missão global da empresa

14 Em linha com a missão, a empresa deve definir um conjunto de objectivos concretos para nortear a sua acção. Os objectivos têm de ser quantificados e enquadrados n tempo. Na medida do possível, os objectivos devem ser fixados de maneira a incentivar os membros da organização a expandir as suas competências para níveis mais elevados. É importante complementar os objectivos financeiros com os objectivos não financeiros. 4.4 Objectivos da empresa

15 Estabelecer Objectivos Representam o empenhamento em alcançar alvos específicos de desempenho Devem ser estabelecidos em termos quantificáveis e conter um prazo para a sua realização Expressam, quanto e que tipo de desempenho pretendemos

16 Objectivos a todos os Níveis O processo de definição de objectivos funciona top-down 1.Estabelecer objectivos abrangentes e metas de desempenho 2.Depois fixar os objectivos de negócios e por produtos 3.Fixar objectivos funcionais e departamentais 4.Fixar objectivos individuais

17 Governação da empresa De acordo com a teoria da agência, os administradores e gestores de topo de uma empresa actuam como agentes dos proprietários da organização, os accionistas. Porém, os trabalhadores, clientes, fornecedores, instituições financeiras e diversos sectores da comunidade esperam que a orientação da empresa reflicta os seus interesses, senão: Trabalham com menor produtividade (trabalhadores) - Deixam de comprar os produtos da empresa (clientes) - Restringem o abastecimento de bens e serviços (fornecedores) - Dificultam o acesso ao financiamento (instituições financeiras) - Criam tensão social (sectores da comunidade) Na prática, a governação da empresa deve promover o seu desenvolvimento a longo prazo, em sintonia com a satisfação dos interesses dos vários constituintes com que se interage, accionistas incluídos.

18 Estilos de governação da empresa O estilo de governação da empresa tende a variar de acordo com os contextos culturais. 4.9 Não é claro em que medida diferenças de estilo de governação da empresa estão na origem de níveis de rentabilidade distintos. Contudo, organizações com uma governação mais abrangente tendem a revelar uma maior estabilidade laboral e operacional.

19 Motivação dos gestores Uma vez definida a missão, os objectivos e a estratégia no contexto do estilo de governação da empresa, é necessário criar os incentivos correctos para promover a sua execução. Nesse sentido, os interesses pessoais dos gestores devem ser alinhados com a orientação geral da organização. Os sistemas de incentivos formais de uma empresa podem enquadrar-e em duas categorias distintas: Como qualquer incentivo individual ou de grupo apresenta vantagens e desvantagens, convém conjugar várias medidas complementares para induzir o comportamento desejado Incentivos individuais: premeiam directamente o desempenho de pessoas específicas da empresa - Incentivos de grupo: premeiam desempenhos colectivos e visam reforçar o espírito de cooperação na empresa

20 Incentivos individuais e de grupos Os incentivos individuais incluem: Remuneração pelo output: para actividades facilmente quantificáveis Comissões: sobretudo em actividades comerciais Bónus individual: geralmente para os responsáveis máximos de divisões ou da empresa 4.11 O critério mais importante na concepção de um sistema de incentivos é o seu grau de adequação à missão, objectivos e estratégia empresarial. Os incentivos de grupo incluem: Bónus de grupo: mais frequentes em projectos específicos ou em processos interdepartamentais Sistemas de participação nos lucros: de aplicação geral Opções de acções: sobretudo para os gestores do topo Bónus organizacionais: prémios pela boa performance em objectivos específicos


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