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Negócios Internacionais Capítulo 3.1 Teoria de Comércio Internacional International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004 Prentice Hall, Inc 5-1.

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1 Negócios Internacionais Capítulo 3.1 Teoria de Comércio Internacional International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004 Prentice Hall, Inc 5-1

2 Objectivos do Capitulo Explicar teorias comerciais Discutir como o comércio livre pode aumentar a eficiência global Introduzir prescritivos para alterar sequências comerciais Explorar como as decisões das empresas podem influenciar o comércio internacional 5-2

3 Tipos de Teorias Comerciais Gerais Descritivo: a natureza comercial –Condições de Laissez-faire –Que produtos, quantidade, e com quem escolherá um país estabelecer relações comerciais sem restrições –Prescritivo: assuntos tais como se o governo deverá interferir com o livre movimento de bens e serviços 5-3

4 Mercantilismo A teoria comercial inicial que compôs a base do pensamento económico de 1500 – 1800 Baseada no conceito que a riqueza de um país é medida através do seu tesouro (ouro) Frequentemente, os países imponham restrições nas importações porque não queriam que o seu tesouro fosse para outros países ao pagar pelas importações Era também vantajoso estabelecer superavits comerciais com as colónias 5-4

5 Termos de Mercantilismo Balança comercial favorável: um país exporta mais do que importa Balança comercial desfavorável: um país importa mais do que exporta, i.e. défice comercial Neo-mercantilismo: termo actual que descreve o método utilizado por um país que tem uma balança comercial favorável para atingir certos objectivos sociais ou políticos 5-5

6 Vantagem Absoluta Vantagem absoluta é quando um país produz um bem mais eficientemente do que um outro país Portanto, pode-se aumentar a eficiência global através de livre comercio internacional 5-6

7 Especialização de Países Sob o conceito de vantagem absoluta os países podem aumentar a eficiência porque: O trabalho pode tornar-se mais especializado com a repetição da mesma tarefa A mão-de-obra não perderia tempo mudando da produção de um tipo de bem para a produção de um outro tipo bem Longos trajectos de produção trariam incentivos para o desenvolvimento de métodos de trabalho mais eficazes 5-7

8 Vantagem Natural Os países têm vantagens inerentes –Clima –Recursos naturais –Trabalhadores Dois países com vantagens naturais opostas devem estabelecer relações comerciais 5-8

9 Vantagem Adquirida A maior parte do comércio contemporâneo é o fabrico de bens e serviços e não produtos agrícolas e recursos naturais Países com uma vantagem adquirida fabricam competitivamente bens e serviços –Tecnologia do produto –Tecnologia do processo 5-9

10 Vantagem Comparativa Um país ganha se este se especializar na produção de produtos que produz com mais eficácia do que outros produtos Mesmo que outros países consigam produzir estes mesmos produtos com ainda mais eficiência 5-11

11 Proporções dos Factores Relação terreno/mão-de-obra Relação mão-de-obra/capital Complexidade tecnológica 5-14

12 Vantagem Competitiva Global 5-15

13 Teoria do Ciclo de Vida do Produto Introdução Crescimento Maturidade Declino Local de Produção Local de Mercado Factores Competitivos Tecnologia de Produção 5-16

14 Limites da Teoria do Ciclo de Vida do Produto Produtos com CVP extremamente curto Produtos de luxo em que o custo é pouco importante Empresas com produtos que seguem uma estratégia de diferenciação Produtos que requerem mão-de-obra especialmente técnica para gerações subsequentes 5-17

15 Previsões Para o Futuro Sentimento proteccionista está a crescer Como as economias estão a crescer, também aumenta a eficiência de ter múltiplos locais de produção Flexibilidade e métodos de produção de pequena escala estão a aumentar (processos robóticos/automáticos) Os serviços estão a crescer mais rapidamente que o fabrico em países industriais 5-18

16 Classificações de Comércio Mundial 5-19

17 Países Ligados Economicamente 5-20

18 Sumário do Capítulo Explicar teorias comerciais Discutir como o comércio livre pode aumentar a eficiência global Introduzir prescritivos para alterar sequências comerciais Explorar como as decisões das empresas podem influenciar o comércio internacional 5-21


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