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Case CPTM: gestão por processos

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Apresentação em tema: "Case CPTM: gestão por processos"— Transcrição da apresentação:

1 Case CPTM: gestão por processos
A Decision Warehouse, provedora de soluções para inteligência de negócios e gestão por processos do país, acaba de implementar na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) uma nova solução tecnológica: o BSO (Business Solutions Orchestration), que utiliza a plataforma de gestão por processos da Fuego. Acompanhamento de desempenho em tempo real – Com essa ferramenta, é possível acompanhar, em tempo real, os indicadores de desempenho que geram maior impacto na prestação de serviços da CPTM. Também permite fazer o gerenciamento dos processos-chave relacionadas às diretrizes da sua administração: produzir viagens confiáveis e seguras aos usuários. A CPTM buscou essa alternativa para integrar ainda mais os funcionários e estratégias empresariais, em função da necessidade detectada de automatizar e dinamizar a "Gestão Corporativa para Prestação de Serviço do Trem Metropolitano".O BSO/FuegoBPM permite modelar, simular, estabelecer e implantar, no âmbito corporativo, os processos produtivos, com as respectivas interações gerenciais, acompanhando o desempenho em tempo real. As atividades que geram maior impacto na prestação de serviços podem ser monitoradas, de forma interativa, em um painel web.Em uma primeira etapa, é desenvolvida a aplicação de piloto que percorre dez áreas de resultados da companhia, envolvendo licitação, contratação e suprimento, onde serão integradas as ações de sistemas, como gestão de estoques, contratos, contas a pagar, fluxo de caixa, entre outros. O software reunirá os diversos aplicativos da empresa, inclusive procedimentos que incluem o acesso simultâneo a planilhas eletrônicas, s e documentos, sem a obrigação de criar códigos de programação específicos destas tecnologias.

2 Visão geral do fluxo de negócios – A solução de TI adotada fornece uma visão geral do fluxo de negócios e seus respectivos gargalos de maneira atualizada. O gerente de Gestão da Qualidade da CPTM, Atílio Nerilo, acredita que, com o BSO/FuegoBPM, a companhia vai economizar tempo, reduzir custos e prazos, atribuir responsabilidades e aliviar as tensões dos processos-críticos das interfaces entre diversos setores. "Também possibilitará um maior entendimento e melhor contextualização de desempenho entre as áreas pela visão integral do processo, não se limitando às necessidades ou desempenho de uma determinada gerência", acrescenta. Gestão inovadora – A cada três meses, o corpo executivo da CPTM se reúne a fim de avaliar os resultados dos principais indicadores de desempenho que têm relação, direta ou não, com a qualidade do transporte. A iniciativa é um dos principais itens da "Gestão Corporativa para Prestação de Serviço do Trem Metropolitano".São considerados desde o acesso à estação até a saída da mesma, passando pelas bilheterias, plataformas, trens e a viagem propriamente dita.Dentro deste ciclo de consumo, os usuários consideram importantes nove atributos do serviço: Regularidade, Segurança Pública Operacional, Conforto, Confiabilidade, Segurança Operacional, Utilidade, Atendimento, Rapidez e Preço. Destes, cinco são estratégicos e interferem diretamente na qualidade da operação do sistema: Regularidade, Confiabilidade, Segurança Pública Operacional, Atendimento e Segurança Operacional. O objetivo é que esses processos resultem na satisfação das necessidades dos usuários. 08/12/2005© Intermanagers, 2005


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