A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Matriz BCG em Marketing Por Rafael Mauricio Menshhein

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Matriz BCG em Marketing Por Rafael Mauricio Menshhein"— Transcrição da apresentação:

1 Matriz BCG em Marketing Por Rafael Mauricio Menshhein
A matriz BCG (Boston Consulting Group) é usadas como ferramenta em Marketing para analisar um portfólio de produtos ou unidades de negócios, com um conceito similar ao do Ciclo de vida do produto, tem o objetivo de criar Valor em um longo prazo, mas também a empresa deve ter em seu portfólio uma gama de produtos que variam entre os produtos com grandes crescimentos no mercado e aqueles que estão praticamente estáveis em crescimento.

2 matriz Com o uso da matriz BCG pode-se avaliar a posição ou tomar a decisão necessária para que um produto permaneça ou não em um mercado, mas não basta somente olhar para a matriz e decidir, existem fatores que podem influenciar na tomada de decisão de uma empresa e perpetuar produtos que não estão mais em crescimento ou até mesmo causem uma certa perda para a organização, mas que por estarem fixados na mente e gosto do consumidor não podem ser retirados do mercado. Ao observar a matriz BCG pode-se notar que suas dimensões são:

3 matriz Crescimento de mercado: basicamente é como o produto lançado atingiu o público-alvo, ganhou força com o aumento das vendas e consegue ampliar a fatia de consumidores com um esforço relativamente algo em seu início, mas que irá diminuir ao longo do tempo; Participação relativa de mercado: é a fatia conquistada, quanto mais consumidores estiverem adquirindo o produto, melhor, mas há o risco do produto tornar-se um problema para a empresa. Quanto ao posicionamento diante da matriz BCG, podem ser definidos como:

4 BCG podem ser definidos como:
Em questionamento (também conhecido como Ponto de Interrogação ou Criança Problema): com uma característica muito ruim, na verdade a pior de todas, quanto ao seu fluxo de caixa, com muito pouco ou nenhum retorno e muito investimento, conquista uma baixa participação no mercado; quando não há a tomada de decisão para mudar a participação no mercado, o produto consome um grande investimento e pode tornar-se um abacaxi para a empresa; Estrela: necessita de grandes investimentos e estão sempre em destaque no mercado (líderes), geram uma boa receita e podem ter um equilíbrio no fluxo de caixa, também pode tornar-se uma vaca leiteira quando não há perda de mercado; Vaca leiteira: com bons lucros e fluxo de caixa, possui um crescimento de mercado baixo, poucos investimentos devem ser realizados e pode representar a base em uma empresa; Abacaxi (também conhecido como Cachorro, Vira-lata ou Animal de estimação, “expressões que não traduzem bem o conceito em Português”): estes produtos devem ser evitados ou minimizados em empresas, com exigência de altos investimentos em recuperação, o investimento deve ser feito caso haja a possibilidade de recuperação diante do mercado, caso contrário deve-se abandonar, mas pode ser necessário mantê-lo por exigência de um grupo de consumidores. Algumas desvantagens podem ser notadas, como:

5 matriz Alta participação de mercado não é o único fator de sucesso; Crescimento de mercado não é o único indicador de atratividade de um mercado; Às vezes um “abacaxi” pode gerar mais caixa que uma “vaca leiteira”. De acordo com Bruce Henderson (criador da matriz BCG): “Para ter sucesso, uma empresa precisa ter um portfólio de produtos com diferentes taxas de crescimento e diferentes participações no mercado. A composição deste portfólio é uma função do equilíbrio entre fluxos de caixa. Produtos de alto crescimento exigem injeções de dinheiro para crescer. Produtos de baixo crescimento devem gerar excesso de caixa. Ambos são necessários simultaneamente.”


Carregar ppt "Matriz BCG em Marketing Por Rafael Mauricio Menshhein"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google