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ANÁLISE SWOT Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) Threats (ameaças)

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1 ANÁLISE SWOT Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) Threats (ameaças)

2 ANÁLISE SWOT Não há registros precisos sobre a origem desse tipo de análise. Alguns autores, dizem que foi criada por professores da Harvard Business. Outros indicam que a idéia da análise SWOT já era utilizada há mais de três mil anos, por Sun Tzu, em seu livro “Arte da Guerra”, citada desta forma: “Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças ” (SUN TZU, 500 a.C.).

3 ANÁLISE SWOT Faz parte do planejamento estratégico da organização.
Usa-se a análise SWOT apenas após a determinação da missão, das metas & objetivos da organização. Pode ser feita por indivíduos ou por equipes. Inicia-se a partir dos dados da análise ambiental. Deve ser revista periodicamente. Observa e organiza as informações dos ambientes internos e externos da empresa. Exige grande conhecimento do mercado e do negócio (da empresa).

4 Análise PFOA Ferramenta de gestão utilizada no processo de diagnóstico empresarial, onde se analisará os pontos fortes e fracos da empresa e as oportunidades e ameaças do mercado. • Com a Análise SWOT a empresa conseguirá perceber a diferença entre ONDE ELA PENSA QUE ESTÁ, ONDE OS OUTROS A VÊEM e ONDE ELA ESPERA ESTAR.

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6 • Ameaças em Oportunidades
Ambiente interno (aspectos controláveis pela organização): Pontos Fortes ou Potencialidades; Pontos Fracos ou Fragilidades. Ambiente externo (aspectos incontroláveis): Oportunidades; Ameaças. Converter: • Fraquezas em Forças • Ameaças em Oportunidades

7 Fase 3 Oportunidades Ameaças Fatores Externos Potencialidades
Aproveitar Aplicar Evitar Defender Fatores Externos Potencialidades Fragilidades Manter Utilizar Reverter Mudar Fatores Internos

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9 Modelos Padronização Valorização do Trabalho
Criação de uma base de conhecimento Redução de riscos de projeto Ganhos em produtividade Necessidade de treinamento Dificuldades de implantação Acesso às melhores práticas de mercado Uso de modelos e ferramentas pré-avaliados Custos com consultoria externa. Fatores PEST

10 Matriz BCG

11 Matriz BCG

12 Algumas desvantagens deste modelo
alta participação de mercado não é o único fator de sucesso; crescimento de mercado não é o único indicador de atratividade de um mercado; às vezes um "abacaxi" pode gerar mais caixa que uma "vaca leiteira".


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