A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Marcos R. Gonçalves 1 Análise ambiental: uma visão da biblioteca jurídica inserta no seu espaço.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Marcos R. Gonçalves 1 Análise ambiental: uma visão da biblioteca jurídica inserta no seu espaço."— Transcrição da apresentação:

1 Marcos R. Gonçalves 1 Análise ambiental: uma visão da biblioteca jurídica inserta no seu espaço

2 Marcos R. Gonçalves2 Análise ambiental A Guerra de cada dia: A Guerra de cada dia: Quando o soldado experiente está em marcha, ele nunca fica desorientado; uma vez que levantou acampamento, nunca fica perplexo. Daí o ditado: conheça o inimigo e conheça a si próprio, e sua vitória jamais será posta em dúvida; conheça o clima e o terreno, e sua vitória acabará sendo completa. (SUN TZU, século VI a.C.). Quando o soldado experiente está em marcha, ele nunca fica desorientado; uma vez que levantou acampamento, nunca fica perplexo. Daí o ditado: conheça o inimigo e conheça a si próprio, e sua vitória jamais será posta em dúvida; conheça o clima e o terreno, e sua vitória acabará sendo completa. (SUN TZU, século VI a.C.).

3 Marcos R. Gonçalves3 Análise ambiental Conceitos: Conceitos: Ambiente: Ambiente: Conjunto de todos os fatores que, dentro de um limite específico, se possa conceber como tendo alguma influência sobre a operação do sistema considerado. Conjunto de todos os fatores que, dentro de um limite específico, se possa conceber como tendo alguma influência sobre a operação do sistema considerado. Análise ambiental: Análise ambiental: Corresponde ao estudo dos diversos fatores e forças do ambiente, às relações entre eles ao longo do tempo e seus efeitos ou potenciais efeitos sobre a empresa, sendo baseada nas percepções das áreas em que as decisões estratégicas da empresa deverão ser tomadas (OLIVEIRA, 2006, p. 93). Corresponde ao estudo dos diversos fatores e forças do ambiente, às relações entre eles ao longo do tempo e seus efeitos ou potenciais efeitos sobre a empresa, sendo baseada nas percepções das áreas em que as decisões estratégicas da empresa deverão ser tomadas (OLIVEIRA, 2006, p. 93).

4 Marcos R. Gonçalves4 Análise ambiental Motivos : Motivos : As economias oscilam de acordo com a vontade dos mercados; As economias oscilam de acordo com a vontade dos mercados; Os mercados, estão à mercê dos órgãos reguladores; Os mercados, estão à mercê dos órgãos reguladores; Os concorrentes ansiosos por uma fatia maior do quinhão; Os concorrentes ansiosos por uma fatia maior do quinhão; Os fornecedores ávidos por submeter às empresas seus produtos; Os fornecedores ávidos por submeter às empresas seus produtos; Os clientes mais exigentes; Os clientes mais exigentes; Sobrevivência da empresa. Sobrevivência da empresa.

5 Marcos R. Gonçalves5 Análise ambiental Onde: Onde: Ambiente externo Ambiente externo (extra organizacional e incontrolável; onde se encontram as organizações) Ambiente interno Ambiente interno (intra organizacional e controlável; onde os controles podem ser exercidos)

6 Marcos R. Gonçalves6 Análise ambiental Como : Como : Observação ampla: Observação ampla: conteúdo vário e pode não ser imediato (ambiente externo) Observação restrita: Observação restrita: conteúdo focado e imediato (ambiente externo e interno)

7 Marcos R. Gonçalves7 Análise ambiental Ambientes de negócios Ambientes de negócios Análise ambiental Ambientes de negócios Ambientes de negócios Organização Fornecedores Entidades Reguladoras Clientes Concorrentes Ambiente Restrito Forças Tecnológicas Forças Ecológicas Forças Culturais Forças SociaisForças Demográficas Forças Econômicas Forças Políticas Forças Legais Ambiente Amplo

8 Marcos R. Gonçalves8 Análise ambiental Ambientes de negócios Ambientes de negócios Análise ambiental Ambientes de negócios Ambientes de negócios Clientes ConcorrentesEntidades Reguladoras Fornecedores Ambiente Restrito Sistemas de informação Organização (Ambiente Interno) Sistema Tecnológico Sistema Econômico Sistema de Logística Sistema Técnico

9 Marcos R. Gonçalves9 Análise ambiental Quem : Quem : Gerência de Informação e Conhecimento Gerência de Informação e Conhecimento Gerência de Recursos Humanos Gerência de Recursos Humanos Gerência de Tecnologia da Informação Gerência de Tecnologia da Informação Alta Administração Gerência de Informação e Conhecimento Gerência de Tecnologia Gerência de Recursos Humanos

10 Marcos R. Gonçalves10 Análise ambiental SWOT SWOT Tem como objeto fazer investigações empresariais dos ambientes externo e interno onde estão inseridas as empresas. Tem como objeto fazer investigações empresariais dos ambientes externo e interno onde estão inseridas as empresas. Planejamento estratégico com objetivo empresarial. Planejamento estratégico com objetivo empresarial. S – strengths – forças S – strengths – forças W – weaknesses – fraquezas W – weaknesses – fraquezas O – opportunities – oportunidades O – opportunities – oportunidades T – threats – ameaças T – threats – ameaças

11 Marcos R. Gonçalves11 Análise ambiental Resultados : Resultados : Inteligência (Uso) Dados, informação, conhecimento: valor agregado; vendível Dados, informação, conhecimento (Dispersão)

12 Marcos R. Gonçalves12 Análise ambiental Biblioteca jurídica: Biblioteca jurídica: Não é um depósito de livros. Não é um depósito de livros. Deve ser vista como um departamento estratégico: Deve ser vista como um departamento estratégico: que cria e tem produtos de conteúdos informacionais; que cria e tem produtos de conteúdos informacionais; que disponibiliza serviços voltados às tomadas de decisão pela alta administração; que disponibiliza serviços voltados às tomadas de decisão pela alta administração; que tem ampla visão do ambiente de negócios; que tem ampla visão do ambiente de negócios; que está inserida no ambiente de negócios. que está inserida no ambiente de negócios.


Carregar ppt "Marcos R. Gonçalves 1 Análise ambiental: uma visão da biblioteca jurídica inserta no seu espaço."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google