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PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CLUSTERS SETORIAIS E REGIONAIS: Mas o que são clusters ? São agrupamentos empresariais de um produto e que tem um conjunto de.

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1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CLUSTERS SETORIAIS E REGIONAIS: Mas o que são clusters ? São agrupamentos empresariais de um produto e que tem um conjunto de condições para análise de competitividade. Um cluster é uma fileira de industria relacionada entre si através de laços verticais ou horizontais, resultantes de acordo de fornecimento e compra ou da diversificação para negócios afins.

2 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CATEGORIAS: -Industrias de base (ex: cluster informático) -Funções industriais e de suporte (ex: telecomunicações) -Bens e serviços de consumo final (ex: alimentação e bebidas) * Um cluster individual pode ainda ser decomposto em setores (ex: cluster de transportes) A posição relativa de uma nação depende não só do número de clusters em que é competitiva, mas também da profundidade das inter-relações entre as industrias de cada um desses clusters.

3 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO BENEFÍCIOS DE UMA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA CONCENTRADA: -partilha de informações e recursos; -adaptação conjunta ao meio ambiente; -redução dos custos de transporte; -aumento da rivalidade; -criação de infra-estruturas de suporte; … contudo…

4 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ANÁLISE DE PORTFÓLIO TÉCNICA QUE TEM ORIGEM NA ÁREA FINANCEIRA, NA UTILIZAÇÃO DE CARTEIRAS DE INVESTIMENTO, ONDE O PROBLEMA É DISTRIBUIR INVESTIMENTOS VISANDO A MELHOR RENTABILIDADE. - OBJETIVOS: ->ANALISAR AS DIFERENTES ALTERNATIVAS EM RELAÇÃO AO VALOR PRESENTE ESPERADO E AO RISCO; ->ANALISAR AS DEPENDENCIAS ENTRE AS ALTERNATIVAS; ->ESCOLHER AS MELHORES ALTERNATIVAS COM BASE EM DOIS CRITÉRIOS:

5 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 1- MAXIMIZAÇÃO DO VALOR PRESENTE; 2- MINIMIZAÇÃO DO RISCO; * A APLICAÇÃO DESTE MÉTODO NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO VISA ESCOLHER O MELHOR MIX DE INVESTIMENTOS PARA A ORGANIZAÇÃO COMO UM TODO.

6 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO UEN – UNIDADE ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS. (É UMA PARTE DA EMPRESA GRANDE O SUFICIENTE PARA TER SEUS PRÓPRIOS MERCADOS BEM DEFINIDOS, ATRAIR SEU PRÓPRIO CONJUNTO DE CONCORRENTES E EXIGIR RECURSOS E CAPACIDADES TANGÍVEIS DA EMPRESA. PORÉM PEQUENA O BASTANTE PARA QUE SE POSSA DEFINIR UMA ESTRATÉGIA COM METAS E OBJETIVOS QUE REFLITAM SEU AMBIENTE DE NEGÓCIOS ESPECIAL)

7 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIFERÊNÇAS DESTA TÉCNICA EM RELAÇÃO AO PORTFÓLIO FINANCEIRO: -PONTO DE PARTIDA SÃO AS UEN -CONSIDERAM-SE AS DIMENSÕES INTERNA E EXTERNA. -AS UENS SÃO POSICIONADAS NO PORTFÓLIO COM OS OBJETIVOS DE ESTABELECER ESTRATÉGIAS FINANCEIRAS E DETERMINAR O PORTFÓLIO ÓTIMO. BCG: BOSTON CONSULTIN GROUP, AS UENS DEVEM SER TRATADAS DIFERENTEMENTE. -NO PORTFÓLIO DEVE HAVER EQUILIBRIO ENTRE NECESSIDADE DE CAPITAL E GERAÇÀO DE CAPITAL.

8 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CONSIDERANDO FLUXO DE CAIXA: -HIPOTESES: 1- CRESCIMENTO DA PARTICIPAÇÃO NO MERCADO X AUMENTO DE VENDAS X DIMINUIÇÃO DO CUSTO UNITÁRIO X AUMENTO DA MARGEM DE LUCRO X AUMENTO DO FLUXO DE CAIXA. 2- CRESCIMENTO DO MERCADO X CRESCIMENTO EMPRESARIAL MAIS FÁCIL E BARATO.

9 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CLASSIFICAÇÃO: -ESTRELA: UEN com grande participação no mercado com altas taxas de crescimento. Ex: celulares digitais. RECOMENDADO: Investimento. OBJETIVO: Liderança. -VACAS LEITEIRAS : UEN com grande participação em um mercado que cresce lentamente. Ex: alguns medicamentos. RECOMENDADO: Exploração. -INTERROGAÇÃO: UEN com pequena participação em mercados que crescem rapidamente. Geralmente acabaram de entrar no mercado. Ex: DVDs para carro. RECOMENDADO: Investimento ou desinvestimento. -CÃO VADIO: UEN que tem pequena participação de mercado em setores de crescimento lento. Ex: maquina polaroid. RECOMENDADO: Desinvestimento.

10 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EQUILÍBRIO: -ESTRELAS QUE SUSTENTEM O DESENVOLVIMENTO A CURTO E MEDIO PRAZO. -PONTOS DE INTERROGAÇÃO QUE EVOLUEM PARA ESTRELAS E SUSTENTAM O DESENVOLVIMENTO A MEDIO E LONGO PRAZO. -VACAS LEITEIRAS QUE SUPORTAM FINANCEIRAMENTE O CRESCIMENTO DAS ESTRELAS E DOS PONTOS DE INTERROGAÇÃO. -CÃO VADIO NÃO SÃO CONSIDERADOS RELEVANTES PARA O PORTIFÓLIO DE NEGÓCIOS DA EMPRESA, DEVENDO SER ELIMINADOS DEVENDO SER CONVERTIDOS EM PONTOS DE INTERROGAÇÀO.

11 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CRIAR PARTICIPAÇÃO NO MERCADO MANTER A PARTICIPAÇÃO NO MERCADO COLHEITA DESINVESTIR ->

12 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO VOLUME ESPECIALIZAÇÃO 1 – A UEN DO TIPO VOLUME DEVE TENTAR CONQUISTAR UMA PARTICIPAÇÃO DE MERCADO AINDA MAIOR 2 – A UEN DE ESPECIALIZAÇÃO DEVE MANTER SUA PEQUENA PARTICIPAÇÃO DE MERCADO FRAGMENTAÇÃO BECO SEM SAÍDA

13 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO METODOLOGIA: -POSICIONE AS UEN NO PORTFÓLIO -TRACE AS TENDÊNCIAS FUTURAS -AVALIE A FORÇA DOS CONCORRENTES -ANALISE AS FORÇAS COMPETITIVAS -CONSTRUA O PORTFÓLIO IDEAL -VERIFIQUE O EQUILIBRIO FINANCEIRO CRÍTICAS: -NÃO É ABSOLUTA A HIPÓTESE DE QUE O CRESCIMENTO DA PARTICIPAÇÀO NO MERCADO IMPLICA CRESCIMENTO DO RETORNO SOBRE INVESTIMENTO; -MERCADOS EM CRESCIMENTO NEM SEMPRE SÃO OS MAIS ATRATIVOS POIS COM O TEMPO PODEM APARECER NOVOS ENTRANTES; -EQUILIBRIO FINANCEIRO DEVE SER ALCANÇADO PELAS UEN, DESPREZANDO A POSSIBILIDADE DE INGRESSO DE CAPITAL;

14 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ENTENDER A CONTRIBUIÇÃO DE CADA ÁREA DA ORGANIZAÇÃO E QUAIS SÃO OS FATORES-CHAVE QUE DEVEM SER APRIMORADOS NA CADEIA DE VALOR.


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