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PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

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Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO"— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
CLUSTERS SETORIAIS E REGIONAIS: Mas o que são clusters ? São agrupamentos empresariais de um produto e que tem um conjunto de condições para análise de competitividade. Um cluster é uma fileira de industria relacionada entre si através de laços verticais ou horizontais, resultantes de acordo de fornecimento e compra ou da diversificação para negócios afins.

2 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
CATEGORIAS: Industrias de base (ex: cluster informático) Funções industriais e de suporte (ex: telecomunicações) Bens e serviços de consumo final (ex: alimentação e bebidas) * Um cluster individual pode ainda ser decomposto em setores (ex: cluster de transportes) A posição relativa de uma nação depende não só do número de clusters em que é competitiva, mas também da profundidade das inter-relações entre as industrias de cada um desses clusters.

3 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
BENEFÍCIOS DE UMA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA CONCENTRADA: partilha de informações e recursos; adaptação conjunta ao meio ambiente; redução dos custos de transporte; aumento da rivalidade; criação de infra-estruturas de suporte; … contudo…

4 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ANÁLISE DE PORTFÓLIO “TÉCNICA QUE TEM ORIGEM NA ÁREA FINANCEIRA, NA UTILIZAÇÃO DE CARTEIRAS DE INVESTIMENTO, ONDE O PROBLEMA É DISTRIBUIR INVESTIMENTOS VISANDO A MELHOR RENTABILIDADE.” - OBJETIVOS: ->ANALISAR AS DIFERENTES ALTERNATIVAS EM RELAÇÃO AO VALOR PRESENTE ESPERADO E AO RISCO; ->ANALISAR AS DEPENDENCIAS ENTRE AS ALTERNATIVAS; ->ESCOLHER AS MELHORES ALTERNATIVAS COM BASE EM DOIS CRITÉRIOS:

5 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
1- MAXIMIZAÇÃO DO VALOR PRESENTE; 2- MINIMIZAÇÃO DO RISCO; * A APLICAÇÃO DESTE MÉTODO NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO VISA ESCOLHER O MELHOR “MIX” DE INVESTIMENTOS PARA A ORGANIZAÇÃO COMO UM TODO.

6 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
UEN – UNIDADE ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS. (É UMA PARTE DA EMPRESA GRANDE O SUFICIENTE PARA TER SEUS PRÓPRIOS MERCADOS BEM DEFINIDOS, ATRAIR SEU PRÓPRIO CONJUNTO DE CONCORRENTES E EXIGIR RECURSOS E CAPACIDADES TANGÍVEIS DA EMPRESA. PORÉM PEQUENA O BASTANTE PARA QUE SE POSSA DEFINIR UMA ESTRATÉGIA COM METAS E OBJETIVOS QUE REFLITAM SEU AMBIENTE DE NEGÓCIOS ESPECIAL)

7 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
DIFERÊNÇAS DESTA TÉCNICA EM RELAÇÃO AO PORTFÓLIO FINANCEIRO: PONTO DE PARTIDA SÃO AS UEN CONSIDERAM-SE AS DIMENSÕES INTERNA E EXTERNA. AS UEN’S SÃO POSICIONADAS NO PORTFÓLIO COM OS OBJETIVOS DE ESTABELECER ESTRATÉGIAS FINANCEIRAS E DETERMINAR O PORTFÓLIO ÓTIMO. BCG: BOSTON CONSULTIN GROUP, 1967. AS UEN’S DEVEM SER TRATADAS DIFERENTEMENTE. NO PORTFÓLIO DEVE HAVER EQUILIBRIO ENTRE NECESSIDADE DE CAPITAL E GERAÇÀO DE CAPITAL.

8 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
CONSIDERANDO FLUXO DE CAIXA: HIPOTESES: 1- CRESCIMENTO DA PARTICIPAÇÃO NO MERCADO X AUMENTO DE VENDAS X DIMINUIÇÃO DO CUSTO UNITÁRIO X AUMENTO DA MARGEM DE LUCRO X AUMENTO DO FLUXO DE CAIXA. 2- CRESCIMENTO DO MERCADO X CRESCIMENTO EMPRESARIAL MAIS FÁCIL E BARATO.

9 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
CLASSIFICAÇÃO: ESTRELA: UEN com grande participação no mercado com altas taxas de crescimento. Ex: celulares digitais. RECOMENDADO: Investimento. OBJETIVO: Liderança. VACAS LEITEIRAS : UEN com grande participação em um mercado que cresce lentamente. Ex: alguns medicamentos. RECOMENDADO: Exploração. INTERROGAÇÃO: UEN com pequena participação em mercados que crescem rapidamente. Geralmente acabaram de entrar no mercado. Ex: DVD’s para carro. RECOMENDADO: Investimento ou desinvestimento. CÃO VADIO: UEN que tem pequena participação de mercado em setores de crescimento lento. Ex: maquina polaroid. RECOMENDADO: Desinvestimento.

10 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
EQUILÍBRIO: ESTRELAS QUE SUSTENTEM O DESENVOLVIMENTO A CURTO E MEDIO PRAZO. PONTOS DE INTERROGAÇÃO QUE EVOLUEM PARA ESTRELAS E SUSTENTAM O DESENVOLVIMENTO A MEDIO E LONGO PRAZO. VACAS LEITEIRAS QUE SUPORTAM FINANCEIRAMENTE O CRESCIMENTO DAS ESTRELAS E DOS PONTOS DE INTERROGAÇÃO. CÃO VADIO NÃO SÃO CONSIDERADOS RELEVANTES PARA O PORTIFÓLIO DE NEGÓCIOS DA EMPRESA, DEVENDO SER ELIMINADOS DEVENDO SER CONVERTIDOS EM PONTOS DE INTERROGAÇÀO.

11 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
CRIAR PARTICIPAÇÃO NO MERCADO MANTER A PARTICIPAÇÃO NO MERCADO COLHEITA DESINVESTIR ->

12 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
VOLUME ESPECIALIZAÇÃO 1 – A UEN DO TIPO VOLUME DEVE TENTAR CONQUISTAR UMA PARTICIPAÇÃO DE MERCADO AINDA MAIOR 2 – A UEN DE ESPECIALIZAÇÃO DEVE MANTER SUA PEQUENA PARTICIPAÇÃO DE MERCADO FRAGMENTAÇÃO BECO SEM SAÍDA

13 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
METODOLOGIA: POSICIONE AS UEN NO PORTFÓLIO TRACE AS TENDÊNCIAS FUTURAS AVALIE A FORÇA DOS CONCORRENTES ANALISE AS FORÇAS COMPETITIVAS CONSTRUA O PORTFÓLIO IDEAL VERIFIQUE O EQUILIBRIO FINANCEIRO CRÍTICAS: NÃO É ABSOLUTA A HIPÓTESE DE QUE O CRESCIMENTO DA PARTICIPAÇÀO NO MERCADO IMPLICA CRESCIMENTO DO RETORNO SOBRE INVESTIMENTO; MERCADOS EM CRESCIMENTO NEM SEMPRE SÃO OS MAIS ATRATIVOS POIS COM O TEMPO PODEM APARECER NOVOS ENTRANTES; EQUILIBRIO FINANCEIRO DEVE SER ALCANÇADO PELAS UEN, DESPREZANDO A POSSIBILIDADE DE INGRESSO DE CAPITAL;

14 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
“ENTENDER A CONTRIBUIÇÃO DE CADA ÁREA DA ORGANIZAÇÃO E QUAIS SÃO OS FATORES-CHAVE QUE DEVEM SER APRIMORADOS NA CADEIA DE VALOR.”


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