A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Envolve a Identificação das oportunidades e ameaças do ambiente onde opera a empresa, bem como a avaliação das forças e fraquezas da empresa, Sua capacidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Envolve a Identificação das oportunidades e ameaças do ambiente onde opera a empresa, bem como a avaliação das forças e fraquezas da empresa, Sua capacidade."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Envolve a Identificação das oportunidades e ameaças do ambiente onde opera a empresa, bem como a avaliação das forças e fraquezas da empresa, Sua capacidade em se antecipar às necessidades e demandas do mercado ou em competir sob condições de risco com os concorrentes.

4 Deve ser capaz de combinar as oportunidades ambientais com a capacidade empresarial a um nível de equilíbrio ótimo entre o que a empresa quer e o que ela realmente pode fazer.

5 A estratégia constitui uma abordagem integrada, relacionando as vantagens da empresa com os desafios do ambiente, no sentido de assegurar o alcance dos objetivos básicos da empresa.

6 A partir da área militar, a estratégia passou a fazer parte nos negócios, sendo o conjunto de objetivos da empresa e a forma de alcançá-los. Muitos estrategistas econômico-comerciais, se utilizam dos conhecimentos oriundos da área militar.

7 A estratégia começa com uma : Visão de futuro para a empresa e Implica na definição clara de seu Campo de Atuação, Na habilidade de previsão de possíveis reações às ações empreendidas e No direcionamento que a levará ao crescimento.

8 A definição de objetivos, em si, não implica em uma estratégia. Os objetivos representam os fins que a empresa está tentando alcançar, enquanto a estratégia é o meio para alcançar esses fins.

9 O desenvolvimento de estratégias tem sido tradicionalmente abordado como um processo formal de planejamento, envolvendo, em geral, duas etapas:

10 A primeira engloba a : Definição do negócio Explicitação da missão Princípios da organização

11 A segunda é constituída das : Análises dos ambientes interno e externo à empresa, Determinação de objetivos Indicadores de acompanhamento e Formulação das estratégias correspondentes para alcançá-los.

12 O termo estratégia competitiva é frequentemente usado no lugar de estratégia empresarial O termo "estratégia competitiva" se refere a como uma empresa decide competir em um mercado em resposta às estratégias e posições de seus competidores de modo a ganhar uma vantagem competitiva sustentável.

13

14 É uma vantagem que a empresa tem em relação aos seus concorrentes. Ela geralmente se origina de uma competência central do negócio.

15 Para ser realmente efetiva, a vantagem precisa ser: Difícil de imitar Única Sustentável Superior à competição Aplicável a múltiplas situações

16 Foco no cliente Qualidade superior do produto Distribuição ampla Alto valor de marca e reputação positiva da empresa Técnicas de produção com baixo custo Equipe gerencial e de funcionários superior

17 O conceito de estratégia é amplo e ainda não consensual. Conforme o autor ou linha teórica, possui um sentido próprio e algumas vezes contraditório com outros sentidos assumidos por outras teorias ou escolas.

18 Igor Ansoff, anos 60 Henry Mintzberg, anos 70 Michel Porter, anos 80 Prahalad & Hamel, anos 90

19

20 Considerado o pai da gestão estratégica Baseado na seqüência de decisões, chamada de Matriz Ansoff Onde você esta e onde quer chegar : para ele essa frase define o que é o Planejamento Estratégico Global.

21 A Matriz de Ansoff se organiza por meio de quatro estratégias distintas: Penetração Desenvolvimento de Mercado Desenvolvimento de Produto Diversificação Pura

22

23

24 Para ele, o Planejamento Estratégico desatualizado assim que terminado. Escreveu o livro: Ascensão e a queda do Planejamento Estratégico

25 Estratégia não pode ser planejada: 1. Porque planejamento é análise e estratégia é síntese. É por essa razão, assegura o autor, que o processo fracassa de forma dramática.

26 2. A não continuidade pode ser prevista 3. Os planejadores estão desligados da realidade da realização 4. A elaboração da estratégia não pode ser formalizada

27 O planejamento nunca foi a melhor maneira. Ainda assim... ele pode às vezes ser uma boa maneira. Ele tem um importante papel a desempenhar nas organizações, da mesma forma que os planos e os planejadores, quando combinados com os contextos apropriados. O planejamento em demasia pode nos levar ao caos, mas o mesmo aconteceria com o planejamento de menos, e mais diretamente.

28 1. Estratégia como Plano: Aqui a estratégia é entendida como sendo um curso de ação, algo intencional e planejado, através do qual se buscam objetivos pré-determinados. É a interpretação mais comum do termo.

29 2. Estratégia como Trama: A estratégia pode ser aplicada com a finalidade de confundir, iludir ou comunicar uma mensagem falsa ou não, aos concorrentes.

30 3. Estratégia como Padrão: Quando um determinado curso de ação traz resultados positivos, a tendência natural é incorporá-lo ao comportamento. Se como plano as estratégias são propositais ou deliberadas, como padrão as estratégias são emergentes, surgindo sem intenção.

31 4. Estratégia como Posição: Aqui a organização busca no nicho em que atua, um posicionamento que lhe permita sustentar-se e defender sua posição dentro desta indústria. Refere-se a como a empresa é percebida externamente, pelo mercado;

32 5. Estratégia como Perspectiva: Refere-se ao modo como a organização se percebe frente a Sociedade. Tem relação com a cultura, a ideologia e percepção interna da organização

33

34 O Setor: Concorrência Ameaça de Novos Entrantes Ameaça de Produtos ou Serviços Substitutos Poder de Negociação dos Fornecedores Poder de Negociação dos Clientes

35 Concentração dos clientes Dependência de informação do cliente Possibilidade de integração para trás

36 Concentração dos fornecedores Diferenciação de insumos Ameaça de integração

37 Determinantes da Ameaça de Substituição: Preço relativo dos substitutos Propensão do cliente a substituir Custos da mudança

38 Barreiras à entrada de novos entrantes Diferenciação de produtos e identidade da marca Economias de escala Custos da mudança Exigência de capital Acesso à distribuição Política Governamental Retaliação esperada Barreiras à saída

39 Crescimento do ramo de negócios Número, equilíbrio e concentração das empresas do ramo Diversidade dos competidores Diferença dos produtos Custos de mudança

40

41 Competência Essencial da organização constitui sua vantagem competitiva sustentável. Por competência essencial, os autores entendem o aprendizado contínuo da organização, a capacidade de integrar diferentes tecnologias, o grau de comunicação, envolvimento e comprometimento verificado entre os integrantes da organização.

42 A competência essencial é única e difícil de ser imitada, o valor por ela produzido é percebido pelo cliente Na metáfora da árvore do conhecimento, as competências essenciais representariam o sistema raiz, que nutre e sustenta os demais componentes organizacionais.


Carregar ppt "Envolve a Identificação das oportunidades e ameaças do ambiente onde opera a empresa, bem como a avaliação das forças e fraquezas da empresa, Sua capacidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google