A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

34ª Reunião da Qualidade Jorge Gerdau Johannpeter O Segredo de Uma Gestão de Resultados 20 de outubro de 2003.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "34ª Reunião da Qualidade Jorge Gerdau Johannpeter O Segredo de Uma Gestão de Resultados 20 de outubro de 2003."— Transcrição da apresentação:

1 34ª Reunião da Qualidade Jorge Gerdau Johannpeter O Segredo de Uma Gestão de Resultados 20 de outubro de 2003

2 NOSSO NEGÓCIO: GESTÃO DE QUALIDADE A busca permanente da Excelência em Gestão como condição de promover desenvolvimento e melhoria das condições de vida das pessoas.

3 Nossas Estratégias Mobilização Avaliação das Organizações Capacitação/ Treinamento Resultados Planejamento/ Desdobramentos

4 Evolução Estratégica do Movimento Qualidade RS Instalação do Programa Consolidação do Programa como Promotor da Causa Liderança da Causa da Qualidade 11 anos de atividade Evolução Cumulativo

5 Evolução Estratégica do Movimento Qualidade RS Estruturação de Governança Adesão / Capacitação Avaliação INSTALAÇÃO Mobilização Identidade / Marca Massificação CONSOLIDAÇÃO Excelência Operacional Expansão Inovação EVOLUÇÃO

6 FCS F C S – FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO São características qualitativas que sustentam as intenções da organização e que orientam as decisões e estratégias de operacionalização. COMPOSIÇÃO DOS FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO Estratégicos Estruturais Operacionais

7 Não há uma única estrutura organizacional certa e igual à todas as empresas Não há uma única maneira certa de gerenciar pessoas para todas as empresas Não há uma única metodologia certa para gerenciar as empresas Algumas premissas importantes MBNQA - Malcolm Baldrige National Quality Award Critérios de Excelência - Prêmio Nacional da Qualidade Normas ISO série 9000, 14000, ISO/IEC Social Accountability (SA-8000) Prêmio Iberoamericano de la Calidad TEQA (Prêmio Europeu da Qualidade). CARACTERÍSTICAS DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Qualidade

8 Critérios de Avaliação do PGQP Liderança Sociedade Pessoas Processos Resultados 5 Informação e Conhecimento VISÃO SISTÊMICA 2 Estratégias e Planos Cliente

9 Utilização da Metodologia do Gerenciamento pela Qualidade CONCEITOS FERRAMENTAS

10 Gerenciar é Atingir Metas Só Gerencia quem Mede Decidir com base em Fatos e Dados

11 GERÊNCIA DE PROCESSO Sistema de Medidas Fornecedores Requisitos Entradas Feedback Requisitos Saídas Clientes Um Processo é uma série de atividades logicamente inter-relacionadas que, quando executadas, agregam valor e produzem resultados explícitos Feedback

12 Alinhamento Competitividade

13 Heróis apagando incêndio Muitos problemas Pouco progresso Pouco tempo livre Planos são cumpridos Tempo para pensar Melhorias contínuas Poucos problemas Do Círculo Vicioso para o Círculo Virtuoso

14 PP DD AA CC PLANEJAR onde se quer Chegar: META Definir como chegar lá: MEIOS CAPACITAR as pessoas, se necessário EXECUTAR o que foi planejado VERIFICAR os resultados obtidos, comparando-os com as Metas AGIR sobre as causas, em caso de não atingimento do planejado O Ciclo do PDCA PDCA: O Método Básico do GQT

15 Melhorando a Gestão O Conceito de Melhoria Contínua PROCESSO EXISTENTE INOVAÇÃO NOVO PROCESSO PROCESSO EXISTENTE NÍVEL DO RESULTADO TEMPO S DC A P D C A P D C A ROTINA MELHORIA

16 Matriz da Perpetuidade P D C A Dimensões Públicos ManutençãoMelhoriaInovação C lientes E quipe V izinhos A cionistas P DC AP DC AP DC AP DC AP DC AP DC AP DC AP DC AP DC AP DC AP DC AP DC A (Comunidade)

17 O que somos hoje Convicções claras e fundamentais O que queremos ser (sonho)VISÃOVISÃO MISSÃOMISSÃO VALORESVALORES DIRETRIZES ESTRATÉGICA S Formulação da Estratégia

18 Indicadores ESTRATÉGICO OPERACIONAL DESDOBRAR

19 Estratégias Palavras Chave do Pensamento Estratégico BENCHMARK CLIENTE FOCO PDCAPDCA PROCESSO Razão da existência da Empresa Visão do Grupo Prioridade para processos essenciais Gestão por processos Método de Gestão

20 Benchmarking Serviços Excelentes Um processo contínuo e sistemático para avaliar produtos, serviços e processos de trabalho das organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas com a finalidade de melhoria organizacional. (M. J. Spendolini)

21 O que é o Balanced Scorecard? No mais alto nível conceitual, o Balanced Scorecard é uma ferramenta de gestão que auxilia as organizações a traduzir a estratégia em objetivos operacionais que direcionam comportamentos e performance.

22 Cinco Princípios do BSC

23 Six Sigma SEIS SIGMA (ASSOCIADO A PENSAMENTO ESTATÍSTICO) SEIS SIGMA Está associado a Gestão de Processos com uso de Ferramentas e Técnicas de Qualidade SIGMASNº de erros/falhas% bom 3 SIGMA 4 SIGMA 6 SIGMA 66,807 defeitos por milhões de oportunidades 6,210 defeitos por milhões de oportunidades 3,4 defeitos por milhão de oportunidades 93,32 99,38 99,99 ALTOS NÍVEIS DE DESEMPENHO

24 As organizações conseguem sobreviver na medida em que conseguem gerenciar os valores que agregam aos seus clientes. A Fidelidade de clientes se dá por qualidade e atendimento e não por preço. Cliente mal atendido, vai embora e não avisa. Qualidade

25 AÇÕES PARA O TERCEIRO MILÊNIO Gestão da Estratégia Sistema de Indicadores Produto Assegurado Educação Gerência de Processos Avaliação simplificada Qualidade/Competitividade Satisfação do Cliente Planej. Estratégico/ Marketing Programas com Parceiros, Colaboradores e Fornecedores Liderança


Carregar ppt "34ª Reunião da Qualidade Jorge Gerdau Johannpeter O Segredo de Uma Gestão de Resultados 20 de outubro de 2003."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google