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Excelência em Gestão ao alcance de todos Feira do Empreendedor 2006 – 14/07/2006.

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1 Excelência em Gestão ao alcance de todos Feira do Empreendedor 2006 – 14/07/2006

2 Condicionantes da Competitividade Para ser Competitiva, uma organização precisa: Fazer a coisa certa, melhor que os outros e de maneira inovadora definir o seu posicionamento e suas estratégias competitivas ter eficácia operacional para realizar suas estratégias com êxito

3 Modelo adaptado de Fairbanks, Michael & Lindsay, Stace, Arando o Mar, Qualitymark, 2000 G E E S S T T R Ã A O T É G I C A GESTÃO ORGANIZACIONAL Competitividade Eficiência Resultados Estratégia VENCEDORA Implantação FORTE Implantação de PROJETOS Gestão dos Processos Gestão Fonte: Associação Qualidade RS

4 Modelo de Excelência da Gestão Baseado em 12 Fundamentos Estruturado em 08 Critérios

5 Não há uma única estrutura organizacional certa e igual à todas as empresas Não há uma única maneira certa de gerenciar pessoas para todas as empresas Não há uma única metodologia certa para gerenciar as empresas Algumas premissas importantes MBNQA - Malcolm Baldrige National Quality Award Critérios de Excelência - Prêmio Nacional da Qualidade Prêmios Setoriais, Estaduais e Regionais em todo o Brasil Prêmio Iberoamericano de la Calidad TEQA (Prêmio Europeu da Qualidade). Modelo de Excelência da Gestão Fonte: Associação Qualidade RS

6 Liderança e constância de propósitos Visão de futuro Foco no cliente e no mercado Responsabilidade social Gestão baseada em fatos Valorização das pessoas Abordagem por processos Orientação para resultados Fundamentos da Excelência

7 Visão sistêmica Aprendizado organizacional Proatividade Inovação Fundamentos da Excelência

8 Fundamentos vs. Critérios de Excelência Proatividade InovaçãoAprendizado organizacional Visão sistêmica Aprendizado organizacional Inovação Proatividade Liderança e constância de propósitos Visão de futuroFoco no cliente e no mercadoResponsabilidade social Gestão baseada em fatos Valorização das pessoasAbordagem por processos Orientação para resultados

9 Modelo de Excelência da Gestão ®

10 PNQ Excelência do Desempenho Bom Desempenho 250 pontos CRITÉRIOS ASPECTOS DE AVALIAÇÃO REQUISITOS ITENS TÓPICOS 500 pontos 1000 pontos REGIONAIS/SETORIAIS MARCADORES REQUISITOSControleAprendizado REQUISITOSControleAprendizado Escada para a Excelência

11 Critérios de Excelência 1 - Liderança Desenvolvimento e avaliação da liderança Estabelecimento de valores e diretrizes organizacionais Mecanismos de controle das práticas e padrões Sistema de aprendizado global Análise crítica do desempenho global Comunicação e acompanhamento das ações

12 Critérios de Excelência 2 – Estratégias e Planos Processo de formulação das estratégias Planos de ação e recursos Comunicação e acompanhamento dos planos de ação Informações utilizadas Definição e comunicação dos indicadores de desempenho e das metas

13 Critérios de Excelência 3 - Clientes Identificação, análise e compreensão das necessidades dos clientes Divulgação dos produtos, marcas e ações de melhoria Canais de relacionamento Tratamento das manifestações dos clientes Acompanhamento de transações recentes Avaliação da satisfação e insatisfação

14 Critérios de Excelência 4 - Sociedade Identificação e tratamento de impactos sociais e ambientais Preservação dos ecossistemas, conservação de recursos não renováveis e minimização do uso de recursos renováveis Necessidades e satisfação das comunidades Mobilização das competências da organização para fortalecimento da ação social

15 Critérios de Excelência 5 – Informações e Conhecimento Identificação e organização das informações necessárias Disponibilização, atualização, integridade e segurança das informações Identificação das informações comparativas pertinentes Identificação de referenciais comparativos Identificação desenvolvimento e proteção do capital intelectual

16 Critérios de Excelência 6 - Pessoas Organização do trabalho e estrutura de cargos Seleção e contratação de pessoas Avaliação, remuneração e reconhecimento Identificação das necessidades de capacitação e desenvolvimento Desenvolvimento pessoal e profissional Saúde, segurança e ergonomia Bem estar, satisfação e motivação

17 Critérios de Excelência 7 - Processos Projetos de produtos e processos de produção Gerenciamento de projetos Gerenciamento dos processos de produção e de apoio Análise e melhoria dos processos de produção e de apoio Seleção e qualificação de fornecedores Comunicação dos requisitos de fornecimento

18 Critérios de Excelência 7 - Processos Monitoramento do desempenho de fornecedores Gerenciamento da sustentabilidade econômica Fluxo financeiro operacional Recursos para investimentos Elaboração e gerenciamento do orçamento

19 Critérios de Excelência 8 - Resultados Relativos aos clientes e ao mercado Econômico-financeiros Relativos às pessoas Relativos aos Fornecedores Processos relativos ao produto Relativos à Sociedade Processos de apoio e organizacionais

20 Exemplos de práticas de gestão Liderança Reuniões semanais do Sistema de Liderança Sistema de Avaliação de desempenho dos líderes Estratégias e Planos Planejamento Estratégico anual Plano de Gestão desdobrado em planos de ação por seção.

21 Clientes site, 0800, centros de atendimento ao cliente Avaliações de satisfação Sociedade Apoio a creches, fundações ou hospitais programas de arrecadação de alimentos ou agasalhos Exemplos de práticas de gestão

22 Informações e conhecimento Classificação de documentos Plano de segurança orgânica Pessoas Programas de capacitação Processos Gestão dos Fornecedores Programa de redução de despesas Exemplos de práticas de gestão

23 *O índice FNQ é composto por ações das 5 empresas negociadas na Bovespa que ganharam o PNQ ou são controladoras de vencedoras do PNQ (Weg, Copesul, Suzano, Politeno, Gerdau) Fonte: FNQ, Bloomberg, Análise Mckinsey Índice FNQ IBovespa Comparação de Desempenho de Ações Índice FNQ*

24 Bahia Sul Celulose – PNQ 2001 PNQ

25 Classe Mundial 2004 P. 50

26 Benefícios para a Organização Possibilita a visão sistêmica da Organização Foco na realização de resultados Promoção da cooperação interna Comprometimento das pessoas que compõem a força de trabalho Compartilhamento das informações internas Medição e identificação do seu desempenho, inclusive perante referenciais Possibilidade de reconhecimento público e notório à excelência da qualidade da gestão para organizações Classe Mundial

27 Principais Prêmios da Qualidade da Gestão + de 75 prêmios, em 100 países Japan Quality Award Prêmio Europeu da Qualidade Prêmio Malcolm Baldrige Prêmio Nacional da Qualidade - PNQ Singapore Quality Award Australia Quality Award South Africa Quality Award

28 Prêmios de Qualidade em Gestão no Brasil (alinhados ao PNQ) PMQ PGQP PQES PQA PQRio PGQB PGQS PPQG Brasil: 49 premiações Regionais e Setoriais 54 EUA 22 México Premiações Setoriais PQGF PNGS PNQS MPE ANTP PQGMS PCE PPQG PEQ-PA PQGP PPQ

29 Prêmio Catarinense de Excelência É um reconhecimento às organizações catarinenses que se destacam em relação à adoção de práticas de gestão alinhadas aos princípios da excelência, obtendo conseqüentemente, resultados que atendam as necessidades de suas partes interessadas.

30 Modalidades de Avaliação e Graus de Reconhecimento Prêmio Nacional da Qualidade Nível I 250 pontos Bronze Nível II 500 pontos Prata Ouro Troféu Excelência

31 Critérios de Avaliação Documento RUMO À EXCELÊNCIA - Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional

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