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O Modelo de Excelência em Gestão® (MEG) e a Liderança.

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Apresentação em tema: "O Modelo de Excelência em Gestão® (MEG) e a Liderança."— Transcrição da apresentação:

1 O Modelo de Excelência em Gestão® (MEG) e a Liderança.
Sérgio Queiroz Bezerra Gerente Técnico

2 FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE

3 MISSÃO Disseminar os fundamentos da excelência em gestão para o aumento de competitividade das organizações e do Brasil. VISÃO 2010 Ser um dos principais centros mundiais de estudo, debate e irradiação de conhecimento sobre a excelência em gestão.

4 CONHECIMENTO DISPONÍVEL

5 CURSO VIRTUAL DO MEG (GRATUITO) Portal FNQ (www.fnq.org.br)

6 Jorge Gerdau Johannpeter (Gerdau) Jorge Gerdau Johannpeter (Gerdau)
Webcasting Jorge Gerdau Johannpeter (Gerdau) Sucessão Familiar 02/08/2007 Jorge Gerdau Johannpeter (Gerdau) Sucessão Familiar 02/08/2007

7 CONCEITOS FUNDAMENTAIS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA EXCELÊNCIA EM GESTÃO
Critérios de Avaliação utilizados por organizações com altos níveis de maturidade da gestão Posicionamento conceitual da FNQ Contexto social, tecnológico e econômico Conceitos Fundamentais da Excelência em Gestão Critérios de Avaliação utilizados por organizações com níveis de maturidade da gestão iniciais e intermediários

8 SÉRIE CADERNOS DE EXCELÊNCIA E SOFTWARE DE AUTO-AVALIAÇÃO
Visão global do ciclo do PDCL, gestão de melhorias, enfatizando a auto-avaliação Visão global do modelo, seus fundamentos e sua aplicação Cadernos Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Pessoas, Processos e Resultados Software de Diagnóstico Convênio

9 RELATÓRIOS DA GESTÃO E RELATÓRIOS DOS COMITÊS TEMÁTICOS

10 “Um Brasil melhor se faz com qualidade de vida para todos”
Rede Brasileira da Qualidade, Produtividade & Competitividade -15 ANOS DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO- “Um Brasil melhor se faz com qualidade de vida para todos”

11 Destaques 54 16 +10 MILHÕES ~5.000 534.000 +866.000 +30.000 +15.000
MOVIMENTOS DA QUALIDADE, PRODUTIVIDADE E COMPETITIVIDADE 16 ANOS DE MOVIMENTO +10 MILHÕES PESSOAS RELACIONADAS COM O MEG ~5.000 ORGANIZAÇÕES USUÁRIAS DO MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO ® - MEG CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DISTRIBUÍDOS HORAS DE TRABALHO VOLUNTÁRIO VOLUNTÁRIOS NA COMUNIDADE DA QUALIDADE MEMBROS APOIADORAS DA REDE QP&C 2.103 PREMIADAS 15.321 CANDIDATAS PRÊMIOS NACIONAL, REGIONAIS E SETRORIAIS Dados atualizados até fevereiro/2007

12 DESEMPENHO DAS ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS
Estudo SERASA e FNQ

13 O estudo foi elaborado a partir de uma amostra de 130 demonstrativos contábeis de empresas membros da Fundação Nacional da Qualidade, com o objetivo de avaliar o desempenho destas empresas com o desempenho das demais empresas dos respectivos setores de atuação. Os índices econômicos-financeiros das empresas membros da Fundação Nacional da Qualidade foram comparados ao desempenho das empresas do setor em que atuam, durante um período de sete anos. Para as empresas holdings utilizou-se o demonstrativo consolidado do grupo. Considerou-se todas as demonstrações financeiras independente do ano de filiação ou premiação.

14 EVOLUÇÃO DO FATURAMENTO
Variação acumulada, descontada a inflação (IGPM) Serviços 31,6 Indústria 54,0 29,8 34,9 22,4 30,8 Comércio 85,5 51,9 40,5 Estudo SERASA/FNQ Membros da FNQ e usuários do MEG Setor Setor Grandes Empresas

15 % sobre o faturamento líquido
MARGEM EBITDA % sobre o faturamento líquido Indústria Serviços Comércio Estudo SERASA/FNQ Membros da FNQ e usuários do MEG Setor Setor Grandes Empresas

16 % sobre o faturamento líquido
MARGEM DE LUCRO % sobre o faturamento líquido Indústria Serviços Comércio Estudo SERASA/FNQ Membros da FNQ e usuários do MEG Setor Setor Grandes Empresas

17 MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO® (MEG)

18 Principais Prêmios / Modelos de Excelência em Gestão
Japan Quality Award Fundação Européia da Qualidade Malcolm Baldrige Fundação Nacional da Qualidade - FNQ Singapore Quality Award Australia Quality Award South Africa Quality Award + de 75 prêmios, em 100 países

19 Excelência da Gestão® (MEG)
Evolução do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) Modelos Internacionais Referenciais Referenciais Teóricos e Normativos (ex. ISO) Resultados ( 460 ) FÓRUM EMPRESARIAL Comitê Técnico de Critérios de Avaliação 10 9 8 Workshop

20 Fundamentos da Excelência
“Expressam conceitos reconhecidos internacionalmente e que se traduzem em práticas ou fatores de desempenho encontrados em organizações líderes de “Classe Mundial”, que buscam constantemente se aperfeiçoar e se adaptar às mudanças globais.”

21 Fundamentos da Excelência
1. Pensamento sistêmico 2. Aprendizado organizacional 3. Cultura de Inovação 4. Liderança e constância de propósitos 5. Visão de futuro 6. Orientação por processos e informações 7. Geração de Valor 8. Valorização de pessoas 9. Conhecimento do cliente e do mercado 10. Desenvolvimento de parcerias 11. Responsabilidade social

22 Estruturação do Modelo de Excelência da Gestão ®
FUNDAMENTOS Conceitos reconhecidos internacionalmente e que se traduzem em práticas ou fatores de desempenho encontrados em organizações líderes de “Classe Mundial”, Mas como expressar esses conceitos de uma forma tangível dentro das organizações? REQUISITOS São as características tangíveis (mensuráveis, quantitativa ou qualitativamente) que demonstram os fundamentos. Mas como inserir esses requisitos numa estrutura capaz de reproduzir de forma lógica a condução de um negócio? ITENS / CRITÉRIOS São requisitos afins agrupados por meio de uma lógica pré-definida.

23 Modelo de Excelência da Gestão®

24 Critérios de Excelência - 2007
Critérios e Itens Pontuação Máxima 1 Liderança 1.1 Sistema de liderança 1.2 Cultura da excelência 1.3 Análise do desempenho da organização 2 Estratégias e planos 2.1 Formulação das estratégias 2.2 Implementação das estratégias 3 Clientes 3.1 Imagem e conhecimento de mercado 30 3.2 Relacionamento com clientes 4 Sociedade 4.1 Responsabilidade socioambiental 30 4.2 Ética e desenvolvimento social 5 Informações e conhecimento 5.1 Informações da organização 5.2 Informações comparativas 5.3 Ativos intangíveis

25 Critérios de Excelência - 2007
Critérios e Itens Pontuação Máxima 6 Pessoas 6.1 Sistemas de trabalho 6.2 Capacitação e desenvolvimento 6.3 Qualidade de vida 7 Processos 7.1 Processos principais do negócio e processos de apoio 7.2 Processos de relacionamento com os fornecedores 7.3 Processos econômico- financeiros 8 Resultados 8.1 Resultados econômico - financeiros 8.2 Resultados relativos aos clientes e ao mercado 8.3 Resultados relativos à sociedade 8.4 Resultados relativos às pessoas 8.5 Resultados dos processos principais do negócio e dos processos de apoio 100 8.6 Resultados relativos aos fornecedores Total de Pontos Possíveis

26 O caminho para excelência
Nível de Maturidade Estado da Arte Excelência Implementando as práticas de gestão Rumo a Excelência Compromisso com a Excelência Esforço

27 CORRELAÇÃO DOS FUNDAMENTOS COM OS CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA

28 Fundamentos X Critérios de Excelência


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