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1 Sérgio Queiroz Bezerra Gerente Técnico O Modelo de Excelência em Gestão ® (MEG) e a Liderança.

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1 1 Sérgio Queiroz Bezerra Gerente Técnico O Modelo de Excelência em Gestão ® (MEG) e a Liderança.

2 2 FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE

3 3 MISSÃO Disseminar os fundamentos da excelência em gestão para o aumento de competitividade das organizações e do Brasil. VISÃO 2010 Ser um dos principais centros mundiais de estudo, debate e irradiação de conhecimento sobre a excelência em gestão.

4 4 CONHECIMENTO DISPONÍVEL

5 5 C URSO V IRTUAL DO MEG (GRATUITO) Portal FNQ (www.fnq.org.br)

6 6 Webcasting Jorge Gerdau Johannpeter (Gerdau) Sucessão Familiar 02/08/2007 Jorge Gerdau Johannpeter (Gerdau) Sucessão Familiar 02/08/2007

7 7 Posicionamento conceitual da FNQ Contexto social, tecnológico e econômico Conceitos Fundamentais da Excelência em Gestão C ONCEITOS F UNDAMENTAIS E C RITÉRIOS DE A VALIAÇÃO DA E XCELÊNCIA EM G ESTÃO Critérios de Avaliação utilizados por organizações com altos níveis de maturidade da gestão Critérios de Avaliação utilizados por organizações com níveis de maturidade da gestão iniciais e intermediários

8 8 Software de Diagnóstico Visão global do modelo, seus fundamentos e sua aplicação S ÉRIE C ADERNOS DE E XCELÊNCIA E S OFTWARE DE A UTO - A VALIAÇÃO Convênio Cadernos Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Pessoas, Processos e Resultados Visão global do ciclo do PDCL, gestão de melhorias, enfatizando a auto- avaliação

9 9 R ELATÓRIOS DA G ESTÃO E R ELATÓRIOS DOS C OMITÊS T EMÁTICOS

10 10 Rede Brasileira da Qualidade, Produtividade & Competitividade -15 ANOS DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO- Um Brasil melhor se faz com qualidade de vida para todos

11 11 Destaques Dados atualizados até fevereiro/ MOVIMENTOS DA QUALIDADE, PRODUTIVIDADE E COMPETITIVIDADE 16 ANOS DE MOVIMENTO+10MILHÕESPESSOASRELACIONADAS COM O MEG ~5.000ORGANIZAÇÕESUSUÁRIAS DO MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO ® - MEG CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃODISTRIBUÍDOS HORAS DE TRABALHOVOLUNTÁRIO VOLUNTÁRIOS NA COMUNIDADE DA QUALIDADE ORGANIZAÇÕESMEMBROSAPOIADORAS DA REDE QP&C 2.103ORGANIZAÇÕESPREMIADAS15.321ORGANIZAÇÕESCANDIDATAS PRÊMIOS NACIONAL, REGIONAIS E SETRORIAIS

12 12 DESEMPENHO DAS ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS Estudo SERASA e FNQ

13 13 O estudo foi elaborado a partir de uma amostra de 130 demonstrativos contábeis de empresas membros da Fundação Nacional da Qualidade, com o objetivo de avaliar o desempenho destas empresas com o desempenho das demais empresas dos respectivos setores de atuação. Os índices econômicos-financeiros das empresas membros da Fundação Nacional da Qualidade foram comparados ao desempenho das empresas do setor em que atuam, durante um período de sete anos. Para as empresas holdings utilizou-se o demonstrativo consolidado do grupo. Considerou-se todas as demonstrações financeiras independente do ano de filiação ou premiação.

14 14 EVOLUÇÃO DO FATURAMENTO Variação acumulada, descontada a inflação (IGPM) Estudo SERASA/FNQ Indústria Serviços Comércio 34,9 54,0 30,8 Membros da FNQ e usuários do MEG Setor Setor Grandes Empresas 29,8 31,6 22,4 51,9 85,5 40,5

15 15 MARGEM EBITDA % sobre o faturamento líquido IndústriaServiços Comércio Estudo SERASA/FNQ Membros da FNQ e usuários do MEG Setor Setor Grandes Empresas

16 16 Indústria Serviços Comércio MARGEM DE LUCRO % sobre o faturamento líquido Estudo SERASA/FNQ Membros da FNQ e usuários do MEG Setor Setor Grandes Empresas

17 © Direitos Reservados - FNQ MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO ® (MEG)

18 18 + de 75 prêmios, em 100 países Japan Quality Award Fundação Européia da Qualidade Malcolm Baldrige Fundação Nacional da Qualidade - FNQ Singapore Quality Award Australia Quality Award South Africa Quality Award Principais Prêmios / Modelos de Excelência em Gestão

19 © Direitos Reservados - FNQ Resulta dos ( 460 ) Evolução do Modelo de Excelência da Gestão ® (MEG) Modelos Internacionais Referenciais Referenciais Teóricos e Normativos (ex. ISO) FÓRUM EMPRESARIAL Comitê Técnico de Critérios de Avaliação Workshop

20 © Direitos Reservados - FNQ Fundamentos da Excelência Expressam conceitos reconhecidos internacionalmente e que se traduzem em práticas ou fatores de desempenho encontrados em organizações líderes de Classe Mundial, que buscam constantemente se aperfeiçoar e se adaptar às mudanças globais.

21 © Direitos Reservados - FNQ Fundamentos da Excelência 1. Pensamento sistêmico 2. Aprendizado organizacional 3. Cultura de Inovação 4. Liderança e constância de propósitos 5. Visão de futuro 6. Orientação por processos e informações 7. Geração de Valor 8. Valorização de pessoas 9. Conhecimento do cliente e do mercado 10. Desenvolvimento de parcerias 11. Responsabilidade social

22 © Direitos Reservados - FNQ Estruturação do Modelo de Excelência da Gestão ® FUNDAMENTOS Conceitos reconhecidos internacionalmente e que se traduzem em práticas ou fatores de desempenho encontrados em organizações líderes de Classe Mundial, REQUISITOS São as características tangíveis (mensuráveis, quantitativa ou qualitativamente) que demonstram os fundamentos. Mas como expressar esses conceitos de uma forma tangível dentro das organizações? ITENS / CRITÉRIOS São requisitos afins agrupados por meio de uma lógica pré-definida. Mas como inserir esses requisitos numa estrutura capaz de reproduzir de forma lógica a condução de um negócio?

23 © Direitos Reservados - FNQ Modelo de Excelência da Gestão ®

24 © Direitos Reservados - FNQ Critérios de Excelência Critérios e Itens Pontuação Máxima 1Liderança Sistema de liderança Cultura da excelência Análise do desempenho da organização 30 2Estratégias e planos Formulação das estratégias Implementação das estratégias 30 3Clientes Imagem e conhecimento de mercado Relacionamento com clientes30 4Sociedade Responsabilidade socioambiental Ética e desenvolvimento social 30 5 Informações e conhecimento Informações da organização Informações comparativas Ativos intangíveis20

25 © Direitos Reservados - FNQ Critérios e Itens Pontuação Máxima Critérios e Itens Pontuação Máxima 6 Pessoas Sistemas de trabalho Capacitação e desenvolvimento Qualidade de vida30 7 Processos Processos principais do negócio e processos de apoio Processos de relacionamento com os fornecedores Processos econômico- financeiros 30 8 Resultados Resultados econômico - financeiros Resultados relativos aos clientes e ao mercado Resultados relativos à sociedade Resultados relativos às pessoas Resultados dos processos principais do negócio e dos processos de apoio Resultados relativos aos fornecedores 30 Total de Pontos Possíveis 1000 Total de Pontos Possíveis 1000 Critérios de Excelência

26 26 O caminho para excelência Esforço Nível de Maturidade Excelência Compromisso com a Excelência Rumo a Excelência Implementando as práticas de gestão Estado da Arte

27 27 CORRELAÇÃO DOS FUNDAMENTOS COM OS CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA

28 28 Fundamentos X Critérios de Excelência


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