A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Modelo de Excelência da Gestão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Modelo de Excelência da Gestão"— Transcrição da apresentação:

1 Modelo de Excelência da Gestão
Movimento Catarinense para Excelência Luciana Matos Santos Lima Diretora Executiva

2 Missão Promover a competitividade sistêmica de Santa Catarina por meio do incentivo à qualidade e produtividade das organizações públicas e privadas.

3 Visão Ser referência nacional como agente promotor da competitividade estadual até 2010. Visão de Futuro

4 Rede Nacional da Gestão
Rede dos programas e prêmios estaduais e setoriais da qualidade, alinhados ao PNQ, que, promovem o uso dos critérios e disseminam os conceitos da excelência em gestão.

5 Rede Nacional da Gestão Rumo à Excelência
Programas/ Movimentos alinhados ao Modelo de Excelência da Gestão® MPE R 53 MOVIMENTOS 11 Programas Setoriais 19 Programas Regionais 23 Prêmios MPE S S R MPE

6 MCE em números Disseminação do MEG para 4000 profissionais
54 Associados Disseminação do MEG para 4000 profissionais 30 cursos realizados 750 profissionais capacitados 100 profissionais voluntários + de horas de trabalho voluntário

7 Modelo de Excelência da Gestão Critérios Rumo à Excelência 2007

8 Fundamentos da Excelência
“Expressam conceitos reconhecidos internacionalmente e que se traduzem em práticas ou fatores de desempenho encontrados em organizações líderes de “Classe Mundial”, que buscam constantemente se aperfeiçoar e se adaptar às mudanças globais.”

9 Fundamentos da Excelência
1. Pensamento sistêmico 2. Aprendizado organizacional 3. Cultura de Inovação 4. Liderança e constância de propósitos 5. Visão de futuro 6. Orientação por processos e informações 7. Geração de Valor 8. Valorização de pessoas 9. Conhecimento do cliente e do mercado 10. Desenvolvimento de parcerias 11. Responsabilidade social

10 CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA
FUNDAMENTOS X CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA

11 Estruturação do Modelo de Excelência da Gestão ®
FUNDAMENTOS Conceitos reconhecidos internacionalmente e que se traduzem em práticas ou fatores de desempenho encontrados em organizações líderes de “Classe Mundial”, Mas como expressar esses conceitos de uma forma tangível dentro das organizações? REQUISITOS São as características tangíveis (mensuráveis, quantitativa ou qualitativamente) que demonstram os fundamentos. Mas como inserir esses requisitos numa estrutura capaz de reproduzir de forma lógica a condução de um negócio? ITENS / CRITÉRIOS São requisitos afins agrupados por meio de uma lógica pré-definida.

12 Modelo de Excelência da Gestão®

13 Critério 1- Liderança Sistema de liderança Cultura da excelência
Análise do desempenho da organização

14 Critério 2 - Estratégias e Planos
Formulação das estratégias Implementação das estratégias

15 Critério 3 - Clientes Imagem e conhecimento de mercado
Relacionamento com clientes

16 Critério 4 - Sociedade Responsabilidade socioambiental
Ética e desenvolvimento social

17 Critério 5 - Informações e Conhecimento
Informações da organização Informações comparativas Ativos intangíveis

18 Critério 6 - Pessoas Sistemas de trabalho
Capacitação e desenvolvimento Qualidade de vida

19 Critério 7 - Processos Processos principais do negócio e dos processos de apoio Processos de relacionamento com os fornecedores Processos econômico-financeira

20 Critério 8 - Resultados Item 8.1 - Resultados econômico- financeiros
Item Resultados relativos aos clientes e ao mercado Item Resultados relativos à sociedade Item Resultados relativos às pessoas Item Resultados dos processos principais do negócio e dos processos de apoio Item Resultados relativos aos fornecedores

21 Processos Gerenciais Resultados organizacionais
Sistema de Pontuação DIMENSÕES FATORES DE PONTUAÇÃO SUBFATORES DE PONTUAÇÃO Processos Gerenciais Enfoque Adequação Proatividade Aplicação Disseminação Continuidade Aprendizado Refinamento Integração Coerência Inter-relacionamento Cooperação Resultados organizacionais Relevância Tendência Nível atual

22 O Caminho Rumo à Excelência
Nível de Maturidade Classe Mundial Estado da Arte Excelência Rumo a Excelência Implementando as práticas de gestão Compromisso com a Excelência Tempo e esforço

23 Benefícios para a Organização
Possibilita a visão sistêmica da Organização Foco na realização de resultados Promoção da cooperação interna Comprometimento das pessoas que compõem a força de trabalho Compartilhamento das informações internas Medição e identificação do seu desempenho, inclusive perante referenciais Possibilidade de reconhecimento público e notório à excelência da qualidade da gestão para organizações “Classe Mundial

24 Reconhecimento Prêmio Catarinense de Excelência
É um reconhecimento às organizações catarinenses que se destacam em relação à adoção de práticas de gestão alinhadas aos princípios da excelência, obtendo conseqüentemente, resultados que atendam as necessidades de suas partes interessadas.

25 Modalidades de Avaliação e Graus de Reconhecimento
Prêmio Nacional da Qualidade Nível II Rumo à Excelência Nível I Compromisso com a Excelência Ouro Prata Bronze Placa

26 Contacte-nos pelo e-mail
Visite nosso site Contacte-nos pelo


Carregar ppt "Modelo de Excelência da Gestão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google