A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROPOSTA DE CHECKLIST PARA AVALIAÇÃO DE SITES EDUCACIONAIS Wellington Della Mura Departamento de Informática da Universidade Estadual do Norte do Paraná

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROPOSTA DE CHECKLIST PARA AVALIAÇÃO DE SITES EDUCACIONAIS Wellington Della Mura Departamento de Informática da Universidade Estadual do Norte do Paraná"— Transcrição da apresentação:

1 PROPOSTA DE CHECKLIST PARA AVALIAÇÃO DE SITES EDUCACIONAIS Wellington Della Mura Departamento de Informática da Universidade Estadual do Norte do Paraná Campus Bandeirantes Rodovia BR 369 Km 54 – Caixa Postal 261 – CEP Bandeirantes – PR – Brasil

2 R OTEIRO Site Avaliado Iguinho: Checklist aplicado Pontos Positivos Pontos Negativos Possíveis Soluções 2

3 T ELA INICIAL DO SITE 3

4 Sim Não Não se aplica C HECKLIST APLICADO 1 - Qual a proposta pedagógica que permeia o site? Contexto de aprendizado divertido Sessões de jogos Conteúdo interativo 4

5 Sim Não Não se aplica C HECKLIST APLICADO 2 - Proporciona um ambiente interativo entre aluno e o site? Como? Seqüência interativa Ensinar comportamentos corretos Metodologia lúdica 5

6 Sim Não Não se aplica C HECKLIST APLICADO 3 - Permite uma fácil exploração? (seqüencial, não linear) Tudo na página inicial Com sessões Não segue seqüências para o acesso Organizado em partes lógicas Facilita o uso do mesmo 6

7 Sim Não Não se aplica C HECKLIST APLICADO 4 - Apresenta conceitos de forma clara e correta? Informações e conceitos sobre muitas disciplinas Conjunto de jogos para cada área de conhecimento Misturador de Cores 7

8 Sim Não Não se aplica C HECKLIST APLICADO 5 - Desperta o interesse do aluno, sem perder de vista os objetivos do site e do usuário? Despertar interesse e ser divertido Não impõe amontoados de informação Não obriga o aluno a estudar Os jogos ou similares estimulam o aluno a aprender Relógio 8

9 Sim Não Não se aplica C HECKLIST APLICADO 6 - Oferece alternativas diversificadas para a construção das ações do aluno? Processo é focado simplesmente em jogos Faz com que o aluno realize sua ações baseado nisso 9

10 Sim Não Não se aplica C HECKLIST APLICADO 7 - Permite que o aluno construa seu conhecimento a partir da ação-reflexão-ação? Tamagotchi 10

11 Sim Não Não se aplica C HECKLIST APLICADO Tem recursos de animações? Praticamente todo o conteúdo é multimídia. Animações em flash e sons. 11

12 Sim Não Não se aplica C HECKLIST APLICADO Permite o registro e a consulta das ações desenvolvidas? A única forma de registro é o envio de mensagens para o mural. O usuário manda um que posteriormente é mostrado no mural. 12

13 Sim Não Não se aplica C HECKLIST APLICADO 8 - Os recursos de multimídia usados têm relevância para os objetivos do site? Sem dúvida A forma de se ensinar deve ser divertida (lúdica) 13

14 Sim Não Não se aplica C HECKLIST APLICADO 9 - Proporciona condições de abordagem sócio-cultural que contemple aspectos regionais? Na sessão de arte e música Assuntos culturais regionais Nada específico de alguma região 14

15 Sim Não Não se aplica C HECKLIST APLICADO 10 - É de fácil acesso? Todas as informações estão dispostas visivelmente Peca em alguns itens da usabilidade Interface simples e intuitiva 15

16 Sim Não Não se aplica C HECKLIST APLICADO 11 - Apresenta uma visão interdisciplinar? São abordados problemas comuns doenças causadas pela má alimentação poluição e aquecimento global Combate às doenças 16

17 Sim Não Não se aplica C HECKLIST APLICADO 12 - Apresenta parte do site com explicações sobre objetivos, conteúdos, equipe de desenvolvimento do site e sugestões metodológicas para a sua utilização? A equipe se mostra presente nas colunas e em um link Créditos, mas nada muito interativo. 17

18 Sim Não Não se aplica C HECKLIST APLICADO 13 - Em relação aos demais recursos didáticos, qual o diferencial que o site apresenta? Aprendizado de coisas cotidianas e simples Artes, cultura, primeiros socorros Muita informação importante ao dia-a-dia Forma mais divertida por meio de jogos e interações mas sem ter aquele peso de estar estudando 18

19 Sim Não Não se aplica C HECKLIST APLICADO 14 - Proporciona um ambiente de aprendizagem por descoberta? Por se tratar de jogos e outras formas de interatividade do mesmo nível O usuário deve estar atento às noções do jogo e ir aprendendo para prosseguir 19

20 Sim Não Não se aplica C HECKLIST APLICADO 15 - Permite a integração com outros sites ou softwares? O site possui links para os outros trabalhos do autor Links para páginas com conteúdo parecido 20

21 Sim Não Não se aplica C HECKLIST APLICADO 16 - Apresenta um ambiente lúdico e criativo? Existem jogos, por exemplo, com animais virtuais, onde a criança deve cuidar do mesmo. Dependendo do tratamento que o animal recebe ele pode ficar doente, feliz, etc. Com isso a criança pode aprender como se comportar e tem certa responsabilidade, por exemplo. Jogo Matemática 21

22 Sim Não Não se aplica C HECKLIST APLICADO 17 - Qual o tipo de estratégia do site (jogo, tutorial, exercício- prática, autoria, outros)? Jogo. O site é todo focado em Jogos e exemplos interativos. 22

23 Sim Não Não se aplica C HECKLIST APLICADO 18 - Liste as mídias que são utilizadas e indique em quais situações. O site é todo multimídia, abusando das animações em flash e sons até nos botões de acesso. 23

24 Sim Não Não se aplica C HECKLIST APLICADO 19 - Tem indicação clara do público alvo a que é destinado? Não foi encontrado qual é a indicação do site Inicialmente, pensa-se em crianças de 1ª a 4ª séries Algumas sessões, como a página do Pedro, porém, mais com o intuito de diversão do que educação 24

25 P ONTOS P OSITIVOS O ambiente lúdico propicia um aprendizado mais rápido e divertido; A linguagem é simples e as brincadeiras não exigem muita experiência com computadores e internet; Os assuntos são abordados em forma de jogos e o aprendizado é implícito; São abordados temas do cotidiano, como aquecimento global, combate a doenças, etc. 25

26 P ONTOS N EGATIVOS A navegação é organizada, porém a cada link clicado uma nova janela é aberta; Não indica a faixa etária; Uma forma mais efetiva de comunicação e interação com outros usuários. 26

27 SOLUÇÕES PARA OS ELEMENTOS NEGATIVOS ProblemaSolução A navegação é organizada, porém a cada link clicado uma nova janela é aberta; Aplicar alguns conceitos de usabilidade; Não indica a faixa etária.Exibir a faixa etária para casa sessão. Uma forma mais efetiva de comunicação e interação com outros usuários. A inserção de um fórum, ou um painel de recados em tempo real. 27

28 CONCLUSÕES Site indicado para trabalhar com introdução à informática junto de crianças de 1ª a 4ª série. Forma interessante de proporcionar um aprendizado lúdico.


Carregar ppt "PROPOSTA DE CHECKLIST PARA AVALIAÇÃO DE SITES EDUCACIONAIS Wellington Della Mura Departamento de Informática da Universidade Estadual do Norte do Paraná"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google