A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

D ESENHO, T OPOGRAFIA E C OMPUTAÇÃO G RÁFICA (GN-103) Prof. Dr. Ardemirio de Barros Silva Instituto de Geociências Universidade Estadual.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "D ESENHO, T OPOGRAFIA E C OMPUTAÇÃO G RÁFICA (GN-103) Prof. Dr. Ardemirio de Barros Silva Instituto de Geociências Universidade Estadual."— Transcrição da apresentação:

1 D ESENHO, T OPOGRAFIA E C OMPUTAÇÃO G RÁFICA (GN-103) Prof. Dr. Ardemirio de Barros Silva Instituto de Geociências Universidade Estadual de Campinas Parte dos slides cedidos pelo Prof. Dr. Carlos Roberto de Souza Filho

2

3 A CARTOGRAFIA É CONSIDERADA COMO A CIÊNCIA E A ARTE DE EXPRESSAR, POR MEIO DE MAPAS E CARTAS, O CONHECIMENTO DA SUPERFÍCIE TERRESTRE. É ciência pois, para alcançar acurácia satisfatória, procura um apoio científico que se obtém pela coordenação de determinações astronômicas e matemáticas com topográficas e geodésicas. É arte quando se subordina às leis estéticas da simplicidade, clareza e harmonia, procurando atingir o ideal artístico da beleza.

4 Geológica Agrícola Florestal Urbana Climática TEMPORAL (e.g., disastres) tema, escala, padrões IDÊNTICOS

5

6 Entretanto, um mapa pode representar bem mais do que se conhece da Terra, visto que este pode ilustrar detalhes que não são realmente visíveis por si mesmos, como por exemplo, as fronteiras de um país, a rede de paralelos e meridianos, e assim por diante. O MAPA É A REPRESENTAÇÃO DA SUPERFÍCIE DA TERRA, VISTA DE CIMA. É a representação cartográfica dos fenômenos naturais e humanos de uma área, dentro de um sistema de projeção e em determinada escala, de modo a traduzir com fidelidade, suas formas e dimensões. Portanto, qualquer documento cartográfico que represente um tema referente à uma área é um mapa.

7 Mapa Temático > TEMA : incidência de estresse na população

8 Mapa Temático QUALITATIVO

9 MAPA TEMÁTICO QUALITATIVO Slide: Rodrigo P. Nóbrega

10 Mapa Temático QUANTITATIVO

11 Mapas Temáticos QUANTITATIVOS

12 A cartografia de uma área ou região às vezes exige que se apresente o resultado em mais de um documento, seja devido à extensão da região estudada, seja devido à própria escala. AO CONJUNTO DE MAPAS GERADOS NESTE EMPREENDIMENTO CARTOGRÁFICO DÁ-SE O NOME DE CARTA. A cada um dos documentos cartografados dá-se o nome de FOLHA. A cartografia de uma área ou região às vezes exige que se apresente o resultado em mais de um documento, seja devido à extensão da região estudada, seja devido à própria escala. AO CONJUNTO DE MAPAS GERADOS NESTE EMPREENDIMENTO CARTOGRÁFICO DÁ-SE O NOME DE CARTA. A cada um dos documentos cartografados dá-se o nome de FOLHA.

13 EXEMPLO: MAPA GEOLÓGICO do Brasil, na escala 1: do DNPM: toda a geologia do território brasileiro foi representada em um só documento, pois a escala permitiu. Existe ainda a CARTA GEOLÓGICA do Brasil, na escala 1: , que engloba 46 FOLHAS. Assim, a escala 1: apresenta maiores detalhes da geologia do Brasil, mas não permite que apenas um documento a represente. CADA FOLHA representa o MAPA GEOLÓGICO da geologia da área por ela abrangida e, como tal, será denominada. E.G., Mapa geológico da Folha Rio de Janeiro. A divisão de uma carta em folhas deve ser feita de acordo com o corte e formato estabelecido por um plano nacional ou internacional e de forma sistemática.

14

15

16

17

18

19

20 INDICAÇÃO DE ESCALA A escala é uma informação que deve constar da carta e pode ser representada, geralmente, pela escala numérica e/ou escala gráfica. INDICAÇÃO DE ESCALA A escala é uma informação que deve constar da carta e pode ser representada, geralmente, pela escala numérica e/ou escala gráfica. Toda a representação, como toda imagem, está em um certa relação de tamanho (proporção) com o objeto representado. Assim, a representação da superfície terrestre sob a forma de carta deve ser bastante reduzida, dentro de determinada proporção. Esta proporção é determinada de ESCALA. ESCALA É, PORTANTO, A RELAÇÃO ENTRE O TAMANHO DOS ELEMENTOS REPRESENTADOS EM UM MAPA E O TAMANHO CORRESPONDENTE MEDIDO SOBRE A SUPERFÍCIE DA TERRA.

21 É indicada da seguinte forma: 1: ou 1/ ESTA ESCALA INDICA QUE UMA UNIDADE DE MEDIDA NO MAPA EQUIVALE A UNIDADES DA MESMA MEDIDA SOBRE O TERRENO. Assim 1 cm no mapa corresponde a cm no terreno, ou seja, 1cm no mapa representa 500 metros. É indicada da seguinte forma: 1: ou 1/ ESTA ESCALA INDICA QUE UMA UNIDADE DE MEDIDA NO MAPA EQUIVALE A UNIDADES DA MESMA MEDIDA SOBRE O TERRENO. Assim 1 cm no mapa corresponde a cm no terreno, ou seja, 1cm no mapa representa 500 metros. ESCALA NUMÉRICA OU FRACIONÁRIA As escalas numéricas ou fracionárias figuram-se por frações, cujos denominadores representam as dimensões naturais e os numeradores as que lhes correspondem no mapa.

22 A ESCALA 1: É MAIOR QUE 1: ESCALA/ MAPA MAIOR??? Um mapa será tanto maior quanto menor for o denominador da escala.

23 A B 5cm MAPA ( 2-D ) ESCALA 1: A B 2,5km EXPRESSÃO TOPOGRÁFICA EM 2,5-D

24 A B 2,5km A B 5cm MAPA ( 2-D ) ESCALA 1: EXPRESSÃO TOPOGRÁFICA EM 2,5-D

25 A B 2,5km A B 2,5cm ESCALA 1: EXPRESSÃO TOPOGRÁFICA EM 2,5-D

26 A B 2,5km 1cm ESCALA 1: É possível enxergar detalhes da topografia do mapa nesta escala? NÃO ? ELEMENTOS FORA DE ESCALA DESCARTADOS EXPRESSÃO TOPOGRÁFICA EM 2,5-D

27 ESCALA Comparação de abrangência de áreas em várias escalas em um mesmo mapa.

28 Generalização & Simplificação Generalização das feições de um mapa. Note como os detalhes do mapa são confundidos a medida que a escala diminue

29 Generalização & Simplificação Note a necessidade de aumento de detalhes à medida que a escala do mapa aumenta.

30 1:100,000 VERBAL GRÁFICA NUMÉRICA Quilometros 1cm equivale a 1km ESCALA Formas de Representação da Escala em um Mapa

31 DIREÇÃO Formas de Representação da Direção em um Mapa N N N N W W E E S S 14° N N Declinação média aproximada

32 cm ESCALA GRÁFICA A escala gráfica é um segmento de reta dividido de modo a permitir a medida de distância na carta. A escala abaixo indica qual a distância, na carta, equivalente à 1 km Este tipo de escala permite visualizar, de modo simples, as dimensões dos objetos figurados na carta km

33 Formato da Produção Final Mundo 1,8 m 10 cm 12 cm 2,4 m

34 DIAGRAMA DE ELEMENTOS UTILIZADOS SELETIVAMENTE Porto de Nagasaki e Kyushu Título Moldura Mapa de localização Escala Dados bibliográficos e de produção Fonte: aqui é o local onde as informações bibliográficas, tipo de projeção e nome do cartógrafo devem aparecer. Mapa de detalhe

35 LAYOUT DE MAPAS Título Legenda Escala e dados de produção

36 MAPAS - resumo dos elementos básicos Título Escala numérica e gráfica Orientação Legenda Grid de coordenadas Fontes, RMS Projeção Localização Logo Articulação Carimbo... Slide: Rodrigo P. Nóbrega


Carregar ppt "D ESENHO, T OPOGRAFIA E C OMPUTAÇÃO G RÁFICA (GN-103) Prof. Dr. Ardemirio de Barros Silva Instituto de Geociências Universidade Estadual."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google