A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mestranda: Maria Isabel Mota Carneiro

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mestranda: Maria Isabel Mota Carneiro"— Transcrição da apresentação:

1 Mestranda: Maria Isabel Mota Carneiro
UFCG / CTRN / PPGECA / AERH DISCIPLINA: HIDROLOGIA APLICADA PROFESSOR: CARLOS DE OLIVEIRA GALVÃO PRECIPITAÇÃO Mestranda: Maria Isabel Mota Carneiro

2 INTRODUÇÃO A precipitação é entendida em hidrologia como toda água proveniente do meio atmosférico que atinge a superfície terrestre. Neblina, chuva, granizo, orvalho, geada e neve são formas diferentes de precipitações.

3 FATORES INTERVENIENTES
Condições atmosféricas Temperatura; Pressão; Umidade; Vento. Condições da superfície Relevo.

4 MECANISMOS DE FORMAÇÃO
O ar úmido das camadas baixas da atmosfera é aquecido por condução, torna-se mais leve que o ar das vizinhanças e sofre uma ascensão adiabática. O vapor d’água contido na atmosfera condensa, formando minúsculas gotas de água que crescem de tamanho e peso precipitando-se sobre a superfície terrestre nos seus diversos estados.

5 CLASSIFICAÇÃO Frontais ou ciclônicas Orográficas Convectivas

6 FRONTAIS OU CICLÔNICAS
Ocorrem ao longo da linha de descontinuidade, separando duas massas de ar de características diferentes. São chuvas de grande duração

7 OROGRÁFICAS Ocorrem quando o ar é forçado a transpor barreiras de montanhas.

8 CONVECTIVAS São provocadas pela ascensão de ar devido às diferenças de temperatura na camada vizinha da atmosfera.

9 MEDIDAS PLUVIOMÉTRICAS
Altura Pluviométrica (h): é dada pela altura que a água atingiria se ela se mantivesse no local da precipitação sem evaporar, escoar ou infiltrar (mm). Duração (t): intervalo de tempo decorrido entre o instante em que se inicia a precipitação e seu término (min, hs)

10 Intensidade (i): é a relação entre a altura pluviométrica (h) e a duração (t) da precipitação (mm/h ou mm/min). Freqüência: expressa em termos do período de retorno (T), definido como o tempo médio em anos para que um evento seja igualado ou superado, e com o significado de que, para a mesma duração t, a intensidade i correspondente será provavelmente igualada ou superada apenas uma vez em T anos.

11 Obrigada pela atenção!


Carregar ppt "Mestranda: Maria Isabel Mota Carneiro"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google