A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EVAPORAÇÃO e EVAPOTRANSPIRAÇÃO Mestranda: Maria Isabel Mota Carneiro UFCG / CTRN / PPGECA / AERH DISCIPLINA: HIDROLOGIA APLICADA PROFESSOR: CARLOS DE OLIVEIRA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EVAPORAÇÃO e EVAPOTRANSPIRAÇÃO Mestranda: Maria Isabel Mota Carneiro UFCG / CTRN / PPGECA / AERH DISCIPLINA: HIDROLOGIA APLICADA PROFESSOR: CARLOS DE OLIVEIRA."— Transcrição da apresentação:

1 EVAPORAÇÃO e EVAPOTRANSPIRAÇÃO Mestranda: Maria Isabel Mota Carneiro UFCG / CTRN / PPGECA / AERH DISCIPLINA: HIDROLOGIA APLICADA PROFESSOR: CARLOS DE OLIVEIRA GALVÃO

2 Evaporação ou vaporização: É o processo pelo qual as moléculas de água na superfície líquida ou na umidade do solo, adquirem energia suficiente (através da radiação solar e outros fatores climáticos) e passam do estado líquido para o de vapor. Compreende: Evaporação da água contida no solo (umidade) Evaporação direta da água de rios, lagos e oceanos, água interceptada umidade E direta E solo

3 Perda por evaporação (E) – é o volume de água evaporada por unidade de área horizontal (expressa em mm) durante um certo período de tempo. Intensidade de evaporação(mm/h) – é a velocidade com que se processa as perdas por evaporação. Grandezas características da evaporação:

4 Cálculos de perdas de água em reservatórios e cálculos de necessidades de irrigação. Cálculo do balanço hídrico: Q = P – E Operação de reservatórios: Vol, Área = f(cota) Vol Área,Volume Cota Demandas Q Importância da evaporação:

5 Fatores que influenciam a evaporação: Temperatura Pressão Atmosférica Pressão de Vapor Umidade Relativa Vento Radiação Solar Natureza da Superfície

6 Temperatura O aumento da temperatura do ar aquece a superfície da terra e provoca evaporação das massas líquidas expostas (superfície) e no interior do solo. Pressão Atmosférica Pressão exercida pelos vários gases contidos na atmosfera, inclusive o vapor dágua. Afeta a quantidade de vapor que a atmosfera pode absorver.

7 Pressão de vapor A pressão de vapor é devida a evaporação da água e quanto maior for essa pressão tanto maior será a umidade do ar. O valor máximo da pressão de vapor é dita pressão de saturação de vapor, nessas condições o ar é dito saturado e não mais absorve umidade. Umidade Relativa A razão entre a pressão de vapor reinante e a pressão de saturação de vapor é denominada de umidade relativa: U R = P v /P sv

8 Vento O vento é também responsável pela evaporação da água devido à transferência de massa de vapor entre as camadas e sua velocidade interfere na circulação atmosférica. Natureza da superfície A evaporação depende muito da cobertura do solo pela vegetação. Quanto maior for a área vegetada, menor é a evaporação, pois a vegetação protege o solo. Radiação Solar Fornecida pelo Sol constitui a energia motora para o próprio ciclo hidrológico e diretamente afeta a evaporação da água na superfície do solo.

9 Evapotranspiração: É o processo conjunto da evaporação do solo mais a transpiração das plantas. EVAPOTRANSPIRAÇÃO EVAPORAÇÃOTRANSPIRAÇÃO Transpiração: É o resultado da extração de água contida no solo pelas raízes das plantas e liberação para a atmosfera pelos poros.

10 Evapotranspiração potencial Perda de água observada por evaporação e transpiração de uma superfície natural tal que esteja totalmente coberta e o teor de umidade supere a capacidade de campo. A ETP é um conceito bastante utilizado na irrigação, pois define a máxima quantidade de água para uma planta, sendo função também do seu consumo. Evapotranspiração real Perda de água observada por evaporação e transpiração nas condições reinantes (atmosféricas e de umidade do solo).

11 Compreende: 1.Evaporação dos corpos de água; 2.Evaporação da água do solo; 3.Evaporação da água interceptada das plantas; 4.Transpiração das plantas. Depende da: 1.Disponibilidade de água se não existir água para o processo se desenvolver, não haverá uma evaporação e nem transpiração; 2.Presença da vegetação se não existir vegetação não ocorrerá a transpiração; 3.Radiação solar e ação dos ventos definem o poder de evaporação da atmosfera que é condicionada a absorver vapor dependendo da pressão reinante Evapotranspiração:

12 Tanques de Evaporação São tanques que expõem à atmosfera uma superfície líquida de água permitindo a determinação direta da evaporação potencial diariamente. O mais utilizado é o tipo classe A do U.S. Weather Bureau que é um tanque circular galvanizado ou metal equivalente. Medição da Evaporação:

13 Tanques de Evaporação Para se ter a evaporação potencial de superfícies líquidas naturais a partir dos dados medidos pelo tanque classe A, deve- se corrigir os dados pelo coeficiente de correção do tanque: E p = E x K t Onde: E p = evaporação potencial E = evaporação do tanque classe A K t = coeficiente do tanque (para a região nordeste K t varia entre 0.6 e 1,0; e no semi-árido é comum adotar-se K t = 0,75)

14 Obrigada pela atenção!


Carregar ppt "EVAPORAÇÃO e EVAPOTRANSPIRAÇÃO Mestranda: Maria Isabel Mota Carneiro UFCG / CTRN / PPGECA / AERH DISCIPLINA: HIDROLOGIA APLICADA PROFESSOR: CARLOS DE OLIVEIRA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google