A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Geografia Agrária Agricultura e Meio Ambiente Professor: Ricardo Ribeiro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Geografia Agrária Agricultura e Meio Ambiente Professor: Ricardo Ribeiro."— Transcrição da apresentação:

1 Geografia Agrária Agricultura e Meio Ambiente Professor: Ricardo Ribeiro

2 Utilização do solo e os impactos ambientais 10% da superfície da Terra é utilizada para cultivos. 20% da superfície ocupada para pastagens. O agroecossistema possui menor diversidade biológica do que o ecossistema natural.

3 Enquanto a modernização tecnológica aumenta a biodiversidade tende a diminuir. Descontrole de pragas e o aumento do uso de pesticidas é grande negócio da agropecuária moderna. A transgenia é justificada pela diminuição de insumos no campo, contudo pode haver superpragas e indecisão do destino do material genético no corpo humano.

4 AGRICULTURA Uso de fertilizantes Uso de pesticidas Doenças

5 PECUÁRIA Uso de hormônios Uso de antibióticos

6 Desgaste provocado pela erosão do solo transforma a rocha matriz em novo solo. A vegetação tem função protetora. Sua retirada poderá causar alterações no solo.

7 Nas áreas tropicais o relevo acidentado aumenta a possibilidade de erosão. Terraceamento Curvas de nível

8 Desertificação pode ser ocasionada por: Secas prolongadas Retirada da vegetação Pastoreio Crescimento demográfico Irrigação descontrolada

9 Erosão acelerada É o aumento da taxa de erosão sobre a erosão geológica ou normal, em decorrência da quebra do equilíbrio do meio ambiente pelas atividades humanas, principalmente as advindas das alterações conduzidas na cobertura vegetal, tais como, uso excessivo de pastagens, retirada de madeira por derrubada ou queima, práticas inadequadas de cultivo, etc (Fendrich, 1997).

10

11 Agricultura e a Questão da Água Águas do planeta: 97,5% encontram-se nos oceanos (salgada). 2,5% propícia para uso humano (doce). Água doce do planeta: 68,9% calotas polares e geleiras. 29,9% água doce subterrânea. 1,2% rios, lagos, etc.

12 Distribuição por consumo: 70% agrícola 22% industrial 8% doméstico Nos países desenvolvidos o predomínio da água é de uso industrial. De forma geral a utilização da água está vinculada á agricultura (técnicas pouco eficazes, baixo rendimento e elevado desperdício).

13 A Ásia é responsável pela maioria do consumo. Espaço territorial utilizado para produção agrícola, baixa utilização de técnicas modernas e localização geográfica.

14 Regiões como a África (norte e Sahel) e Península Arábica não possuem grandes quantidades de reservas hídricas, devido ao estress hídrico.

15 Técnicas de irrigação no Brasil: aspectos regionais O país foi caracterizado, pela formação histórica, como povoamento de exploração. Esta situação está intimamente relacionada ao setor agropecuário. A diversidade climática (temperatura e umidade), variações altimétricas, processo histórico e ocupação humana favorecem para as diferenças na utilização do solo.

16

17 Brasil: áreas de irrigação, por região 43% - região Sul 31,2% - região Sudeste 15,3% - região Nordeste 6,8% - Centro-Oeste 3,0% - Norte

18 Região Sul Clima Subtropical Chuvas regulares ao longo do ano Na parte meridional do Rio Grande do Sul é caracterizado pela cultura de irrigação. Possui áreas planas próximos aos recursos hídricos (arroz).

19 Região Sudeste Segunda região mais irrigada. Classificada como profissional Visa o aumento da produtividade – obtenção de duas ou mais colheitas por ano. Culturas características como: cereais, cana-de- açucar, frutas e hortaliças.

20

21 Região Nordeste Atividades irrigadas utilizadas com técnicas antigas. Impulsionada pelo projetos do governo federal com a finalidade de fixar a população ao campo. Indústria da Seca: utilização das condições naturais para absorver os recursos do governo federal. Os grandes proprietários de terras acabam concentrando devido a falta de auxílio do governo. Agroindústria acaba se beneficiando: pólos fruticultores concentra cerca de 75% das áreas irrigadas.

22

23 Região Centro-Oeste Cultura de irrigação de caráter profissional. O caráter sazonal do clima obriga a região na utilização de técnicas como meio de produção. Despende grandes áreas irrigadas para cereais: Goiás (60%) e Mato Grosso do Sul (30%).

24

25 Região Norte 3% das terras cultivadas no país. Concentração da produção irrigada no Estado de Tocantins, devido grande parte estar localizada na região do Cerrado brasileiro. As demais áreas estão localizadas no ecossistema da Floresta Amazônica, região de preservação nacional, sem contar com o desmatamento ilegal.


Carregar ppt "Geografia Agrária Agricultura e Meio Ambiente Professor: Ricardo Ribeiro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google