A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo6 A expansão do agronegócio no Brasil

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo6 A expansão do agronegócio no Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo6 A expansão do agronegócio no Brasil
Gabarito 2ª etapa Capítulo6 A expansão do agronegócio no Brasil

2 Capítulo6 Leitura complementar
01. O uso dos agrotóxicos, as queimadas, a irrigação sem controle, a pecuária e a silvicultura. 02. Resposta pessoal. Observação: qualquer atividade pode ser explicada com a criação de um pequeno texto.

3 Capítulo6 Testando seus conhecimentos
01. A cana-de-açúcar foi responsável pela ocupação ao longo do litoral brasileiro e o principal produto de exportação durante os séculos XVI e XVII. O cultivo do café se desenvolveu no oeste paulista e no vale do Paraíba, sendo a principal atividade econômica brasileira em meados do século XIX até as primeiras décadas do século XX. Já a pecuária foi e é fundamental para a ocupação e o desenvolvimento do Sertão brasileiro, tendo o Centro-Oeste e o Sul como principais regiões produtoras.

4 Capítulo6 Testando seus conhecimentos
02. Porque o desenvolvimento dessa atividade precisa de muito espaço para a produção e, no Brasil, as principais áreas produtoras sofreram muitos impactos, como o desmatamento e a poluição. 03.a) Café, cana-de-açúcar e mate. b) Café. c) Mate. d) O Brasil é um dos principais produtores do mundo de alimentos, e ainda assim persistem problemas de déficit alimentar sobre a sua população. 04. B, A, B, A, A, B.

5 Capítulo6 Testando seus conhecimentos
05. a) Agropecuária é a atividade ligada somente ao campo com a pecuária e agricultura. Agronegócio é um conjunto de atividades que vai do campo até os serviços, passando pela indústria. b) É uma atividade fundamental para o setor, pois desenvolve projetos ligados desde as pesquisas de biotecnologia até o melhoramento genético e o transporte dos produtos. c) Transportes, logística, pesquisas e consultorias administrativas. d) Máquinas produtivas, tratores, autopeças, produtos químicos (pesticidas e herbicidas), ferramentas, entre outras.

6 Capítulo6 Testando seus conhecimentos
06. a) O aumento considerável da produção agrícola do país. b) O incremento dos embarques de complexo de soja, complexo sucroalcooleiro, carnes e café etc. c) O aumento de parceiros, principalmente grandes mercados, como a Ásia, em geral, e a União Europeia, foi fundamental para impulsionar o setor. 07. a) Pecuária extensiva bovina. b) Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo. c) Há uma boa distribuição geográfica na produção brasileira que, infelizmente, ocorre em áreas de cerrados e florestas, o que compromete a biodiversidade brasileira.

7 Capítulo6 Atividades propostas
01.Amazônia - Látex e castanhas-do-pará. Nordeste - Babaçu, carnaúba e oiticica. 02. • Assalariados permanentes: aqueles que recebem salários e têm acesso aos direitos trabalhistas. •Parceiros e arrendatários: são trabalhadores temporários que utilizam a terra para desenvolver suas lavouras e criações. Na parceria, esses trabalhadores recebem sementes e adubos do proprietário e compram o direito de uso. •Assalariados temporários: não têm salário fixo, pois recebem somente pelas tarefas cumpridas, na época de colheita, quando é maior a necessidade de mão de obra.

8 Capítulo6 Atividades propostas
03. Má distribuição de terras, péssimas condições salariais, sanitárias e ambientais, trabalho escravo e infantil, falta de incentivo aos pequenos trabalhadores. 04. Distribuir terras e garantir financiamentos, visando o aumento da produção, bem como a infraestrutura indispensável para o escoamento do produto.


Carregar ppt "Capítulo6 A expansão do agronegócio no Brasil"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google