A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REVISÃO PARA A P1 DE GEOGRAFIA / 3º TRIM.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REVISÃO PARA A P1 DE GEOGRAFIA / 3º TRIM."— Transcrição da apresentação:

1 REVISÃO PARA A P1 DE GEOGRAFIA / 3º TRIM.
região Nordeste/COC 8. profª: Rosangela Ibanhes Turma: 7ºs anos escola:imaculada franciscana conceição.

2 NORDESTE – CARACTERÍSTICAS GERAIS
A miséria, a pobreza e a insuficiência alimentar são problemas acentuados no Nordeste. O nível de vida da população é baixo e existe uma classe dominante concentradora de riquezas, esse é um dos fatores que explicam as migrações de nordestinos para as demais regiões brasileiras. O nordeste se caracterizou como grande fornecedor de mão de obra para o Centro-Sul e a Amazônia. Na época colonial, o Nordeste foi o centro econômico da América portuguesa, com a plantação de açúcar e os engenhos. Salvador e Recife eram os principais portos de exportação de mercadorias para a Europa.

3

4 A mais industrializada é a zona da Mata.
A maior sub-região é o sertão, e a mais povoada é a Zona da Mata. A região Nordeste apresenta o maior número de estados do Brasil. Podemos considerar como Nordeste os seguintes estados: Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, norte de Minas Gerais e metade leste do Maranhão.

5 ZONA DA MATA NORDESTINA
A Mata Atlântica era a vegetação original da Zona da Mata. A Zona da Mata destaca-se por plantação de produtos tropicais como a cana-de-açúcar, o cacau e o fumo. A Zona da Mata foi a principal região econômica do Brasil nos primeiros séculos de colonização.

6 A Zona da Mata é uma área de clima tropical úmido, com temperaturas médias elevadas e chuvas abundantes, principalmente nos meses de março a junho. Quanto aos solos, apresenta várias áreas de massapé, solo escuro e de grande fertilidade.

7 SUDENE ( Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste) – Foi criado em 1960 pelo governo federal, com o objetivo de modernizar a região, levando indústrias para o Nordeste.As vantagens oferecidas pela SUDENE foram menos impostos , empréstimos a juros baixos e longos prazos de pagamento.

8 O SERTÃO A caatinga é uma vegetação arbustiva herbácea, típica das áreas de clima semiárido no Sertão nordestino.

9 O Clima semiárido do Sertão nordestino é um tipo de clima tropical, possui temperaturas médias mensais elevadas e baixos índices pluviométricos. Chove durante dois ou três meses do ano, há anos em que não chove.

10 As atividades econômicas que impulsionaram a ocupação do Sertão Nordestino foram a criação de gado desde os séculos XVI e XVII. Mais tarde desenvolveu-se a cultura do algodão. Rios intermitentes são rios temporários que ficam secos durante alguns meses do ano ( época da estiagem) . Para regularizar esses rios são construídos açudes ou represas.

11 O AGRESTE Características do Agreste: Faixa de transição onde predomina o clima semiárido, com relevo de planaltos e chapadas e predomínio de pequenas propriedades familiares. A atividade econômica mais importante do Agreste é a agricultura, aliada à pecuária leiteira. Os principais produtos cultivados são; algodão, feijão, mandioca, milho, banana, agave.

12 O agave é uma planta da qual se extrai o sisal, fibra utilizada para tapetes, bolsa e cordas.

13 O agreste foi povoado em consequência da expansão da cana-de-açúcar na Zona da Mata. Os pequenos agricultores e criadores de gado foram expulsos do litoral e se instalaram no interior, transformando o Agreste em área produtora de alimentos. As principais cidades do Nordeste conhecidas como “capitais do Agreste’são: Feira de Santana(BA), CMPINA Grande( PB) e Caruaru (PE).

14 INDÚSTRIA DA SECA Desde o Império (século XIX) o governo brasileiro vem combatendo as secas de forma inadequada, porque em vez de cultivar plantas adequadas ao clima e utilizar a experiência do sertanejo, o governo apenas construiu açudes. Com a evaporação, as águas dos açudes tornam-se cada vez mais carregadas de sais minerais e, quando passadas para o solo, pioram a sua qualidade para agricultura. A “indústria da seca” corresponde aos investimentos destinados a resolver os problemas das secas do Nordeste, mas que são desviados para outros setores de interesses particulares ( obras pessoais, etc..)


Carregar ppt "REVISÃO PARA A P1 DE GEOGRAFIA / 3º TRIM."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google