A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O nordeste é conhecido pelos longos períodos de estiagem, que tanto faz a população da região sofrer, e muitas vezes migrar para outras regiões do país.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O nordeste é conhecido pelos longos períodos de estiagem, que tanto faz a população da região sofrer, e muitas vezes migrar para outras regiões do país."— Transcrição da apresentação:

1

2 O nordeste é conhecido pelos longos períodos de estiagem, que tanto faz a população da região sofrer, e muitas vezes migrar para outras regiões do país. O espaço nordestino é bastante diversificado, apresentando áreas de florestas úmidas (Zona da Mata), espaços de transição climática (Agreste e Meio Norte), e o Sertão de clima árido. Apesar dos malefícios da alta temperatura, o Sol é indispensável para garantir as temporadas de verão dos que vêm em busca de descontração e lazer.

3

4 As zonas naturais do Nordeste

5 Mata Atlântica reduzida a 10% da vegetação original com a extração do pau-brasil, em seguida pela expansão canavieira, pela cultura do tabaco e do cacau, a criação de gado e o processo de urbanização. A Mata Atlântica, uma floresta tropical, atualmente reduzida a 10% da vegetação original. O desmatamento dessa área começou no séc. XVI, com a extração do pau-brasil, em seguida pela expansão canavieira, pela cultura do tabaco e do cacau, a criação de gado e o processo de urbanização. produção de cana-de-açúcar latifúndios, com mão de obra escrava, no sistema de monocultura, era destinada ao mercado consumidor europeu. A produção de cana-de-açúcar, praticada em latifúndios, com mão de obra escrava, no sistema de monocultura, era destinada ao mercado consumidor europeu.

6 A construção de engenhos e de estradas que interligavam residências e portos, facilitando o transporte de mercadorias e de escravos trazidos da África. cidades surgiram ao redor dos engenhos, a exemplo de Maceió Algumas cidades surgiram ao redor dos engenhos, a exemplo de Maceió. No século XVII, o açúcar produzido nas Antilhas, começou a concorrer com o açúcar brasileiro. criações de gado surgiram para atender as necessidades de carne, couro e animais de tração da zona açucareira. As criações de gado, posteriormente deslocadas para o Agreste e para o Sertão, surgiram para atender as necessidades de carne, couro e animais de tração da zona açucareira.

7 cultura de tabaco era utilizada como moeda de troca no tráfico de escravos. A cultura de tabaco instalou-se desde o séc. XVI ao redor do Recôncavo Baiano, e era utilizada como moeda de troca no tráfico de escravos. cacau Bahia era um dos maiores produtores praga (vassoura de bruxa) devastou as plantações, ocasionando desemprego e diminuição da atividade econômica. Cultivado na Zona da Mata do sul da Bahia, o cacau instalou-se, principalmente, em cidades como Ilhéus e Itabuna. Até a década de 1980 a Bahia era um dos maiores produtores, quando uma praga (vassoura de bruxa) devastou as plantações, ocasionando desemprego e diminuição da atividade econômica. descoberta de petróleo no Recôncavo Baiano, estimulou a implantação de indústrias, do comércio e do setor de prestação de serviços. A descoberta de petróleo no Recôncavo Baiano, estimulou a implantação de indústrias, do comércio e do setor de prestação de serviços.

8

9 problemas sociais (mortalidade infantil, analfabetismo e baixo rendimento mensal). A Zona da Mata ainda enfrenta inúmeros problemas sociais (mortalidade infantil, analfabetismo e baixo rendimento mensal). BR-101 A implementação da BR-101, na Bahia, tem contribuído para o aumento da devastação da Mata Atlântica.

10

11

12 assumiu a função de fornecedora de alimentos, couro e animais para a Zona da Mata Açucareira. Desde o período colonial, assumiu a função de fornecedora de alimentos, couro e animais para a Zona da Mata Açucareira. A vegetação original também não foi preservada. expansão e desenvolvimento da policultura as criações de gado se transferiram Sertão e ao Vale do Rio São Francisco, conhecido como rio dos currais. A expansão e desenvolvimento da policultura fizeram com que as criações de gado se transferiram ainda mais para o interior, chegando ao Sertão e ao Vale do Rio São Francisco, conhecido como rio dos currais. milho, arroz, feijão, algodão e café Produtos agrícolas, como milho, arroz, feijão, algodão e café, continuam sendo produzidos no Agreste.

13 agreste setentrional policultura e a pecuária leiteira No agreste setentrional, a base da economia é a policultura e a pecuária leiteira. parte meridional, a pecuária de corte predomina sobre a agricultura. No Agreste Baiano, na parte meridional, a pecuária de corte predomina sobre a agricultura. Campina Grande, na Paraíba, Garanhuns, em Pernambuco, e Vitória da Conquista, na Bahia, áreas mais elevadas do agreste, as temperaturas no inverno são inferiores a 15°C. Nas cidades de Campina Grande, na Paraíba, Garanhuns, em Pernambuco, e Vitória da Conquista, na Bahia, áreas mais elevadas do agreste, as temperaturas no inverno são inferiores a 15°C. As precipitações satisfatórias cultivo de laranja, fumo, verduras, café, milho e feijão. As precipitações satisfatórias do agreste, viabilizando o cultivo de laranja, fumo, verduras, café, milho e feijão.

14 áreas de menor umidade algodão e o sisal Nas áreas de menor umidade são cultivados o algodão e o sisal, fibra vegetal utilizada na construção de cordas e sacos. brejos cultiva-se a cana-de-açúcar e frutas em geral Nos brejos, onde a umidade é bastante elevada, cultiva-se a cana-de-açúcar e frutas em geral. localização privilegiada do Agreste, entre os portos e o Sertão surgimento de empórios comerciais A localização privilegiada do Agreste, entre os portos e o Sertão, foi de grande importância para o surgimento de empórios comerciais. forte pressão demográfica subdivisão das propriedades colcha de retalhos. O Agreste está sujeito a uma forte pressão demográfica por causa dos movimentos migratórios originados do Sertão, provocando a subdivisão das propriedades, chamada de colcha de retalhos.

15

16

17 rios do sertão são intermitentes (temporários), construção de açudes, com a finalidade de acumular água para enfrentar os períodos de seca. Os rios do sertão são intermitentes (temporários), permanecendo alguns meses com água, e outros completamente secos. Daí surge a necessidade da construção de açudes, com a finalidade de acumular água para enfrentar os períodos de seca. economia do sertão, sempre baseou-se na criação de gado e na produção de algodão Ceará e no Rio Grande do Norte A economia do sertão, sempre baseou-se na criação de gado e na produção de algodão, esta principalmente no Ceará e no Rio Grande do Norte. técnicas de irrigação fruticultura, como a manga, o abacaxi, o melão e a uva, vendidas para o mercado externo. As técnicas de irrigação, possibilitaram a fruticultura, como a manga, o abacaxi, o melão e a uva, vendidas para o mercado externo.

18

19

20

21 cultivo de milho, feijão e cana-de-açúcar, no Vale do Cariri, no Ceará, de Triunfo, em Pernambuco, e de Teixeira, na Paraíba, oásis verdejantes. Existem algumas áreas que recebem chuvas ao longo de todo ano, apropriadas para o cultivo de milho, feijão e cana-de-açúcar, no Vale do Cariri, no Ceará, de Triunfo, em Pernambuco, e de Teixeira, na Paraíba, verdadeiros oásis verdejantes.

22

23

24 No Piauí, a paisagem é marcada pela presença de carnaúbas, no Maranhão, predomina o babaçu No Piauí, a paisagem é marcada pela presença de carnaúbas, no Maranhão, predomina o babaçu. principais praças comerciais e centros de redistribuição dos produtos são as cidades de Teresina, no Piauí, e Imperatriz, no Maranhão As principais praças comerciais e centros de redistribuição dos produtos adquiridos no sudeste com direção a Amazônia são as cidades de Teresina, no Piauí, e Imperatriz, no Maranhão. A pecuária foi a base para o povoamento do Piauí e Maranhãoarroz ocupam lugar de destaque na agropecuária regional. A pecuária foi a base para o povoamento do Piauí e Maranhão, que juntamente com o arroz ocupam lugar de destaque na agropecuária regional.

25 o cultivo da soja, algodão e arroz, provenientes do Centro-Oeste tem atraído um grande número de agricultores sulistas, principalmente para Balsas no Maranhão Nas últimas décadas, o cultivo da soja, algodão e arroz, provenientes do Centro-Oeste, alcançaram os chapadões do Maranhão e do Piauí, introduzindo a agricultura mecanizada. Essa atividade tem atraído um grande número de agricultores sulistas, principalmente para Balsas no Maranhão e em alguns municípios do Piauí. São Luís construídos os terminais portuários de Itaqui e Ponta da Madeira exportação de produtos agrícolas, como a soja, e minério proveniente da Serra dos Carajás, no Pará São Luís tem passado por grandes transformações, pois foram construídos os terminais portuários de Itaqui e Ponta da Madeira, responsáveis pela exportação de produtos agrícolas, como a soja, e minério proveniente da Serra dos Carajás, no Pará.


Carregar ppt "O nordeste é conhecido pelos longos períodos de estiagem, que tanto faz a população da região sofrer, e muitas vezes migrar para outras regiões do país."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google