A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NORDESTENORDESTENORDESTENORDESTE Com 1.558.196 km² de área e um população de 51.609.027 habitantes, é a terceira mais extensa e a segunda mais populosa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NORDESTENORDESTENORDESTENORDESTE Com 1.558.196 km² de área e um população de 51.609.027 habitantes, é a terceira mais extensa e a segunda mais populosa."— Transcrição da apresentação:

1 NORDESTENORDESTENORDESTENORDESTE Com km² de área e um população de habitantes, é a terceira mais extensa e a segunda mais populosa. Com km² de área e um população de habitantes, é a terceira mais extensa e a segunda mais populosa. Conta com 9 Estados e a maior orla marítima do Brasil. Conta com 9 Estados e a maior orla marítima do Brasil.

2 Aspectos Naturais RELEVO Apresenta Apresenta Planaltos Planaltos Depressões Depressões Planícies Planícies Planalto Nordestino: está subdividido Serras, chapadas e planaltos. Unidades principais: 1- Planalto da Borborema 2- Serra da Ibiapaba 3- Chapada da Diamantina 4- Depressão do São Francisco 5- Planície Litorânea ou Costeira. 6- Planalto Maranhão-Piauí

3 Localizada no Ceará, é mais um belo local para o turismo. Demais! Serra da Ibiapaba !

4 Cidades principais: Caruaru, Garanhuns, Campina Grande e Arapiraca. Planalto da Borborema - Esse planalto é também conhecido como Serra das Russas, e estende-se pelos estados Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte. Esse planalto é também conhecido como Serra das Russas, e estende-se pelos estados Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte. O Pico do Papagaio, de m, é o ponto culminante. Fica na transição do úmido para o semi-árido. O Pico do Papagaio, de m, é o ponto culminante. Fica na transição do úmido para o semi-árido. Chuvas Orográficas ou de Relevo

5

6

7 Bacias Hidrográficas - Os rios do Nordeste são perenes e intermitentes ou temporários. O principal rio é o São Francisco. Os rios do Nordeste são perenes e intermitentes ou temporários. O principal rio é o São Francisco. 3- Nordeste – 4- São Francisco – 5- Leste -

8 Uso do rio São Francisco: a) Doméstico a) Doméstico b) Energia b) Energia c) Navegação c) Navegação d) Agricultura e irrigação d) Agricultura e irrigação e) Pesca e) Pesca

9 Festas típicas da região do Rio São Francisco a)Festa de Bom Jesus dos Navegantes –Penedo (AL). b) Carnaval – c) Festival de Inverno – Água Branca (AL) d) Forro do Cangaço – Piranhas (AL) e) Gincana de Pesca – Piaçabuçu f) Festa Literária de Penedo g) Festival Nacional de Música Sacra – Penedo.

10

11

12

13 As sub-regiões do Nordeste O Nordeste está dividido em 4 sub-regiões: 1- Zona da Mata; 2- Agreste 3- Sertão 4- Meio-Norte.

14 Economia do Nordeste 1- Zona da Mata: a) É a mais populosa e industrializada do Nordeste b) Principais cidades: Salvador, Recife, Maceió, João Pessoa e Aracaju. c) A indústria está representada pelo: 1- Pólo Petroquímico de Camaçari 2- Centro Industrial de Aratu 3- Complexo Ford 4- Porto Digital e Complexo Portuário de Suape d) A agricultura de plantation: Cana-de-açúcar, Tabaco e Cacau. e) Mineração: Sal, Fosfato, Petróleo, Gás Natural, Calcário Agreste: a)Policultura comercial – abastecer a Zona da Mata. b)Predomínio de minifúndios

15 3- Sertão: a) Maior e mais pobre sub-região do Nordeste. b) Relevo: Planaltos e Depressões. c) Hidrografia: Rios Perenes Temporários ou Intermitentes São Francisco: Parnaíba: Banha Teresina(PI) d)Clima: Tropical semi-árido – Interfere na vegetação e na hidrografia. * Baixa pluviosidade * Chuvas irregulares e)Vegetação: Caatinga – * Xerófila * Armazena água * Espinhos em lugar das folhas * Arbustiva com galhos retorcidos * Cactos e bromélias

16 O Rio São Francisco – Nasce na Serra da Canastra (MG) e atravessa BA, PE, AL e SE. Chapada Diamantina – Fica na região central da Bahia e tem forte vocação turística.

17 Chuva Orográfica - ocorre quando uma massa de ar quente e úmida sobe ao encontrar uma elevação do relevo, como uma montanha, provocando chuva. Esse fenômeno ocorre no litoral do Nordeste devido ao Planalto da Borborema. É uma das causas da seca no Sertão. É também chamada de chuva de relevo ou de montanha.

18 Os grupos econômicos e políticos, valendo-se de seus aliados políticos, interferem nas decisões tomadas, em escala federal, estadual e municipal. Usam o flagelo da seca como meio de benefícios para desviar ao verba em favor próprio. Não raro aplicam os financiamentos obtidos em outros setores que não o agrícola, e aproveitam-se da divulgação dramática das secas para não pagarem as dívidas contraídas. Ocorre, também, o superfaturamento dos orçamentos públicos. Portanto, a seca no Nordeste é mais um problema sócio- político do que climático. Os grupos econômicos e políticos, valendo-se de seus aliados políticos, interferem nas decisões tomadas, em escala federal, estadual e municipal. Usam o flagelo da seca como meio de benefícios para desviar ao verba em favor próprio. Não raro aplicam os financiamentos obtidos em outros setores que não o agrícola, e aproveitam-se da divulgação dramática das secas para não pagarem as dívidas contraídas. Ocorre, também, o superfaturamento dos orçamentos públicos. Portanto, a seca no Nordeste é mais um problema sócio- político do que climático. A Indústria da Seca:

19 Área de transição entre o cerrado, a Amazônia e a caatinga. Área de transição entre o cerrado, a Amazônia e a caatinga. a) A base econômica tradicional é o extrativismo vegetal: Babaçu, buriti e carnaúba. b) Principais produtos agrícolas: arroz, algodão, mandioca, soja... c) Palmáceas: carnaúba e babaçu. d) Rio principal: Parnaíba. 4 – Meio-Norte:

20 Fim


Carregar ppt "NORDESTENORDESTENORDESTENORDESTE Com 1.558.196 km² de área e um população de 51.609.027 habitantes, é a terceira mais extensa e a segunda mais populosa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google