A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desertificação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desertificação."— Transcrição da apresentação:

1 Desertificação

2 Homem x Meio São perceptíveis as inúmeras transformações que têm ocorrido no meio ambiente, especialmente nas últimas décadas. O homem, como agente integrante do espaço geográfico, contribui para que as mudanças ocorram, muitas vezes acelerando processos que a natureza realizaria em tempos longos. Nesse contexto, temos o fenômeno da desertificação que afeta diferentes partes do mundo. Assim, o dia 17 de junho foi escolhido pela ONU como o Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca.

3 ...mas o que é desertificação?

4 A desertificação corresponde à transformação de uma determinada área em um deserto, atingindo, sobretudo, regiões áridas, semiáridas e subúmidas secas. Vale ressaltar que o fenômeno pode ser natural, mas a ação humana tem sido a principal causa. Entre as principais características das áreas afetas, estão: degradação por prática de agricultura, prática de pecuária, irrigação e pastoreiro.

5 Exemplo de área afetada pela desertificação
Disponível em: < Acesso em: 1 de maio de

6 Grau de vulnerabilidade à desertificação - mundo
Disponível em: < >. Acesso:11 de maio de 2013.

7 Como ocorre o processo de desertificação?

8 Na desertificação, as condições ambientais e as atividades humanas levam os ecossistemas a perderem suas capacidades produtivas. O solo vai perdendo seus nutrientes e a capacidade de desenvolver a vegetação, tornando-se cada vez mais infértil. Na ausência de cobertura vegetal, as chuvas diminuem, o solo fica árido e os agricultores, pecuaristas e outros moradores abandonam o local. Esse processo ocorre em um tempo longo, sem que a população envolvida perceba; e quando o fenômeno está avançado, surgem problemas econômicos, sociais e culturais.

9 Entre os principais problemas causados pela desertificação no meio físico e social, estão:
Redução da oferta de alimentos; Perda de espécies vegetal e animal; Aumento da temperatura; Diminuição da umidade do ar; Erosão do solo; Migração das populações gerando pobreza, desemprego e violência.

10 Vale ressaltar que existe o processo de desertificação originado pelo desgaste e esgotamento do solo – deserto arenoso – e o processo causado por efeitos climáticos, pela temperatura muito baixa – desertos polares. Em todos os casos, pode-se destacar causas naturais e humanas. Ação da natureza O fenômeno pode acontecer naturalmente, mas o homem tem acelerado o processo Desertificação Ação antrópica

11 Desertificação no Brasil
No Brasil, as áreas que passam por processo de desertificação estão inseridas, principalmente, em faixas de clima semiárido ou subúmido seco, predominando na região Nordeste do país e norte do estado de Minas Gerais. Alguns estudiosos afirmam que o sudoeste do Rio Grande do Sul também está passando por desertificação; contudo, a maioria diz que é mais adequado falar em arenização. As queimadas, a retirada de vegetação e uso incorreto do solo são os principais agravantes. Para tentar combater os efeitos da desertificação, o Ministério do Meio Ambiente criou o Programa de Ação Nacional de combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAN).

12 Áreas que passam pelo processo de desertificação no Brasil
Sertão nordestino Disponível em: < Acesso em:11 de maio de 2013. Sertão nordestino Disponível em: < Acesso em:1 de maio de 2013.

13 Desertificação no mundo
Cerca de 40% da superfície terrestre está inserida em áreas de risco de desertificação. Na África, milhares de pessoas sofrem com o processo na área subsaariana. Na Ásia e na América Latina, são perdidos 2,7 bilhões de toneladas de solo por ano. De maneira geral, em todo o mundo, o uso inadequado do solo é o fator mais agravante, mas nas regiões geladas do globo os aspectos climáticos são os responsáveis pelo fenômeno.

14 Áreas desérticas pelo mundo
Disponível em: < Acesso em:11 de maio de 2013.

15 Deserto do Atacama - Chile
Disponível em: < Acesso em: 1 de maio de 2013. Deserto da Antátida Disponível em: < Acesso em:11 de maio de 2013. Deserto na Austrália Disponível em: < Acesso em:11 de maio de 2013.

16 Pense e discuta com a turma.
Refletindo... O que fazer para evitar o desenvolvimento do processo de desertificação? Pense e discuta com a turma.

17 Referências: Acesso em 11/05/2013. . Acesso em 11/05/2013. Acesso em 11/05/2013. Acesso em 11/05/2013. . Acesso em 11/05/2013. . Acesso em 11/05/2013. Acesso em 11/05/2013. Acesso em 11/05/2013.

18


Carregar ppt "Desertificação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google