A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUINHENTISMO Literatura Prof.: Mara Magaña. QUINHENTISMO Contexto histórico capitalismo mercantil e grandes navegações; auge do Renascimento; ruptura.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUINHENTISMO Literatura Prof.: Mara Magaña. QUINHENTISMO Contexto histórico capitalismo mercantil e grandes navegações; auge do Renascimento; ruptura."— Transcrição da apresentação:

1 QUINHENTISMO Literatura Prof.: Mara Magaña

2

3 QUINHENTISMO Contexto histórico capitalismo mercantil e grandes navegações; auge do Renascimento; ruptura na Igreja (Reforma, Contra-Reforma e Inquisição); colonização no Brasil a partir de 1530.

4

5 QUINHENTISMO Marco inicial Inicia-se em 1500, daí a denominação; Obra inauguradora: não houve livro, é claro, para inaugurar o Quinhentismo. Toma-se como marco do movimento a Carta de Achamento do Brasil, popularmente conhecida como Carta de Pero Vaz de Caminha.

6 Pero Vaz de Caminha

7

8 Literatura Informativa Literatura dos Viajantes Literatura dos Jesuítas Como era conhecida a literatura deste período (1500 – 1601)?

9 Os textos não tinham uma função propriamente literária, pois atendiam finalidades específicas, tanto os padres e religiosos, que na aqui aportavam com a finalidade de catequizar os índios, quanto os navegantes, interessados em descrever e explorar a terra recém- achada. OBSERVAÇÃO IMPORTANTE

10 Literatura Informativa a) Feita pelos viajantes europeus, tinha aspecto de relatórios, com informações sobre nossas terras, destacando-se os recursos minerais, a fauna, a flora e os aspectos pitorescos dos nossos índios; b) Esses relatórios eram chamados de Crônicas de Viagem e tinham mais aspecto histórico do que literário; c) Os textos eram formados por cartas de viagem, tratados descritivos e diários de navehação;

11 LiteraturaInformativa Literatura Informativa d) Alguns dos textos mais importantes da Literatura Informativa são: Carta de Achamento do Brasil (1500) – de Pero Vaz de Caminha; Diário de Navegação (1530) – de Pero Lopes de Souza; Tratado da Terra do Brasil (1576) – de Pero de Magalhães Gândavo; Tratado Descritivo do Brasil (1587) – de Gabriel Soares de Souza.

12 Literaturados Jesuítas Literatura dos Jesuítas ; a) Num trecho da Carta de Caminha, o autor solicita ao rei que envie gente para a terra recém-descoberta: Não deixe logo de vir clérigo para os batizar... ; b) Os jesuítas instalados no Brasil eram agentes da Contra- Reforma. Por isso, a atividade principal dos padres era o trabalho de catequese; c) Durante quase todo o século XVI, a educação foi atribuição exclusiva dos jesuítas. Por esta razão, eles fundaram os primeiros colégios no Brasil;

13 Literaturados Jesuítas Literatura dos Jesuítas d) Os jesuítas contribuíram para a destribalização dos indígenas, tentando incutir- lhes uma educação européia; e) Pondo em primeiro plano a intenção pedagógica e moralizante, os textos que produziram têm caráter mais didático que artístico;

14

15

16


Carregar ppt "QUINHENTISMO Literatura Prof.: Mara Magaña. QUINHENTISMO Contexto histórico capitalismo mercantil e grandes navegações; auge do Renascimento; ruptura."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google