A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANÁLISE LITERÁRIA IRACEMAANNA E O REI. O FILME Título: Anna e o Rei País: EUA Ano: 1999 Diretor: Andy Tennant.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANÁLISE LITERÁRIA IRACEMAANNA E O REI. O FILME Título: Anna e o Rei País: EUA Ano: 1999 Diretor: Andy Tennant."— Transcrição da apresentação:

1 ANÁLISE LITERÁRIA IRACEMAANNA E O REI

2 O FILME Título: Anna e o Rei País: EUA Ano: 1999 Diretor: Andy Tennant

3 CONTEXTO HISTÓRICO SÉCULO XIX (1860): Revolução industrial; Evolução do pensamento científico; Pluralidade cultural (avanço dos transportes);

4 PERSONAGENS PROTAGONISTAS: ANNA: é uma mulher forte, decidida, e teimosa. Suas qualidades e defeitos causam certo fascínio em Mongkut. O REI: (Mongkut): por sua vez, também consegue arrancar admiração de Anna por seu comportamento carismático e compreensivo Observação: os dois mantêm os sentimentos contidos durante toda a trama, ressaltando o respeito e impossibilidade de envolvimento numa atmosfera tão contraditória.

5 ENREDO Anna, uma inglesa viúva que chega a Bangkok, capital do Sião, em 1862, com seu filho, Louis (Tom Felton), para trabalhar como professora dos vários filhos do Rei Mongkut(ChowYun Fat). Numa atmosfera verdadeira e realista, a história explora as diferenças entre as duas culturas, enaltecendo o feminismo de Anna - pouco convencional para a época - frente ao grande soberano do reino asiático. O que no início apresentava certo preconceito cultural e ideológico, transforma-se, com o passar do tempo, numa relação de amizade e amor.

6 TEMÁTICA Choque cultural; Feminismo; Amor (Romantismo)

7 A OBRA TÍTULO: IRACEMA AUTOR: JOSÉ DE ALENCAR; PUBLICAÇÃO:1865 ESCOLA LITERÁRIA: ROMANTISMO

8 O AUTOR JOSÉ DE ALENCAR(1829/ 1877): Foi um jornalista, político, advogado, romancista e dramaturgo brasileiro. Maior romancista do Romantismo; Indianista (1ª geração); Nacionalista (ufanista).

9 ESCOLA LITERÁRIA Sentimentalismo (individualismo); Idealização (mulher, pátria e amor); Indianismo (identidade nacional);

10 PERSONAGENS PRINCIPAIS: Iracema: Índia da tribo dos tabajaras, filha de Araquém, velho pajé; era uma espécie de vestal (no sentido de ter a sua virgindade consagrada à divindade) por guardar o segredo de Jurema (bebida mágica utilizada nos rituais religiosos); anagrama de América. Martim: Guerreiro branco, amigo dos Pitiguaras, habitantes do litoral, adversários dos tabajaras; Poti: Herói dos pitiguaras, amigo (que se considerava irmão) de Martim. Irapuã: Chefe dos tabajaras; apaixonado por Iracema. Caubi: Índio tabajara, irmão de Iracema. Jacaúna: Chefe dos pitiguaras, irmão de Poti. Araquém: Pajé da tribo Tabajara. Pai de Iracema e Caubi.

11 ENREDO O romance conta, de forma quase poética, o amor de um branco, Martim Soares Moreno, pela índia Iracema, a virgem dos lábios de mel e de cabelos mais negros que a asa da graúna e explica poeticamente as origens da terra natal do autor, o Ceará.O pano de fundo é o choque cultural entre colonizadores e colonizados (a colonização no Brasil)

12 TEMÁTICA O choque cultural; A pluralidade cultural; A intolerância; A idealização do Amor

13 INTERTEXTUALIDADE Choque cultural; Intolerância; Dominador e Dominado;


Carregar ppt "ANÁLISE LITERÁRIA IRACEMAANNA E O REI. O FILME Título: Anna e o Rei País: EUA Ano: 1999 Diretor: Andy Tennant."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google