A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANÁLISE LITERÁRIA POEMAS COMPLETOS DE ALBERTO CAEIRO (Fernando Pessoa)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANÁLISE LITERÁRIA POEMAS COMPLETOS DE ALBERTO CAEIRO (Fernando Pessoa)"— Transcrição da apresentação:

1 ANÁLISE LITERÁRIA POEMAS COMPLETOS DE ALBERTO CAEIRO (Fernando Pessoa)
O CARTEIRO E O POETA (Michael Radford)

2 O FILME Titulo: O Carteiro e o Poeta Lançamento: 1994 (Itália)
Direção: Michael Radford Gênero: Romance

3 O CONTEXTO SÉCULO XX (Década de 60) Guerra Fria;
Ditaduras Na América Latina; Comunismo.

4 Enredo Em uma isolada ilha do Mediterrâneo, o poeta Pablo Neruda se exila por razões políticas, e acaba fazendo amizade com o carteiro quase analfabeto que é também seu fã. Uma grande amizade surge entre os dois, até o poeta tentar ajudar o pobre carteiro a conquistar seu amor de verdade.

5 Personagens Principais: Pablo Neruda Mario Ruoppolo - Beatrice Russo

6 TEMÁTICA A Busca pela simplicidade (Arcadismo);
Sentir antes de entender (simbolismo); A poesia transforma o homem; A verdade está na essência.

7 A OBRA TÍTULO: Poemas Completos de Alberto Caeiro
AUTOR: Fernando Pessoa PUBLICAÇÃO:1920 ESCOLA LITERÁRIA: Modernismo

8 O AUTOR FERNANDO PESSOA (Lisboa – 1888/1935):
É considerado um dos maiores poetas da Língua Portuguesa, e o seu valor é comparado ao de Camões. Por ter crescido na África do Sul, para onde se mudou aos sete anos em virtude do casamento de sua mãe, Pessoa foi alfabetizado em Inglês. Das quatro obras que publicou em vida, três são na língua inglesa. Fernando Pessoa dedicou-se também a traduções desse idioma.Durante sua discreta vida, atuou no Jornalismo, na Publicidade, no Comércio e, principalmente, na Literatura. Como poeta, desdobrou-se em diversas pessoas conhecidas como heterônimos, em torno das quais se movimenta grande parte dos estudos sobre sua vida e sua obra. Centro irradiador da heteronímia, auto-denominou-se um "drama em gente". Fernando Pessoa morreu de cirrose hepática aos 47 anos, na cidade onde nasceu.

9 HETERÔNIMOS DE FERNANDO PESSOA?
ALBERTO CAEIRO: nascido em Lisboa, teria vivido quase toda a vida como camponês, quase sem estudos formais. Teve apenas a instrução primária, mas é considerado o mestre entre os heterônimos. Também é conhecido como o poeta-filósofo, mas rejeitava este título e pregava uma "não-filosofia". Acreditava que os seres simplesmente são, e nada mais. RICARDO REIS: é descrito como um médico que se definia como latinista e monárquico. De certa maneira, simboliza a herança clássica na literatura ocidental. O fim inexorável de todos os seres vivos é uma constante na sua obra, clássica, depurada e disciplinada. Faz uso da mitologia não-cristã. ÁLVARO DE CAMPOS: foi o único a manifestar fases poéticas diferentes ao longo da sua obra. Era um engenheiro de educação inglesa e origem portuguesa, mas sempre com a sensação de ser um estrangeiro em qualquer parte do mundo.

10 POEMAS COMPLETOS Neste livro, Fernando Pessoa, com o heterônimo de Alberto Caeiro, faz uma poesia voltada para a realidade e as sensações. Caeiro, um homem com uma visão de mundo ingênua e instintiva, recusa o pensamento e a interpretação do real como doenças que se devem evitar, e, no entanto, defende uma teoria: o real é o que há.

11 Temática Sentir vs. Racionalizar;
Busca da verdade (a verdade está na simplicidade da vida); A poesia restaura o homem.

12 INTERTEXTUALIDADE TEMAS EM COMUM: - A essência vs. aparência;
- Razão vs. Sensação; - A verdade está na simplicidade; - A poesia traz de volta o homem natural.


Carregar ppt "ANÁLISE LITERÁRIA POEMAS COMPLETOS DE ALBERTO CAEIRO (Fernando Pessoa)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google