A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANÁLISE LITERÁRIA O APANHADOR NO CAMPO DE CENTEIO SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANÁLISE LITERÁRIA O APANHADOR NO CAMPO DE CENTEIO SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS."— Transcrição da apresentação:

1 ANÁLISE LITERÁRIA O APANHADOR NO CAMPO DE CENTEIO SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS

2 O FILME TÍTULO: Sociedade dos Poetas Mortos DIRETOR:Peter Weir ANO: 1989 GÊNERO: DRAMA

3 CONTEXTO FINAL DA DÉCADA DE 50: Revolução cultural; Conservadorismo (colégios tradicionais); Guerra Fria; Estados Totalitários.

4 PERSONAGENS PRINCIPAIS: Neil Perry; Prof. Keating; Todd Anderson; Knox Overstreet; Charles Dalton.

5 ENREDO Em 1959 na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória, um ex-aluno (Robin Williams) se torna o novo professor de literatura, mas logo seus métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos cria um choque com a ortodoxa direção do colégio, principalmente quando ele fala aos seus alunos sobre a "Sociedade dos Poetas Mortos".

6 TEMÁTICA Intolerância (preconceito); Viver a vida com intensidade (Carpe Diem); Antagonismo entre mundo idealizado e o mundo real; Traçar o próprio destino, apesar do mundo caótico, conservador e intolerante.

7 A OBRA TÍTULO: O Apanhador no Campo de Centeio AUTOR: Jerome David Salinger PUBLICAÇÃO: 1951

8 O AUTOR Jerome David Salinger ( ): - Nasceu em Nova Iorque (Estados Unidos) - Começou escrevendo ainda na escola secundária, e publicou vários contos no início da década de 1940, antes de servir na II Guerra Mundial. - Em 1948, ele escreve o seu primeiro conto aclamado pela crítica, A Perfect Day for Bananafish (Um dia perfeito para Peixe-banana, em português), publicado na revista The New Yorker, que seria o local de onde sairiam mais outros contos seus nos anos seguintes. - Em 1951, publica seu primeiro romance, O Apanhador no Campo de Centeio, que torna-se um sucesso imediato.

9 UMA OBRA QUE INFLUENCIOU O curioso na obra de J. D. Salinger é a forma como ela influenciou gerações e ainda continua a influenciar. Só para se ter uma idéia a obra é citada em alguns casos curiosos, como a morte de John Lennon. Segundo testemunho do próprio Mark David Chapman, assassino de Lennon, ele estava lendo O Apanhador no Campo de Centeio minutos antes de tentar o suicídio e da obra teria tirado inspiração para matar o Beatle. Outro fato curioso é que o atirador que tentou matar Ronald Reagan em 30 de abril de 1981 afirmou que também teria tirado do mesmo livro a inspiração para matar o presidente.

10 CONTEXTO HISTÓRICO DÉCADA DE 50: -Guerra fria; -Início da revolução cultural; -Revolução cultural; -Corrida espacial.

11 ENREDO O livro narra um fim-de-semana na vida de Holden Caulfield, jovem de 16 anos vindo de uma família abastada de Nova Iorque. Holden, estudante de um reputado internato para rapazes, volta para casa mais cedo no inverno, depois de ter recebido más notas em quase todas as matérias e ter sido expulso da escola. No regresso a casa, decide fazer um périplo, adiando assim o confronto com a família. Holden vai refletindo sobre a sua curta vida, repassa sua peculiar visão de mundo e tenta definir alguma diretriz para seu futuro. Antes de enfrentar os pais, procura algumas pessoas importantes para si, como um professor, uma antiga namorada, a sua irmãzinha, e tenta explicar-lhes a confusão que passa pela sua cabeça.

12 PERSONAGENS Holden Caulfield (hold=agarrar; field=campo); Spencer (professor de Holden); Stradlater (colega de quarto) Jane (amiga); Phoebe (irmã); Sunny (prostituta).

13 TEMÁTICA: Perspectiva do Mundo a partir da visão de um adolescente Uma reflexão ingênua diante de uma mundo aparentemente adulto e sem graça; Visão pessimista de um mundo intolerante e preconceituoso (mundo adulto); A esperança é não crescer (o apanhador que impede o crescimento das crianças).

14 INTERTEXTUALIDADE Intolerância (Preconceito); Reflexão sobre o mundo; Busca pelo sentido da existência diante de um mundo maduro, porém caduco; Carpe Diem (viver intensamente é a única esperança)


Carregar ppt "ANÁLISE LITERÁRIA O APANHADOR NO CAMPO DE CENTEIO SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google