A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

índice Pesquisa. História: Literatura infantil História em quadrinhos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "índice Pesquisa. História: Literatura infantil História em quadrinhos."— Transcrição da apresentação:

1 A influência das literaturas infantis no processo de ensino e aprendizagem

2 índice Pesquisa. História: Literatura infantil História em quadrinhos.
A influência destas literaturas no processo de ensino e aprendizagem. Conclusão.

3 O porque do tema escolhido?
Diante de diversos temas de pesquisa com os mais variados assuntos escolhi trabalhar em um que fosse contribuir para minha formação acadêmica. Por querer trabalhar com questões referentes a linguagem gráfica “desenho”, não haveria tema melhor de se trabalhar do que as literaturas infantis.

4 Para início de pesquisa, tinha-se como objetivo estudas as ilustrações dos livros infantis dos últimos cinco anos, mais após começar a pesquisar cheguei a conclusão que não poderia analisar nada se não conhecesse um pouco da história da literatura infantil. Assim a pesquisa acabou-se direcionando para a história da literatura e história das revistinhas em quadrinhos.

5 Passei a compreender melhor o papel dessa duas literaturas no processo de desenvolvimento dos indivíduos, que para muitos pessoas não passa de historia de criança. Realmente “História de criança”.

6 História E que prestigio tem nossas crianças, pois no século XVIII diante de todo o processo renovador que estava acontecendo, a criança é descoberta como um ser que precisava de cuidados específicos para a sua formação humanística, cívica, espiritual, ética e intelectual. Surge ai a literatura infantil que lhe serviria para leitura. Uma literatura de estórias simples, em linguagem carinhosa com momentos de educação religiosa; cenas de miséria destinadas a suscitar a piedade ou a caridade no ânimo do pequeno leitor.

7 Já as historias em quadrinhos surge nas primeiras décadas do século XX.
Elas eram essencialmente humorísticas, e essa é a explicação para o nome que elas carregam até hoje em inglês, comics (cômicos). No Brasil as HQS surgiram por volta de 1869, tendo seu grande destaque mesmo no século XX.

8 Entre os Qs mais famosos temos: a Turma do Pererê, do cartunista Ziraldo (mesmo autor do O menino Maluquinho) que trazia questões de fundo ecológico e educacional e a A turma da Mônica de Maurício Sousa.

9 A influência destas literaturas no processo de ensino e aprendizagem.
Tanto as histórias em Quadrinhos quanto as literaturas infantis possuem grande influência no processo de ensino e aprendizagem, sobretudo quando correlacionada com alguma disciplina. Os Qs quando correlacionados com a disciplina de português dá oportunidade ao educador de introduzir um determinado tema que será depois desenvolvido por outros meios, para aprofundar um conceito já apresentado, para gerar uma discussão a respeito de um assunto, para trabalhar de forma lúdica um tema difícil ou ainda para ilustrar uma idéia.

10 Já as literaturas infantis “o livro infantil” tem por objetivo transmitir de forma lúdica emoções e despertar curiosidades, fazendo assim com que a criança perceba a realidade que a cerca se tornando um sujeito crítico capaz de olhar para o ambiente que o cerca fazendo escolhas conscientes.

11 No decorrer desta pesquisa pude perceber que existem diversos eventos sendo realizados no pais, que incentivam a leituras das crianças, a exemplo disso pode se citar: A Bienal do Livro na cidade de Belo Horizonte, Bienal das Historias em Quadrinhos em São Paulo e o Fest Ler realizado na cidade de Juiz de Fora, em que pude perceber de perto o fantástico mundo do imaginário das crianças

12 Este evento contribuiu muito para reforçar toda minha pesquisa, pois ele demonstra a valorização que tem sido dado nas ultimas décadas a criança e a literatura infantil.

13 Conclusão Enfim, tanto a literatura infantil quanto as Histórias em Quadrinhos, devem ser trabalhadas não só pelo professor mas também pela família, pois elas estimulam deste cedo a inserção da criança no mundo “adulto”. O que irá fazer com que ela cresça tornando-se um adulto crítico capaz de olhar para o ambiente que o cerca fazendo escolhas conscientes.

14 Obrigado e uma boa noite de sonhos,
com seres encantados, fadas, princesas,heróis e entre tantos outros da literatura infantil...


Carregar ppt "índice Pesquisa. História: Literatura infantil História em quadrinhos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google