A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Eduarda e Gabriella Turma: 64 Computador: 18. Nosso período presencia o apogeu do castelo feudal clássico, aquele do tipo romano, constituído por um.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Eduarda e Gabriella Turma: 64 Computador: 18. Nosso período presencia o apogeu do castelo feudal clássico, aquele do tipo romano, constituído por um."— Transcrição da apresentação:

1 Eduarda e Gabriella Turma: 64 Computador: 18

2

3 Nosso período presencia o apogeu do castelo feudal clássico, aquele do tipo romano, constituído por um torreão cercado por várias muralhas. Os primeiros castelos, surgidos na época carolíngia, eram formados por uma simples elevação, encimada por uma construção de madeira e cercada por uma ou duas paliçadas e um fosso. Mas, a partir do final do século X, os sistemas de fortificação passam por um contínuo aperfeiçoamento: as muralhas se elevam; os fossos se aprofundam; nos ângulos das muralhas introduzem-se baluartes; e, sobretudo, a pedra substitui gradativamente a madeira, inicialmente no torreão e, em seguida, nos muros e baluartes. Os primeiros decênios do século seguinte marcam uma nova etapa com o aparecimento dos castelos do tipo gótico: perímetro das muralhas mais reduzido, aumento do número de torres e baluartes; aspecto geral mais irregular e recortado de ameias; diminuição da importância e da dimensão do torreão, substituído em sua função militar por uma grande torre de ângulo e em sua função residencial por uma habitação verdadeira: o palácio. Pressupomos que seja todo feito de pedra, embora nessa época as construções fortificadas em madeira, ou metade pedra metade madeira, sejam ainda as mais difundidas, especialmente na Inglaterra, onde os progressos da arte da construção de fortificação são mais lentos do que na França. A pedra geralmente é um luxo reservado aos senhores mais poderosos, reis, duques e condes. Raros são os vassalos que podem se orgulhar de ter herdado do pai uma habitação de madeira e transmitido ao filho um castelo de pedra. Enfim, mesmo sendo um pouco esquemática, nossa descrição procurará ser fiel. Apesar da diversidade dos locais, dos construtores e das destinações, observam-se grandes similitudes em toda parte. Isso se deve a duas razões principais: a uniformidade das técnicas de poliorcética e a existência de normas imperativas ditadas pela Igreja ou soberanos.

4 Os servos trabalhavam para os senhores feudais em troca de terras, em troca de proteção. Alguns lazeres que se encontravam nos castelo medievais, como a caça e os torneios, só para as pessoas da nobreza. Continuação voltar

5 A religião era muito importante. Achavam que o papa era o todo poderoso.

6 A Idade Média compreende o período que vai da queda do Império Romano até o descobrimento da América (1492). Denominam-se de Idade Obscura os primeiros 600 anos dessa época. Depois da queda de Roma, os francos tornaram-se a raça mais poderosa da Europa Ocidental e, por volta do ano 800, Carlos Magno reinava sobre o Sacro Império Romano-Germânico. Com sua morte, surgiram vários reinos independentes, mas o ideal de uma Europa unificada não desapareceu. Nos séculos X e XI, os nórdicos apoderaram-se de parte da França e Inglaterra; então, começou a época das Cruzadas, das lutas entre os governantes e a Igreja, assim como a Guerra dos Cem anos. Surgiu o feudalismo: ao redor dos castelos dos nobres agrupavam-se as choças dos vassalos, formando uma espécie de vila chamada feudo. Os vassalos serviam aos senhores feudais em troca de moradia, alimento, ajuda e proteção. Na Idade Média, os mercadores dos portos do Mar Báltico desenvolveram o comércio, ao passo que, em Flandres e cidades-estado da Itália, floresciam a arte e a literatura. Nessa época não existia ainda um povo essencialmente francês ou italiano, que só apareceu com a formação dos estados-nações. O Renascimento marcou o fim da Idade Média. voltar


Carregar ppt "Eduarda e Gabriella Turma: 64 Computador: 18. Nosso período presencia o apogeu do castelo feudal clássico, aquele do tipo romano, constituído por um."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google