A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A BAIXA IDADE MÉDIA (SÉC. XI AO XV) Fim das invasões. Fim das invasões. Crescimento populacional. Crescimento populacional. Novas técnicas e áreas para.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A BAIXA IDADE MÉDIA (SÉC. XI AO XV) Fim das invasões. Fim das invasões. Crescimento populacional. Crescimento populacional. Novas técnicas e áreas para."— Transcrição da apresentação:

1 A BAIXA IDADE MÉDIA (SÉC. XI AO XV) Fim das invasões. Fim das invasões. Crescimento populacional. Crescimento populacional. Novas técnicas e áreas para plantio (desmatamentos, drenagem de pântanos). Novas técnicas e áreas para plantio (desmatamentos, drenagem de pântanos). Excedentes comercializados nas feiras locais. Excedentes comercializados nas feiras locais.

2 AS CIDADES MEDIEVAIS Intensificação do comércio. Intensificação do comércio. Burgos fortificados deram origem às cidades. Burgos fortificados deram origem às cidades. Início: servos fugitivos, artesãos e comerciantes (burguesia). Início: servos fugitivos, artesãos e comerciantes (burguesia). Cercadas por muralhas. Cercadas por muralhas. Próximas aos portos, rotas comerciais ou regiões agrícolas. Próximas aos portos, rotas comerciais ou regiões agrícolas.

3

4 AS CIDADES MEDIEVAIS Não havia uma separação absoluta entre cidade e campo. Não havia uma separação absoluta entre cidade e campo. Cresciam de forma desordenada, sem infraestrutura. Cresciam de forma desordenada, sem infraestrutura. Cartas de Franquia: autonomia das cidades por meio de acordos ou guerras (movimentos comunais). Cartas de Franquia: autonomia das cidades por meio de acordos ou guerras (movimentos comunais).

5 COBRANÇA DE IMPOSTOS e a SEGURANÇA NA CIDADE

6 AS CIDADES MEDIEVAIS Atividades de destaque: construção civil, a fabricação de tecidos e de armas. Atividades de destaque: construção civil, a fabricação de tecidos e de armas. Nova mentalidade com a crescente importância das moedas e do comércio. Nova mentalidade com a crescente importância das moedas e do comércio.

7 O MERCADO É INSTALADO PERTO DA PORTA POR ONDE CHEGA O ABASTECIMENTO. (RAVENA, BOLONHA)

8 OS DEMÔNIOS SE APODERARAM DOS HABITANTES DA CIDADE DE AREZZO. SÃO FRANCISCO EXPULSA-OS. É A APARIÇÃO DE UMA IMAGEM INQUIETANTE DA CIDADE.

9 AS CORPORAÇÕES DE OFÍCIO (artesãos) Rigidamente regulamentadas e hierarquizadas. Rigidamente regulamentadas e hierarquizadas. Objetivo de impedir a concorrência. Objetivo de impedir a concorrência. O preço, a quantidade de produtos, a qualidade e os salários eram fixados. O preço, a quantidade de produtos, a qualidade e os salários eram fixados. Possuíam uma sede, usavam distintivos próprios e tinham um santo protetor. Possuíam uma sede, usavam distintivos próprios e tinham um santo protetor. Presença masculina hegemônica. Presença masculina hegemônica. Trabalho de mulheres na produção de tecidos de luxo. Trabalho de mulheres na produção de tecidos de luxo.

10

11 Havia as associações de mercadores (guildas) e as associações de cidades mercantis (Hansas). Havia as associações de mercadores (guildas) e as associações de cidades mercantis (Hansas). Liga Hanseática: reunia cerca de 80 cidades mercantis no norte da Europa. Liga Hanseática: reunia cerca de 80 cidades mercantis no norte da Europa.

12 AS ROTAS MARÍTIMAS Rota do Mediterrâneo: monopólio dos italianos: comércio de especiarias e artigos de luxo. Rota do mar do Norte e Báltico: monopólio dos alemães e holandeses: peixes, madeira, cereais, tecidos de lã, mel...

13

14 A CRISE DO SÉCULO XIV Fome: péssimas condições climáticas e concentração de renda. Fome: péssimas condições climáticas e concentração de renda. Peste negra: várias cidades europeias. Peste negra: várias cidades europeias. Guerra dos Cem anos: Guerra dos Cem anos: França X Inglaterra França X Inglaterra Revoltas camponesas: Jacqueries (FR.) Revoltas camponesas: Jacqueries (FR.) Alto índice de mortalidade. Alto índice de mortalidade.

15

16

17 RESULTADOS Ampliação da exploração dos servos pela nobreza. Ampliação da exploração dos servos pela nobreza. Transformação de servos em trabalhadores assalariados. Transformação de servos em trabalhadores assalariados. Desestruturação do sistema feudal. Desestruturação do sistema feudal. Gradual fortalecimento do poder real. Gradual fortalecimento do poder real. Expansão marítima e comercial europeia, a partir do século XV. Expansão marítima e comercial europeia, a partir do século XV.


Carregar ppt "A BAIXA IDADE MÉDIA (SÉC. XI AO XV) Fim das invasões. Fim das invasões. Crescimento populacional. Crescimento populacional. Novas técnicas e áreas para."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google