A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Arte Gótica. Desenvolveu-se entre os século XII ( ano de 1135) e XIV na França e irradiou-se por outras regiões da Europa; Persistiu em alguns lugares.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Arte Gótica. Desenvolveu-se entre os século XII ( ano de 1135) e XIV na França e irradiou-se por outras regiões da Europa; Persistiu em alguns lugares."— Transcrição da apresentação:

1 Arte Gótica

2 Desenvolveu-se entre os século XII ( ano de 1135) e XIV na França e irradiou-se por outras regiões da Europa; Persistiu em alguns lugares até o século XVI e em algumas regiões até o séc. XVIII.

3 Arte Gótica É um período onde se inicia um estilo arquitetônico revolucionário; É identificado como o período da arte das Catedrais; Desenvolvimento racional das ciências, tendo Deus como elemento supremo; Aparecimento das universidades.

4 Arte Gótica O termo Gótico foi utilizado pelos italianos renascentistas, que consideravam a Idade Média como a idade das trevas, época de bárbaros; Utilizaram a expressão gótica para designar o que até então chamava-se Arte Francesa.

5 Arte Gótica Destronou a arte clássica; Renovação das formas; Verticalidade e maior exatidão em seus traços; Objetivo de expressar a harmonia divina.

6 Arte Gótica O período em que a arquitetura gótica prevaleceu na Europa pode ser considerado o ponto culminante da Idade Média. Atualmente o termo gótico perdeu o sentido depreciativo usado pelos renascentistas.

7 Arte Gótica - Arquitetura A arquitetura foi a principal expressão da Arte Gótica; Propagou-se por diversas regiões da Europa, principalmente com as construções de imponentes igrejas;

8 Arte Gótica - Arquitetura Apoiava-se nos princípios de um forte simbolismo teológico: as paredes eram a base espiritual da Igreja; os pilares representavam os santos; os arcos eram o caminho para Deus.

9 Arte Gótica - Arquitetura A enorme disponibilidade de luz imprime senso de espiritualidade ao ambiente; A vastidão dos ambientes sugere a imponência do reino divino e reduz a dimensões mínimas tudo o que é humano ou terreno;

10 Arte Gótica - Arquitetura A arquitetura expressa a grandiosidade, a crença na existência de um Deus que vive num plano superior; Tudo se volta para o alto, projetando-se na direção do céu, como se vê nas pontas agulhadas das torres de algumas igrejas góticas.

11 Arte Gótica - Arquitetura Outros elementos característicos da arquitetura gótica: Rosáceas; Arcos góticos ou ogivais; Vitrais – coloridos, filtram a luminosidade para o interior da igreja - Claridade dos ambientes.

12 Arte Gótica - Arquitetura Vitrais Eram pintados e decorados; Neles se ensinava ao povo, por meio da mágica luminosidade de suas cores, as histórias e relatos contidos nas Sagradas Escrituras.

13 Arte Gótica Vitrais

14 Arte Gótica - Arquitetura Rosácea É um elemento arquitetônico muito característico do estilo gótico; Está presente em quase todas as igrejas construídas entre os séculos XII e XIV.

15 Arte Gótica Arquitetura Notre Dame de Chartres - França

16 Arte Gótica Arquitetura Notre Dame de Chartres - França

17 Arte Gótica - Arquitetura

18

19 Arte Gótica Arquitetura Igreja de São Mateus - Budapeste

20 Arte Gótica Arquitetura Igreja St. Patrick – Nova York

21 Arte Gótica Arquitetura das Catedrais Catedral Rouen – França

22 Arte Gótica Arquitetura das Catedrais Catedral Rouen – França

23 Arte Gótica Arquitetura das Catedrais Catedral de Ulm – Alemanha

24 Arte Gótica - Arquitetura Catedral de Aachen – Alemanha

25 Arte Gótica - Arquitetura Catedral Gótica – Viena

26 Arte Gótica Abadia de Westminster – Inglaterra

27 Arte Gótica - Escultura A escultura gótica desenvolveu-se paralelamente à arquitetura das Igrejas; Procurou expressar a beleza ideal do divino; Pode ser vista como um complemento à arquitetura.

28 Arte Gótica - Escultura A princípio, as estátuas eram alongadas e não possuíam qualquer movimento, com um acentuado predomínio da verticalidade. Posteriormente, com a rotação das figuras surge a idéia de movimento, quebrando o rigorismo formal.

29 Arte Gótica - Escultura As figuras vão adquirindo naturalidade e dinamismo; As formas se tornam arredondadas; A expressão do rosto se acentua; Aparecem as primeiras cenas de diálogo nos portais.

30 Arte Gótica - Escultura

31 Arte Gótica Escultura

32 Arte Gótica - Iluminura Iluminura é a ilustração sobre o pergaminho de livros manuscritos; Difusão dos livros ilustrados - patrimônio quase exclusivo dos mosteiros; Os grandes livros litúrgicos (a Bíblia e os Evangelhos) eram ilustrados pelos iluministas góticos em formatos manejáveis.

33 Arte Gótica - Pintura A pintura teve um papel importante na arte gótica; Pretendeu transmitir não apenas as cenas tradicionais que marcam a religião, mas a leveza e a pureza da religiosidade, com o nítido objetivo de emocionar o expectador.

34 Arte Gótica - Pintura Sua principal particularidade foi a procura pelo realismo na representação dos seres pintados; Geralmente apresentava personagens de corpos pouco volumosos, cobertos por muita roupa, com o olhar voltado para cima, em direção ao plano celeste.

35 Arte Gótica - Pintura A linguagem das cores, geralmente claras, era completamente definida: o azul, era a cor da Virgem Maria; o marrom, a de São João Batista.

36 Arte Gótica - Pintura A manifestação da idéia de espaço sagrado e atemporal, alheio à vida mundana, foi conseguida com a substituição da luz por fundos dourados. Essas técnicas e conceitos foram aplicados tanto na pintura mural quanto na ilustração de livros.

37 Arte Gótica - Pintura

38


Carregar ppt "Arte Gótica. Desenvolveu-se entre os século XII ( ano de 1135) e XIV na França e irradiou-se por outras regiões da Europa; Persistiu em alguns lugares."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google