A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Segundo Reinado: o problema da mão-de-obra. *Os fatores responsáveis pela decadência da escravidão foram: a)a extinção do tráfico negreiro; b)o desenvolvimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Segundo Reinado: o problema da mão-de-obra. *Os fatores responsáveis pela decadência da escravidão foram: a)a extinção do tráfico negreiro; b)o desenvolvimento."— Transcrição da apresentação:

1 Segundo Reinado: o problema da mão-de-obra

2 *Os fatores responsáveis pela decadência da escravidão foram: a)a extinção do tráfico negreiro; b)o desenvolvimento do trabalho assalariado; c)O crescimento do setor de semi-servidão.

3 A extinção do tráfico negreiro *Ocorreu devido à pressão feita pela Inglaterra, a qual, por motivos econômicos, era contra o tráfico e a escravidão. *Como resultado dessa pressão foram criadas as leis Bill Aberdeen (1845) e, mais tarde, a Eusébio de Queirós (1850).

4 IMPORTANTE!!! -ELIMINANDO O ABASTECIMENTO E MORRENDO MAIS ESCRAVOS DO QUE NASCENDO, O NÚMERO TOTAL DESTES IRIA DIMINUIR PROGRESSIVAMENTE, INVIABILIZANDO O SISTEMA A LONGO PRAZO. -O GOVERNO E OS PRÓPRIOS FAZENDEIROS SABIAM DISSO E, MESMO A CONTRAGOSTO, TIVERAM DE COMEÇAR A SE PREOCUPAR COM O ASSUNTO, PROCURANDO NOVOS TIPOS DE MÃO-DE-OBRA. -PARA A ESCRAVIDÃO, ERA O COMEÇO DO FIM...

5 A transição para o trabalho assalariado *Meados do século XIX, os cafeicultores paulistas começaram a substituir o trabalho escravo pelo assalariado, que apresentava maior produtividade. *Promoveu-se então a vinda para o Brasil de imigrantes europeus, principalmente italianos. *Desse modo, na região mais rica do país (São Paulo), a escravidão entrou em declínio.

6 Observação: *A maioria dos imigrantes vieram por meio de programas, organizados pelo governo ou pelos próprios fazendeiros: -formação de colônias de imigrantes; -sistema de parcerias (financiada pelo fazendeiro); -imigração subvencionada pelo governo.

7 A Lei de Terras -Decretada em 1850, determinava como poderiam ser adquiridas as terras públicas (as terras sem dono, que naquela época ainda constituíam a maior parte do território nacional). Ficava proibida a aquisição de tais terras por qualquer outro meio que não fosse a compra. -E quem não conseguisse comprar a sua própria terra? Seria forçado, por uma questão de sobrevivência, a trabalhar nas grandes fazendas...

8 O crescimento da semi-servidão *Nas áreas mais pobres do Brasil, particularmente no Nordeste, o trabalho escravo também foi sendo abandonado devido ao seu alto custo. *Como essas regiões de agricultura decadente não tinham condições de adotar o trabalho assalariado, a escravidão foi gradativamente substituída por um sistema de semi-servidão, ou seja, trabalhadores livres, porém não-assalariados.

9 A campanha abolicionista *A campanha a favor da abolição da escravatura se solidificou a partir de 1880, com a fundação da Sociedade Brasileira Contra a Escravidão, sendo discutida no Parlamento, na imprensa, em clubes, em comícios e até em movimentos de rua.

10 A legislação abolicionista... *Lei do Ventre Livre (1871) – Projeto Dantas. *Lei do Sexagenário (1885) – Projeto Saraiva- Cotegipe. *Lei Áurea (13/051888) – Projeto Rodrigo Augusto da Silva


Carregar ppt "Segundo Reinado: o problema da mão-de-obra. *Os fatores responsáveis pela decadência da escravidão foram: a)a extinção do tráfico negreiro; b)o desenvolvimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google