A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MÓDULO 09- CRISE DO ESCRAVISMO E A CRISE DA MONARQUIA. Fatores: - pressões inglesas contrárias ao tráfico e à escravidão. - o fim do tráfico e o encarecimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MÓDULO 09- CRISE DO ESCRAVISMO E A CRISE DA MONARQUIA. Fatores: - pressões inglesas contrárias ao tráfico e à escravidão. - o fim do tráfico e o encarecimento."— Transcrição da apresentação:

1 MÓDULO 09- CRISE DO ESCRAVISMO E A CRISE DA MONARQUIA. Fatores: - pressões inglesas contrárias ao tráfico e à escravidão. - o fim do tráfico e o encarecimento do preço do escravo. - presença do imigrante na lavoura cafeeira - a resistência negra:fugas,suicídios, quilombos, sabotagens etc. - leis brasileiras limitando o tráfico e a escravidão:

2 Lei Eusébio de Queiros(1850) Lei Nabuco Araújo(1854) Lei do Ventre Livre(1871) Lei do Sexagenário(1885) LEI ÁUREA (13/05/1888) Obs.: 04 linhas D) A CRISE FINAL DO IMPÉRIO E A TRANSIÇÃO PARA A REPÚBLICA. FATORES: (deixar 03 linhas entre cada um) a questão social ou a crise do escravismo a questão religiosa ou EPÍSCOPO – MAÇÔNICA, opondo a Igreja frente ao Império.

3 as questões militares, indispondo oficiais do exército frente a autoridades do Império. o avanço do Positivismo nos meios civis e militares o crescimento do Republicanismo(CONVENÇÃO DE ITU) o desgaste do Império frente ao setores médios urbanos a divisão no seio das aristocracias com a emergência da burguesia cafeeira de SP. CONCLUSÃO: o velho e decadente regime monárquico não mais atendia os interesses dos novos setores dinâmicos da economia(burguesia cafeeira do Oeste Paulista), interessados na República e no Federalismo. Em 15/11/1889 o Marechal Deodoro da Fonseca derrubou o Império, num golpe articulado entre o exército e os setores da burguesia cafeeira paulista, estando o povo ausente (o povo assistiu bestializado).


Carregar ppt "MÓDULO 09- CRISE DO ESCRAVISMO E A CRISE DA MONARQUIA. Fatores: - pressões inglesas contrárias ao tráfico e à escravidão. - o fim do tráfico e o encarecimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google