A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Segundo Reinado: o declínio do Império. *Na segunda metade do século XIX, houve um fortalecimento da camada média, formada por padres, militares, profissionais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Segundo Reinado: o declínio do Império. *Na segunda metade do século XIX, houve um fortalecimento da camada média, formada por padres, militares, profissionais."— Transcrição da apresentação:

1 Segundo Reinado: o declínio do Império

2 *Na segunda metade do século XIX, houve um fortalecimento da camada média, formada por padres, militares, profissionais liberais, intelectuais e pequenos proprietários. *A estrutura político-administrativa do Império, extremamente conservadora, foi incapaz de acompanhar essas mudanças e de representar os interesses dos novos grupos socioeconômicos que se formaram.

3 *O chamado grupo exportador, encabeçado pelos cafeicultores do Oeste Paulista, deseja controlar o aparelho de Estado, adaptando-o aos novos tempos e às novas necessidades. *Com o passar dos tempos, os cafeicultores do Oeste paulista e a camada média, desinteressaram-se cada vez mais pela Monarquia, aderindo às ideias republicanas.

4 *Alguns problemas surgidos após a Guerra do Paraguai acabaram gerando crises políticas que enfraqueceram ainda mais o Império. *São eles: -a campanha abolicionista -a Questão Religiosa -a Questão Militar

5 *Em 1870, o Partido Liberal lançou o Manifesto Republicano. *Em São Paulo, no ano de 1872, foi fundado o Partido Republicano Paulista (PRP). No ano seguinte, realizou-se a Convenção Republicana de Itu, na qual ficou claro o apoio dos poderosos cafeicultores do Oeste paulista às novas ideias.

6 *Mas, afinal, o que propunham os republicanos? -adoção do sistema federativo, transformando as províncias em estados com grande autonomia; -abolição do Poder Moderador; -separação entre Igreja e Estado; -abolição do Senado vitalício; -reforma do sistema eleitoral; -reforma do sistema tributário; -entre outros...

7 *Abandonada pela classe dominante, sem o apoio da camada média e em choque com os militares, a Monarquia acabou sendo derrubada por um golpe político-militar em novembro de *No dia 15 de novembro oficialmente se proclamou a República; dois dias depois, a família imperial abandonou o Brasil.

8 Última foto oficial da família imperial no Brasil, tirada às vésperas da proclamação da república, no palácio da Princesa Isabel, em Petrópolis.


Carregar ppt "Segundo Reinado: o declínio do Império. *Na segunda metade do século XIX, houve um fortalecimento da camada média, formada por padres, militares, profissionais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google