A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capitalismo e Globalização

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capitalismo e Globalização"— Transcrição da apresentação:

1 Capitalismo e Globalização

2 Entendendo o Conteudo:
Nessa Apresentação nós poderemos notar os principais tópicos que poderão ser encontrados nas seguintes páginas do livro: O avanço do capitalismo pág. 38 O capitalismo global pág. 39 As organizações econômicas pág. 43 Globalização e meio ambiente pág. 43

3 Aprofundando Os Estudos.
O período compreendido entre 1945 e é considerado a fase de maior prosperidade do capitalismo. Nesta Apresentação você vai perceber alguns aspectos desse avanço do capitalismo e conhecer um pouco do processo de globalização iniciado na década de 80.

4 O avanço do capitalismo
Diante das crescentes despesas com salários e da necessidade de aumentar os lucros e crescer, as grandes empresas industriais, especialmente dos EUA, decidiram intensificar uma estratégia que já era usada desde o inicio do século XX: a instalação de unidades de produção nos países subdesenvolvidos. Proliferaram e desenvolveram-se assim as multinacionais, empresas em várias nações.

5 Continuando... Atraídas por um mercado consumidor em crescimento e pela mão-de-obra barata, as multinacionais foram as principais responsáveis pela intensificação do processo de industrialização em países como Brasil, México, Argentina e nos chamados tigres asiáticos. Observe o mapa e a legenda a seguir:

6

7 O capitalismo global Para fazer frente a essa situação, tornou-se necessário reativar a economia, particularmente a industria, a fim de que as empresas aumentassem seus lucros, de modo a permitir- lhes maiores investimentos produtivos. As empresas multinacionais adotaram uma nova estratégia: a de decompor o processo produtivo em escala mundial. Com isso, as multinacionais assumiram um caráter transnacional. Esse processo de reestruturação do capitalismo começou já no fim da década de 70 e se aprofundou nos anos 90. Veja a seguir algumas características do que se chama de Capitalismo global ou Globalização:

8 A grande expansão das empresas transnacionais faz com que a aplicação de capital, a tecnologia, o uso de mão-de-obra, o planejamento de produção e das vendas e, finalmente, o marketing sejam praticados em escala global. Isso significa que todas essas etapas ultrapassam as fronteiras das nações de origem das empresas, ocorrendo em vários países do globo.

9 As transnacionais distribuem as fábricas que produzem cada um dos componentes de uma mercadoria pelas regiões, países, estados e cidades que lhes são mais convenientes. Elas sempre buscam mão-de-obra barata, matérias-primas em grande escala e também mercados consumidores em expansão.

10 Depois de fabricadas, as mercadorias são distribuídas em um mercado cada vez mais ampliado, o Mercado Global. Sobretudo com o fim do socialismo, vários países, que antes ficavam limitados às trocas no interior do Segundo Mundo

11 Hoje podemos observar a ocorrência de várias transformações na organização do espaço mundial, como consequencia dessa globalização produtiva e do capital. Vamos Examinar resumidamente algumas das mais importantes.

12 A formação de pólos de poder.
Apesar da descentralização da produção e da consequente industrialização de diversos países, alguns deles se destacam no comando da economia global. Esses países, que podem ser chamados de hegemônicos, são os que mais se beneficiam do processo de globalização. Entre eles estão principalmente os Estados Unidos; o Japão; a Alemanha, a França e a Inglaterra, que integram a União Européia (UE). Veja no Mapa e observe a legenda a seguir:

13

14 O império da competitividade.
Como o comércio tem se ampliado incessantemente, envolvendo um número crescente de agentes, as empresas e os países precisam se tornar cada vez mais competitivos. Isso significa que os produtos devem ser de boa qualidade e ainda ter preços baixos.

15 As cidades globais. Algumas cidades têm sido o centro de decisões ou de investimentos direitos de capital. Nelas se instalam empresas financeiras, de marketing, de serviços, de gerenciamento e administrativas, pólos de pesquisa tecnológica e outras atividades. Essas são cidades globais ou metrópoles mundiais, pois constituem peças importantes da economia global. Entre as mais desenvolvidas, destacam-se NY, Tóquio, Berlim, Paris e SP.

16 A qualificação da mão-de-obra.
No mundo do trabalho também têm ocorrido profundas mudanças. Nesse aspecto, a palavra-chave é qualificada é qualidade, ou seja, mão-de-obra qualificada. Os trabalhadores não especializados são os mais atingidos pelo desemprego, um problema que vem se alastrando no mundo todo.

17 Uma sociedade global. Como a globalização tem implicado a padronização das formas de trabalho, dos meios e ritmos de produção e consequentemente, do próprio consumo, pode-se falar do surgimento de uma sociedade global.

18 A formação de Mercados Regionais.
Apesar de, à primeira vista, parecer um processo contrario à globalização, a formação de blocos econômicos regionais é uma de suas necessidades. Quando alguns países decidem se associar, inicialmente criam uma área de livre-comércio. Isso significa que, ao cruzar as fronteiras, os produtos não terão seus preços aumentados pela cobrança de impostos de importação. Veja no gráfico a seguir os principais blocos econômicos:

19

20 As organizações econômicas
Além da ONU e de suas instituições financeiras há outras associações internacionais de caráter econômico, que reúnem varias nações. Resumidamente seria o seguinte, existentes até os dias de hoje, as mais conhecidas são: Organização Mundial do Comercio (OMC) Grupo dos sete (G-7)

21 Globalização e meio ambiente.
Um bom ponto para ser tocado pois retrata o modo que a globalização não deve trabalhar só com evolução, mas também com renovação, resumidamente enquanto as cidades aumenta as florestas diminuem ou seja o desequilíbrio é grande. Vendo nos dias de hoje vários assuntos caminham juntos um exemplo é o que estamos observando, o meio ambiente a ética (bom senso) e a globalização. Podemos detectar varias transformações na natureza mais a principal é o próprio modo do ser humano de gerar o seu mundo globalizado, o seu modo destrutivo de pensar e sua forma de achar que a globalização é apenas evolução , mas não, verdadeiramente falando a globalização esta no que fazemos para melhorar o nosso mundo, usando nossos recursos como podemos e devemos não destruindo o meio onde vários animais e plantas e muitos seres com vida vivem nessas regiões. Dê uma chance à Verdadeira Globalização.

22 Esse foi apenas um resumo para esclarecer
Lembrete: Esse foi apenas um resumo para esclarecer Como ocorreu a evolução do capitalismo e como vivemos atualmente no mundo globalizado

23 Lembrem-se : “Cuide do nosso Planeta pois só assim nós teremos um Futuro” Hyago Kartney


Carregar ppt "Capitalismo e Globalização"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google