A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GLOBALIZAÇÃO MUNDIALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO e MUNDIALIZAÇÃO São sinônimos ou pretendem designar conceitos distintos? Segundo alguns autores a globalização.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GLOBALIZAÇÃO MUNDIALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO e MUNDIALIZAÇÃO São sinônimos ou pretendem designar conceitos distintos? Segundo alguns autores a globalização."— Transcrição da apresentação:

1

2 GLOBALIZAÇÃO MUNDIALIZAÇÃO

3 GLOBALIZAÇÃO e MUNDIALIZAÇÃO São sinônimos ou pretendem designar conceitos distintos? Segundo alguns autores a globalização é uma forma mais aperfeiçoada e abrangente do conceito de mundialização. Enquanto a mundialização está mais ligada à integração crescente de certas partes do mundo do ponto de vista econômico, a globalização é mais abrangente e abrange além da dimensão econômica também as dimensões sociais, políticas, culturais, religiosas e jurídicas. GLOBALIZAÇÃO É um fenômeno econômico, social, político e cultural. O processo de globalização caracteriza-se pela difusão a todo o planeta de modelos (econômicos, políticos e culturais) de forte inspiração ocidental, baseados na economia de mercado e na organização social e política de tipo liberal, e traduz-se num fluxo crescente de bens, pessoas, capitais, informações e serviços comerciais à escala global.

4 Características básicas do Capitalismo: Propriedade privada dos meios de produção; Liberdade de comércio regido pela lei da oferta e procura; lei da oferta e procura Economia de mercado; Sociedade de classes; Aparecimento da mais valia;mais valia Objetivo: lucro. Capitali mo

5 Capitalismo comercial Capitalismo industrial Capitalismo financeiro Séc. XV- Séc. XVIIISé. XIX Revolução Industrial Guerras Mundiais Expansão colonial Imperialismo Europeu Descolonização Colônia de exploração Colônias de povoamento Congresso de Berlim Partilha da África e da Ásia Neocolonialismo Neo imperialismo

6 Capitalismo : progresso ou destruição ? Etapas do Capitalismo: TRANSIÇÃO DO FEUDALISMO PARA O CAPITALISMO. TRANSIÇÃO DO FEUDALISMO PARA O CAPITALISMO CAPITALISMO COMERCIAL. CAPITALISMO COMERCIAL CAPITALISMO INDUSTRIAL. CAPITALISMO INDUSTRIAL CAPITALISMO FINANCEIRO OU MONOPOLISTA. CAPITALISMO FINANCEIRO OU MONOPOLISTA

7 TRANSIÇÃO FEUDALISMO/CAPITALISMO Características gerais: Século XIII; Mudança campo/cidade; Modo de vida coletivo/individual; Desestruturação do regime feudal na Europa; Renascimento comercial.

8 CAPITALISMO COMERCIAL Características gerais: Século XV; Vida urbana: individual; Expansão ultramarina; Colonização do Novo Mundo; Política Mercantilista: acumulação primitiva de capital; metalismo; busca da balança comercial favorável.

9 CAPITALISMO INDUSTRIAL Características gerais: Séculos XVIII /XIX; 1 a Revolução Industrial (Inglaterra): uso do carvão; máquina a vapor; 2 a Revolução Industrial (França, Alemanha, Japão e EUA): Imperialismo Europeu Partilha Colonial Livre concorrência sem interferência do estado (LIBERALISMO).

10 IMPERIALISMO - A Partilha da África Desde o século XVI, devido ao tráfico de escravos, os europeus já conheciam e exploravam algumas regiões litorâneas da África. Com a expansão do capitalismo industrial, várias expedições foram enviadas ao continente com o objetivo de conhecer melhor riquezas e potencialidades da região. O interesse econômico das grandes potências foi escamoteado com a alegação de que o povo europeu, o homem branco, teria o dever de civilizar as culturas inferiores.

11 IMPERIALISMO CONFERÊNCIA DE BERLIM – 1884/1885 Em busca de mercados e recursos naturais, as potências européias realizaram em 1885 a Conferência Internacional em Berlim, onde se estabeleceu a partilha da África sem que houvesse conflitos. Essa conferência resultou na divisão da África entre as potências industrializadas da época.

12 IMPERIALISMO Rev. Industrial começa a neo- colonização violenta devido a necessidade de mais mercados e independências americanas. Em foi dividida na Conferência de Berlin para início do Plantation, para atender as novas demandas.

13 1900: cerca de 56,6% da Ásia e 90,4% da África estavam sob controle do colonialismo europeu IMPERIALISMO

14 CAPITALISMO FINANCEIRO Características gerais: Século XX; Consolidação indústrias/finanças; Economia monopolizada;; Expansão das grandes corporações; Reordenação espacial das indústrias; Reorganização da DIT; Inovações tecnológicas; Especialização da mão-de-obra;

15 CAPITALISMO FINANCEIRO PERÍODO BIPOLAR PERÍODO MULTIPOLAR –Disputa tecnológica. –Corrida espacial. –Busca de aliados. –Conflitos regionalizados. –Oligopólios Comerciais –Globalização. –Aldeia Global. –Interdependência econômica. –Consenso de Washington

16 Conceitos importantes Cartel é um acordo explícito ou implícito entre concorrentes para, principalmente, fixação de preços ou cotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação ou, por meio da ação coordenada entre os participantes, eliminar a concorrência e aumentar os preços dos produtos, obtendo maiores lucros, em prejuízo do bem-estar do consumidor. Os Cartéis são considerados a mais grave lesão à concorrência e prejudicam consumidores ao aumentar preços e restringir oferta, tornando os bens e serviços mais caros ou indisponíveis.

17 Uma Holding ou Sociedade Holding, em português Sociedade Gestora de Participações Sociais (SGPS), é uma forma de sociedade criada com o objetivo de administrar um grupo de empresas (conglomerado). A holding administra e possui a maioria das ações ou cotas das empresas componentes de um determinado grupo.

18

19 Dumping é uma prática comercial que consiste em uma ou mais empresas de um país venderem seus produtos, mercadorias ou serviços por preços extraordinariamente abaixo de seu valor justo para outro país (preço que geralmente se considera menor do que se cobra pelo produto dentro do país exportador), por um tempo, visando prejudicar e eliminar os fabricantes de produtos similares concorrentes no local, passando então a dominar o mercado e impondo preços altos. É um termo usado em comércio internacional e é reprimido pelos governos nacionais, quando comprovado. Esta técnica é utilizada como forma de ganhar quotas de mercado.


Carregar ppt "GLOBALIZAÇÃO MUNDIALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO e MUNDIALIZAÇÃO São sinônimos ou pretendem designar conceitos distintos? Segundo alguns autores a globalização."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google