A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O QUE É ? A ALCA ( Área de Livre Comércio das Américas ), foi formulada em 1994, nos EUA,na primeira Cúpula de Chefes de estado e governo das América.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O QUE É ? A ALCA ( Área de Livre Comércio das Américas ), foi formulada em 1994, nos EUA,na primeira Cúpula de Chefes de estado e governo das América."— Transcrição da apresentação:

1 O QUE É ? A ALCA ( Área de Livre Comércio das Américas ), foi formulada em 1994, nos EUA,na primeira Cúpula de Chefes de estado e governo das América. Ela representa um acordo global que pretende incluir serviços,investimentos,compras governamentais e patentes. Ela constitui um amplo acordo.

2 De desregulamentação comercial e financeira que vai muito além da eliminação das barreiras tarifárias e não tarifárias. As negociações vem sendo conduzidas apenas pelo governos dos países envolvidos e não havendo a participação da sociedade e dos parlamentos. As negociações da ALCA deveriam levar em conta as imensas disparidades existentes entre os países da região, assumindo o compromisso de superá-las.

3 É um acordo desigual, que tende a perpetuar a condição periférica e subordinada da América latina no mundo globalizado. Ela configura uma iniciativa de caráter financeiro e comercial que corresponde aos interesses de grandes grupos econômicos e visa garantir a hegemonia desses grupos sobre a América Latina e o Caribe.

4 Fundação ALCA começou em junho de 1995 com a primeira reunião dos ministros responsáveis pelo comércio que foi realizada em Denver; Desde estão, os ministros do comércio se reúnem regularmente a cada 18 meses. A proposta do lançamento da ALCA foi iniciativa dos EUA

5 Somente nas terceira e quarta reuniões de ministros de comércio, realizadas no Brasil, que se definiu a estrutura e o funcionamento da Área de Livre Comércio das Américas. Uma reunião em 1997 teve o objetivo de definir como e quanto as negociações para implementação da ALCA deveriam se iniciar. Esse encontro foi marcado pela oposição entre os EUA e os países do Mercosul,que, atuando em bloco, lograram influir na definição dos princípios gerais

6 que orientam as negociações da ALCA. Em 1998, a reunião de São José da Costa Rica es- tabeleceu, por sua vez o mandato dos grupos negociadores e a atual estrutura da ALCA, em abril de 2001, os ministros de comércio vol- taram a se reunir e definir o prazo final para a conclusão das negociações de um possível acordo e a entrada em vigor da ALCA.

7 Países Membros Os países membros são todos pertencentes as Américas (Anglo-saxônica, Latina e Central) exceto Cuba.

8 Proposta Principal A ALCA tem como principal objetivo criar uma área livre de barreiras de comércio e ao investimento entre os países das Américas. Englobando a troca de bens e de serviços, de produtos agrícolas, assim como a liberalização dos fluxos de investimentos, compras governamentais e comércio eletrônico.

9 Maximizar a abertura de mercados mediante altos níveis de disciplina através de um acordo equilibrado e abrangente.

10 Pontos Positivos Se realmente vier a se constituir, será formado por 800 milhões de habitantes e um PIB de 11,4 trilhões de dólares, o que situaria a ALCA na posição de bloco comercial mais importante do mundo.

11 Pontos negativos A adesão ao acordo, revela o imenso grau de submissão dos governos latino americanos às políticas ditadas pelos EUA através do FMI e do banco mundial. É um acordo desigual que tende a perpetuar a condição periférica e subordinada da América Latina no mundo globalizado.

12 A liberalização comercial agravaria problemas sociais pois não será sustentada por política de integração social e produtiva. Apresentará impactos socialmente regressivos para toda sociedade: com o aumento do desemprego, diminuição dos salários, o aumento do setor informal, eliminação dos direitos sociais e ameaças permanentes aos direitos sindicais.

13 Há restrição em relação a mão-de-obra A ALCA irá congelar a situação do jeito que ela está, ou seja, com os EUA como uma grande potência, aumentando o seu controle sobre as decisões tomadas nos outros países. Tornaria os países membros menos autônomos em relação aos EUA.

14 Relação com o Brasil O Brasil é o país que mais interessa aos EUA, pois seu setor industrial é mais desenvolvido e seus recursos naturais são em maior escala em relação aos outros países, principalmente em relação a Argentina que está com a sua economia enfraquecida.


Carregar ppt "O QUE É ? A ALCA ( Área de Livre Comércio das Américas ), foi formulada em 1994, nos EUA,na primeira Cúpula de Chefes de estado e governo das América."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google