A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Área de Livre Comércio das Américas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Área de Livre Comércio das Américas"— Transcrição da apresentação:

1 Área de Livre Comércio das Américas
ALCA Área de Livre Comércio das Américas

2 O QUE É Alca significa “Área de livre comercio das Américas”.
As bases da Alca foram lançadas em dezembro de 1994 durante a primeira Cúpula das Américas, que foi realizada em Miami. Alca é uma necessidade da economia norte-americana e do capitalismo internacional que passam por uma crise de capital financeiro e de realização de bens.

3 Objetivos Seu objetivo seria integrar em uma gigantesca zona de livre comércio das Américas,envolvendo 34 países com exceção de Cuba contra o qual os Estados Unidos mantém um bloqueio econômico desde 1962 , uma população de 800milhoes de pessoas e um produto de mais de 10 trilhões de dólares. Nessa enorme zona de livre comércio, as mercadorias deverão circular com tarifa zero..

4 Países Membros: Os países Membros da Alca são: Antigua e Barbuda, Argentina ,Bahamas Barbados, Belize , Bolívia,Brasil, Canadá, Chile Colômbia, Costa Rica, Dominica, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Grenada, Guatemala Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá , Paraguai, Perú, República Dominicana, Santa Lucia, São Vincente, e as Grenadines, St. Kitts e Nevis, Suriname, Trinidade e Tobago , Uruguai e Venezuela

5 Fundação O processo da ALCA foi iniciado em Miami com a Primeira Reunião de Cúpula das Américas em As negociações devem ser concluidas até 2005 , quando terá inicio a redução de tarifas.

6 Pontos negativos 1. A Alca vai concentrar mais renda e poder nas mãos das transnacionais americanas. 2. Vai tirar os direitos trabalhistas e as condições de trabalho. 3. Desintegrará a cultura própria de cada povo, pela pressão homogenizadora da mídia global. 4. Afetará a agricultura familiar e a segurança alimentar dos povos. 5. Destruirá o meio ambiente. A biodiversidade da amazônia será monopolizada pelas empresas americanas.

7 6. Subordinará as necessidades das pessoas ao jogo do mercado
6. Subordinará as necessidades das pessoas ao jogo do mercado. E privatirazará ainda mais os serviços públicos. 7. Acelerará a desnacionalização da economia do país e a quebra das médias e pequenas empresas. 8. Implicará perda da soberania nacional e autodeterminação dos Estados-nações. 9. Vai impor o dólar como moeda única.

8 Pontos Positivos Os principal benefício da ALCA será a redução das tarifas alfandegárias que facilitará o livre comércio de mercadorias e integrar os países membros . Mas com essa redução juntamente haverá uma falta de competitividade entre os produtos altamente tecnológicos e industrializados dos países desenvolvidos (Eua e Canadá para os outros e isso apenas beneficiará as indústrias desses países que poderão vender seus produtos sem concorrência trazendo grandes lucros as grandes corporações norte-americanas.

9 SERÁ QUE ELES NÃO MERECERAM ?

10 Grupo: Leonardo número– 19 Allan –número 3 Victor Viani –número 29
Victor Eiras –número 31 Ricardo- número 27


Carregar ppt "Área de Livre Comércio das Américas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google