A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIÃO EUROPÉIA A BANDEIRA AZUL, SALPICADA DE ESTRELAS DOURADAS, JÁ PODE SER VISTA JUNTO ÀS BANDEIRAS NACIONAIS DE ALGUNS PAÍSES EUROPEUS. É A BANDEIRA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIÃO EUROPÉIA A BANDEIRA AZUL, SALPICADA DE ESTRELAS DOURADAS, JÁ PODE SER VISTA JUNTO ÀS BANDEIRAS NACIONAIS DE ALGUNS PAÍSES EUROPEUS. É A BANDEIRA."— Transcrição da apresentação:

1 UNIÃO EUROPÉIA A BANDEIRA AZUL, SALPICADA DE ESTRELAS DOURADAS, JÁ PODE SER VISTA JUNTO ÀS BANDEIRAS NACIONAIS DE ALGUNS PAÍSES EUROPEUS. É A BANDEIRA DA UNIÃO EUROPÉIA.

2 O CAMINHO DA UNIDADE EUROPÉIA APÓS A II GUERRA MUNDIAL, OS PAÍSES EUROPEUS ARRASADOS, TIVERAM SEU DECLÍNIO ECONÔMICO E POLÍTICO E VIRAM A ASCENSÃO DOS ESTADOS UNIDOS. APÓS A II GUERRA MUNDIAL, OS PAÍSES EUROPEUS ARRASADOS, TIVERAM SEU DECLÍNIO ECONÔMICO E POLÍTICO E VIRAM A ASCENSÃO DOS ESTADOS UNIDOS.

3

4 BENELUX E OECE EM 1948 INICIA-SE DUAS PRIMEIRAS ASSOCIAÇÕES ECONÔMICAS EUROPÉIA: EM 1948 INICIA-SE DUAS PRIMEIRAS ASSOCIAÇÕES ECONÔMICAS EUROPÉIA: BENELUX – UNIÃO ADUANEIRA COMPOSTA POR TRÊS PEQUENOS PAÍSES DA EUROPA OCIDENTAL – BÉLGICA, HOLANDA E LUXEMBURGO. BENELUX – UNIÃO ADUANEIRA COMPOSTA POR TRÊS PEQUENOS PAÍSES DA EUROPA OCIDENTAL – BÉLGICA, HOLANDA E LUXEMBURGO.

5

6 EM 1º DE ABRIL DE 1948 FOI CRIADA A ORGANIZAÇÃO EUROPÉIA DE COOPERAÇÃO ECONÔMICA (OECE) PARA ADMINISTRAR OS RECURSOS DO PLANO MARSHALL NA RECONSTRUÇÃO DOS PAÍSES DA EUROPA OCIDENTAL. EM 1º DE ABRIL DE 1948 FOI CRIADA A ORGANIZAÇÃO EUROPÉIA DE COOPERAÇÃO ECONÔMICA (OECE) PARA ADMINISTRAR OS RECURSOS DO PLANO MARSHALL NA RECONSTRUÇÃO DOS PAÍSES DA EUROPA OCIDENTAL.

7 PLANO MARSHALL O Plano Marshall foi parte integrante da "Doutrina Truman", anunciada em março de 1947 pelo presidente dos Estados Unidos, Harry Truman. Tratou-se de um projeto de recuperação econômica dos países envolvidos na Segunda Guerra Mundial. O Plano Marshall foi parte integrante da "Doutrina Truman", anunciada em março de 1947 pelo presidente dos Estados Unidos, Harry Truman. Tratou-se de um projeto de recuperação econômica dos países envolvidos na Segunda Guerra Mundial.

8 Anunciado também no ano de 1947, em 5 de junho, em Harvard, este plano deve seu nome ao seu criador, o General George Catlett Marshall, secretário-de- estado do governo Truman. Anunciado também no ano de 1947, em 5 de junho, em Harvard, este plano deve seu nome ao seu criador, o General George Catlett Marshall, secretário-de- estado do governo Truman.

9

10 EM 1961 A OECE FOI SUBSTITUIDA PELO ORGANIZAÇÃO DE COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO –(OCDE) QUE TEM OBJETIVOS MAIS AMPLOS E REÚNE PAÍSES DE VÁRIAS PARTES DO MUNDO. EM 1961 A OECE FOI SUBSTITUIDA PELO ORGANIZAÇÃO DE COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO –(OCDE) QUE TEM OBJETIVOS MAIS AMPLOS E REÚNE PAÍSES DE VÁRIAS PARTES DO MUNDO.

11 A OCDE TAMBÉM CHAMADA DE CLUBE DOS RICOS TEM SEDE EM PARIS, MAS ABRIGA PAÍSES DE OUTROS CONTINENTES, COMO CANADÁ, JAPÃO, AUSTRÁLIA, NOVA ZELÂNDIA,MÉXICO E CORÉIA DO SUL. TAMBÉM CHAMADA DE CLUBE DOS RICOS TEM SEDE EM PARIS, MAS ABRIGA PAÍSES DE OUTROS CONTINENTES, COMO CANADÁ, JAPÃO, AUSTRÁLIA, NOVA ZELÂNDIA,MÉXICO E CORÉIA DO SUL.

12 A OCDE SEU OBJETIVO É PROMOVER O BEM ESTAR ECONÔMICO E SOCIAL DOS PAÍSES MEMBROS, ALÉM DE ESTIMULAR INVESTIMENTOS EM PAÍSES DESENVOLVIDOS.OS PARTICIPANTES DESSA ORGANIZAÇÃO PRODUZEM, JUNTOS, DOIS TREÇOS DE TODOS OS BENS E SERVIÇOS DO MUNDO. SEU OBJETIVO É PROMOVER O BEM ESTAR ECONÔMICO E SOCIAL DOS PAÍSES MEMBROS, ALÉM DE ESTIMULAR INVESTIMENTOS EM PAÍSES DESENVOLVIDOS.OS PARTICIPANTES DESSA ORGANIZAÇÃO PRODUZEM, JUNTOS, DOIS TREÇOS DE TODOS OS BENS E SERVIÇOS DO MUNDO.

13

14

15 A CECA E O TRATADO DE ROMA – DEPOIS DA CRIAÇÃO DA OECE, O PRÓXIMO PASSO PARA A UNIFICAÇÃO EUROPÉIA FOI A FORMAÇÃO DE UM MERCADO COMUM DE CARVÃO E AÇO, RESPECTIVAMENTE, IMPORTANTE FONTE DE ENERGIA E MATÉRIA-PRIMA USADA NA REESTRUTURAÇÃO DO PARQUE INDUSTRIAL EUROPEU, ARRASADO PELA GUERRA. DEPOIS DA CRIAÇÃO DA OECE, O PRÓXIMO PASSO PARA A UNIFICAÇÃO EUROPÉIA FOI A FORMAÇÃO DE UM MERCADO COMUM DE CARVÃO E AÇO, RESPECTIVAMENTE, IMPORTANTE FONTE DE ENERGIA E MATÉRIA-PRIMA USADA NA REESTRUTURAÇÃO DO PARQUE INDUSTRIAL EUROPEU, ARRASADO PELA GUERRA.

16 ESSE MERCADO COMUM FOI CHAMADO DE COMUNIDADE EUROPÉIA DO CARVÃO E DO AÇO (CECA) ESSE MERCADO COMUM FOI CHAMADO DE COMUNIDADE EUROPÉIA DO CARVÃO E DO AÇO (CECA)

17 MERCADO COMUM EUROPEU AO BENELUX, JUNTARAM-SE FRANÇA, ITÁLIA E ALEMANHA OCIDENTAL. ESSES PAÍSES CRIARAM TAMBÉM PELO TRATADO DE ROMA O MCE EM QUE INCLUIU TAMBÉM A FORMAÇÃO DA COMUNIDADE EUROPÉIA DE ENERGIA ATÔMICA (EURATON). AO BENELUX, JUNTARAM-SE FRANÇA, ITÁLIA E ALEMANHA OCIDENTAL. ESSES PAÍSES CRIARAM TAMBÉM PELO TRATADO DE ROMA O MCE EM QUE INCLUIU TAMBÉM A FORMAÇÃO DA COMUNIDADE EUROPÉIA DE ENERGIA ATÔMICA (EURATON).

18 A EUROPA DOS SEIS, COMO FICOU CONHECIDA ESSA COMUNIDADE, INICIOU O PROCESSO DE UNIFICAÇÃO EUROPÉIA.

19 A AELC – EM 1959 FOI CRIADO UM SEGUNDO BLOCO ECONÔMICO NA EUROPA, REUNINDO SETE PAÍSES DA OECE – ÁUSTRIA, DINAMARCA, NORUEGA, PORTUGAL,SUÉCIA, SUÍÇA E REINO UNIDO. A ASSOCIAÇÃO EUROPÉIA DE LIVRE COMÉRCIO – AELC COMEÇOU A VIGORAR EM 3 MAIO DE EM 1959 FOI CRIADO UM SEGUNDO BLOCO ECONÔMICO NA EUROPA, REUNINDO SETE PAÍSES DA OECE – ÁUSTRIA, DINAMARCA, NORUEGA, PORTUGAL,SUÉCIA, SUÍÇA E REINO UNIDO. A ASSOCIAÇÃO EUROPÉIA DE LIVRE COMÉRCIO – AELC COMEÇOU A VIGORAR EM 3 MAIO DE 1960.

20 A AELC – TENDO COMO LÍDER O REINO UNIDO ESSE BLOCO PRETENDIA APENAS UM ESPAÇO PARA A LIVRE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS. TENDO COMO LÍDER O REINO UNIDO ESSE BLOCO PRETENDIA APENAS UM ESPAÇO PARA A LIVRE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS.

21 EUROPA DOS NOVE E EUROPA DOS DOZE NA DÉCADA DE 1970 COMEÇOU O PROGRESSIVO ESVAZIAMENTO DA AELC OU EFTA (EUROPEAN FREE TRADE AGREEMENT). REINO UNIDO, IRLANDA E DINAMARCA INGRESSARAM NA CEE, TRANSFORMANDO A EUROPA DOS SEIS EM EUROPA DOS NOVE. NA DÉCADA DE 1970 COMEÇOU O PROGRESSIVO ESVAZIAMENTO DA AELC OU EFTA (EUROPEAN FREE TRADE AGREEMENT). REINO UNIDO, IRLANDA E DINAMARCA INGRESSARAM NA CEE, TRANSFORMANDO A EUROPA DOS SEIS EM EUROPA DOS NOVE.

22

23 NA DÉCADA DE 1980, GRÉCIA, PORTUGAL E ESPANHA TORNARAM-SE OS MAIS NOVOS MEMBROS DA CEE. NA DÉCADA DE 1980, GRÉCIA, PORTUGAL E ESPANHA TORNARAM-SE OS MAIS NOVOS MEMBROS DA CEE.

24 O TRATADO DE MAASTRICHT EM DEZEMBRO DE 1991, FOI ASSINADO O TRATADO QUE CRIOU A UNIÃO EUROPÉIA, CONHECIDO COMO TRATADO DE MAASTRICHT, NOME DA CIDADE HOLANDESA ONDE FOI ASSINADO. EM DEZEMBRO DE 1991, FOI ASSINADO O TRATADO QUE CRIOU A UNIÃO EUROPÉIA, CONHECIDO COMO TRATADO DE MAASTRICHT, NOME DA CIDADE HOLANDESA ONDE FOI ASSINADO.

25 O TRATADO DE MAASTRICHT PREVIA A INTEGRAÇÃO MONETÁRIA E ECONÔMICA NA CEE E A COOPERAÇÃO POLÍTICA ENTRE OS PAÍSES MEMBROS. ENTROU EM VIGOR EM 1º DE JANEIRO DE O TRATADO DE MAASTRICHT PREVIA A INTEGRAÇÃO MONETÁRIA E ECONÔMICA NA CEE E A COOPERAÇÃO POLÍTICA ENTRE OS PAÍSES MEMBROS. ENTROU EM VIGOR EM 1º DE JANEIRO DE 1993.

26 A CEE PASSOU A SER DENOMINADA UNIÃO EUROPÉIA. A CEE PASSOU A SER DENOMINADA UNIÃO EUROPÉIA. O TRATADO CRIOU A FIGURA DO CIDADÃO EUROPEU. OS EUROPEUS NATURAIS DOS PAÍSES SIGNATÁRIOS DO TRATADO PODEM MORAR E TRABALHAR EM QUALQUER UM DESSES PAÍSES, ALÉM DE VOTAR E CANDIDATAR-SE AO PARLAMENTO EUROPEU. O TRATADO CRIOU A FIGURA DO CIDADÃO EUROPEU. OS EUROPEUS NATURAIS DOS PAÍSES SIGNATÁRIOS DO TRATADO PODEM MORAR E TRABALHAR EM QUALQUER UM DESSES PAÍSES, ALÉM DE VOTAR E CANDIDATAR-SE AO PARLAMENTO EUROPEU.

27 EM 1995, A UE RECEBEU MAIS TRÊS PAÍSES (ÁUSTRIA, SUÉCIA E FINLÂNDIA) TOTALIZANDO QUINZE ASSOCIADOS. ESTAVA FORMADA A EUROPA DOS QUINZE. EM 1995, A UE RECEBEU MAIS TRÊS PAÍSES (ÁUSTRIA, SUÉCIA E FINLÂNDIA) TOTALIZANDO QUINZE ASSOCIADOS. ESTAVA FORMADA A EUROPA DOS QUINZE.

28

29 MOEDA ÚNICA O BANCO CENTRAL ÚNICO E A MOEDA ÚNICA ESTAVAM PREVISTOS NA NOVA FASE DA UE. O BANCO CENTRAL ÚNICO E A MOEDA ÚNICA ESTAVAM PREVISTOS NA NOVA FASE DA UE. ONZE PAÍSES QUE APRESENTAVAM CONDIÇÕES PARA A ADOÇÃO DA MOEDA ÚNICA ADERIRAM AO EURO: ONZE PAÍSES QUE APRESENTAVAM CONDIÇÕES PARA A ADOÇÃO DA MOEDA ÚNICA ADERIRAM AO EURO:

30 ALEMANHAÁUSTRIABÉLGICAESPANHAFINLÂNDIAFRANÇAHOLANDAIRLANDAITÁLIALUXEMBURGOPORTUGAL

31 ASSIM, EM 1º DE JANEIRO DE 1999, NASCIA A PRIMEIRA UNIÃO MONETÁRIA DO MUNDO. ASSIM, EM 1º DE JANEIRO DE 1999, NASCIA A PRIMEIRA UNIÃO MONETÁRIA DO MUNDO.

32 NA ÉPOCA, REINO UNIDO E DINAMARCA OPTARAM POR NÃO ADERIR Á MOEDA ÚNICA. A GRÉCIA NÃO PÔDE ADERIR, POR NÃO APRESENTAR AS CONDIÇÕES EXIGIDAS PELA UE. A SUÉCIA TAMBÉM NÃO, POR TER UM BANCO CENTRAL CUJA LEGISLAÇÃO ERA INCOMPATÍVEL COM O TRATADO DE MAASTRICHT E TAMBÉM PELO FATO DE SUA MOEDA, A COROA, NÃO TER A ESTABILIDADE EXIGIDA. NA ÉPOCA, REINO UNIDO E DINAMARCA OPTARAM POR NÃO ADERIR Á MOEDA ÚNICA. A GRÉCIA NÃO PÔDE ADERIR, POR NÃO APRESENTAR AS CONDIÇÕES EXIGIDAS PELA UE. A SUÉCIA TAMBÉM NÃO, POR TER UM BANCO CENTRAL CUJA LEGISLAÇÃO ERA INCOMPATÍVEL COM O TRATADO DE MAASTRICHT E TAMBÉM PELO FATO DE SUA MOEDA, A COROA, NÃO TER A ESTABILIDADE EXIGIDA.

33 A GRÉCIA ADERIU AO EURO EM JANEIRO DE 2001 E É PREVISTA A ADESÃO DO REINO UNIDO, DA SUÉCIA E DA DINAMARCA. A GRÉCIA ADERIU AO EURO EM JANEIRO DE 2001 E É PREVISTA A ADESÃO DO REINO UNIDO, DA SUÉCIA E DA DINAMARCA.

34 CANDIDATOS À UNIÃO EUROPÉIA O DIA 1º DE MAIO DE 2004 JÁ PODE SER CONSIDERADO UMA DATA HISTÓRICA NA CONSOLIDAÇÃO DA UNIÃO EUROPÉIA EM UM DOS MAIORES BLOCOS ECONÔMICOS DO MUNDO. NESTE DIA A ORGANIZAÇÃO GANHOU MAIS 10 NOVOS MEMBROS E PASSOU A SER COMPOSTA POR 25 PAÍSES. O DIA 1º DE MAIO DE 2004 JÁ PODE SER CONSIDERADO UMA DATA HISTÓRICA NA CONSOLIDAÇÃO DA UNIÃO EUROPÉIA EM UM DOS MAIORES BLOCOS ECONÔMICOS DO MUNDO. NESTE DIA A ORGANIZAÇÃO GANHOU MAIS 10 NOVOS MEMBROS E PASSOU A SER COMPOSTA POR 25 PAÍSES.

35

36


Carregar ppt "UNIÃO EUROPÉIA A BANDEIRA AZUL, SALPICADA DE ESTRELAS DOURADAS, JÁ PODE SER VISTA JUNTO ÀS BANDEIRAS NACIONAIS DE ALGUNS PAÍSES EUROPEUS. É A BANDEIRA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google