A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Divisão Regional da Europa Europa Ocidental Europa Ocidental Europa Setentrional Europa Setentrional Europa Central Europa Central Europa Meridional Europa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Divisão Regional da Europa Europa Ocidental Europa Ocidental Europa Setentrional Europa Setentrional Europa Central Europa Central Europa Meridional Europa."— Transcrição da apresentação:

1 Divisão Regional da Europa Europa Ocidental Europa Ocidental Europa Setentrional Europa Setentrional Europa Central Europa Central Europa Meridional Europa Meridional Europa Oriental Europa Oriental

2 Nível de Desenvolvimento Diferenciado O continente como um todo apresenta elevado nível de desenvolvimento econômico e tecnológico e contrastes entre os diferentes países e regiões, em consequência de suas características históricas, políticas e econômicas. O continente como um todo apresenta elevado nível de desenvolvimento econômico e tecnológico e contrastes entre os diferentes países e regiões, em consequência de suas características históricas, políticas e econômicas.

3 Reino Unido

4 O espaço produtivo do Reino Unido convive a tradição industrial, representada pelos setores de base, e os setores modernos. O espaço produtivo do Reino Unido convive a tradição industrial, representada pelos setores de base, e os setores modernos.

5 Os Setores Tradicionais Grandes Indústrias Têxteis – em virtude do reduzido custo da mão-de-obra dos países asiáticos, a indústria tem transferido suas plantas para esses países. Grandes Indústrias Têxteis – em virtude do reduzido custo da mão-de-obra dos países asiáticos, a indústria tem transferido suas plantas para esses países. Siderúrgica - obteve êxito em razão da grande quantidade de carvão e minério de ferro. Siderúrgica - obteve êxito em razão da grande quantidade de carvão e minério de ferro. Indústria de Transformação – com o sucesso da indústria da siderurgia de base, a indústria eletromecânica, da construção naval, automobilística puderam destacar na economia do país. Indústria de Transformação – com o sucesso da indústria da siderurgia de base, a indústria eletromecânica, da construção naval, automobilística puderam destacar na economia do país.

6 Setores Modernos Atualmente, as regiões metropolitanas de Londres e Birmighan concentram a maior parte da atividade industrial. Indústria Petroquímica – é a base da produção de plásticos, fibras sintéticas, produtos químicos e fertilizantes. Indústria Petroquímica – é a base da produção de plásticos, fibras sintéticas, produtos químicos e fertilizantes. Indústria Eletroeletrônica – beneficiou principalmente os setores automotivo, aeronáutico e de telecomunicações. Indústria Eletroeletrônica – beneficiou principalmente os setores automotivo, aeronáutico e de telecomunicações. Indústria Alimentícia – o Reino Unido é um grande transformador de produtos agrícolas em alimentos para o consumidor final (soja e cereais). Indústria Alimentícia – o Reino Unido é um grande transformador de produtos agrícolas em alimentos para o consumidor final (soja e cereais).

7 França Presidente eleito – Maio 2012 François Hollande

8 A extensão territorial e as características físicas do território francês, com diferentes tipos de clima e relevo, contribuem para a diversidade de suas atividades econômicas. A extensão territorial e as características físicas do território francês, com diferentes tipos de clima e relevo, contribuem para a diversidade de suas atividades econômicas. Agricultura - a França tem a maior quantidade de área agricultáveis da Europa. O país sempre supriu as necessidades de sua população e produz excedentes para exportar para os demais países europeus. Beterraba (açúcar), trigo, pecuária intensiva, garante o abastecimento interno. Agricultura - a França tem a maior quantidade de área agricultáveis da Europa. O país sempre supriu as necessidades de sua população e produz excedentes para exportar para os demais países europeus. Beterraba (açúcar), trigo, pecuária intensiva, garante o abastecimento interno.

9 Indústria – A França possui modernas indústrias: têxtil, químico e de máquinas. Indústria – A França possui modernas indústrias: têxtil, químico e de máquinas.

10 Energia – é um dos problemas da economia francesa, a falta de recursos naturais para a produção de energia, o que obriga o país a importar parte do carvão necessário às indústrias, assim como toda a demanda de petróleo. A França é o país da Europa Ocidental com o maior número de usinas nucleares, o que lhe permite exportar energia elétrica para os países vizinhos. Energia – é um dos problemas da economia francesa, a falta de recursos naturais para a produção de energia, o que obriga o país a importar parte do carvão necessário às indústrias, assim como toda a demanda de petróleo. A França é o país da Europa Ocidental com o maior número de usinas nucleares, o que lhe permite exportar energia elétrica para os países vizinhos.

11 Energia Nuclear – Causas que justificam a utilização desta fonte de energia: Domínio da tecnologia; ausência de fontes hídricas. Energia Nuclear – Causas que justificam a utilização desta fonte de energia: Domínio da tecnologia; ausência de fontes hídricas. implicações dessa opção de consumo : Altos custos de operação e manutenção; risco de acidentes nucleares, lixo atômico. implicações dessa opção de consumo : Altos custos de operação e manutenção; risco de acidentes nucleares, lixo atômico.

12 Turismo – outra importante atividade econômica francesa é o turismo. Atualmente, sua economia é baseada no setor de serviços, impulsionado pela atividade turística. Paris e o litoral do mediterrâneo, são alguns dos centros mais requintados da Europa. Turismo – outra importante atividade econômica francesa é o turismo. Atualmente, sua economia é baseada no setor de serviços, impulsionado pela atividade turística. Paris e o litoral do mediterrâneo, são alguns dos centros mais requintados da Europa.

13 Alemanha

14 O setor industrial alemão é o mais desenvolvido, em especial o siderúrgico, graças: O setor industrial alemão é o mais desenvolvido, em especial o siderúrgico, graças: A Abundância de Carvão Mineral –além de suprir a demanda de suas indústrias, serve também para a geração de energia termelétrica. A Abundância de Carvão Mineral –além de suprir a demanda de suas indústrias, serve também para a geração de energia termelétrica.

15 Densa Rede Hidrográfica – que favorece o escoamento da produção para os demais países europeus, sendo o Reno o principal rio do país. Densa Rede Hidrográfica – que favorece o escoamento da produção para os demais países europeus, sendo o Reno o principal rio do país.

16 Agricultura – a produção agrícola alemã é deficitária em produtos hortifrutigranjeiros. O governo passou a incentivar a indústria e as exportações. Agricultura – a produção agrícola alemã é deficitária em produtos hortifrutigranjeiros. O governo passou a incentivar a indústria e as exportações. Os recursos obtidos pelas exportações foram investidos na infraestrutura de transportes o que favoreceu a importação de alimentos e matéria-prima em geral. Os recursos obtidos pelas exportações foram investidos na infraestrutura de transportes o que favoreceu a importação de alimentos e matéria-prima em geral. Espanha e Itália – são os principais fornecedores de frutas e verduras para o mercado alemão. Espanha e Itália – são os principais fornecedores de frutas e verduras para o mercado alemão.

17 Com o incentivo do governo, a Alemanha se transformou no primeiro produtor europeu de máquinas de todos os tipos, desde a mais simples as mais modernas. Com o incentivo do governo, a Alemanha se transformou no primeiro produtor europeu de máquinas de todos os tipos, desde a mais simples as mais modernas. As indústrias químicas, farmacêuticas, eletromecânica representam os setores mais modernos da indústria alemã. As indústrias químicas, farmacêuticas, eletromecânica representam os setores mais modernos da indústria alemã.

18 Países Mediterrâneos

19 Do ponto de vista dos aspectos naturais (clima, relevo, solo), os países mediterrâneos são muito parecidos: Portugal, Espanha e Itália. Do ponto de vista dos aspectos naturais (clima, relevo, solo), os países mediterrâneos são muito parecidos: Portugal, Espanha e Itália. Atividades Comuns – produção têxtil, calçadista e de revestimento cerâmico. Atividades Comuns – produção têxtil, calçadista e de revestimento cerâmico. Setor Turístico - também é muito importante Setor Turístico - também é muito importante

20 Portugal Era produtor de matérias-primas agrícolas. A industrialização do país ocorreu há pouco tempo. Somente nas últimas duas décadas, com a entrada na União Européia.

21 Espanha Historicamente, a indústria espanhola concentrou-se na Catalunha e nos Pais Basco – com o predomínio de dos setores têxtil, siderúrgico, metalúrgico e químico. A partir da segunda metade do século XX, Madri tornou-se um importante centro financeiro e industrial, e o fenômeno do turismo mudou a estrutura econômica das áreas litorâneas concentrando-se no setor de serviços. A partir da segunda metade do século XX, Madri tornou-se um importante centro financeiro e industrial, e o fenômeno do turismo mudou a estrutura econômica das áreas litorâneas concentrando-se no setor de serviços.

22 Itália Foi o primeiro país mediterrâneo a alcançar um importante desenvolvimento industrial, que não ocorreu de forma homogênea no território, gerando disparidades regionais no país. A Itália pode ser dividida em três grandes regiões: Região Norte, Região Central e Região Sul.

23

24 Regiões Econômicas da Itália Regiões Norte e Nordeste – são as mais desenvolvidas, por apresentarem elevado nível de industrialização e urbanização. O Norte também possui diversas jazidas de gás natural, aproveitado pelas indústrias. Regiões Norte e Nordeste – são as mais desenvolvidas, por apresentarem elevado nível de industrialização e urbanização. O Norte também possui diversas jazidas de gás natural, aproveitado pelas indústrias.

25 Região Central – alcançou recentemente grande dinamismo devido ao crescimento das pequenas e médias empresas dos ramos de calçados, tecidos e vestuários com o emprego de alta tecnologia. Região Central – alcançou recentemente grande dinamismo devido ao crescimento das pequenas e médias empresas dos ramos de calçados, tecidos e vestuários com o emprego de alta tecnologia. Região Sul – permanece basicamente agrícola. O desenvolvimento da indústria turística e a ajuda da econômica da União Européia tem melhorado os indicadores dessa região. Região Sul – permanece basicamente agrícola. O desenvolvimento da indústria turística e a ajuda da econômica da União Européia tem melhorado os indicadores dessa região.

26 Países do Norte

27 Noruega, Suécia, Finlândia e Islândia – estão localizados no norte da Europa e são considerados países de desenvolvimento elevado. Noruega, Suécia, Finlândia e Islândia – estão localizados no norte da Europa e são considerados países de desenvolvimento elevado. Apresentam climas frios e polares, com formação vegetal de tundra e coníferas. Apresentam climas frios e polares, com formação vegetal de tundra e coníferas. As características naturais desses influenciam as atividades econômicas. As características naturais desses influenciam as atividades econômicas.

28 As atividades econômicas que se destacam no norte europeu são: a pesca, a indústria madeireira, e a produção de energia elétrica. As atividades econômicas que se destacam no norte europeu são: a pesca, a indústria madeireira, e a produção de energia elétrica. Destacam-se ainda a indústria: automobilística, química, mecânica, naval, turismo, etc. Destacam-se ainda a indústria: automobilística, química, mecânica, naval, turismo, etc.

29 Suécia

30 É um país que apresenta indústrias químicas e siderúrgicas importantes e é uma das principais economias européias. Além disso é sede de grandes empresas transnacionais. Ex. Volvo, Ericsson, Scania, etc É um país que apresenta indústrias químicas e siderúrgicas importantes e é uma das principais economias européias. Além disso é sede de grandes empresas transnacionais. Ex. Volvo, Ericsson, Scania, etc

31 Finlândia

32 A Finlândia possui 180 mil lagos. A principal atividade econômica é a exploração das Florestas de Coníferas. O reflorestamento permitiu que a indústria madeireira se desenvolvesse, com a produção de móveis, papel e celulose. A Finlândia possui 180 mil lagos. A principal atividade econômica é a exploração das Florestas de Coníferas. O reflorestamento permitiu que a indústria madeireira se desenvolvesse, com a produção de móveis, papel e celulose.

33

34 Islândia e Noruega São dois países com maior IDH do mundo. São dois países com maior IDH do mundo. A Noruega – é o maior produtor de pescado da Europa, destacam-se também a indústria madeireira, a exploração de gás natural e petróleo. A Noruega – é o maior produtor de pescado da Europa, destacam-se também a indústria madeireira, a exploração de gás natural e petróleo. Nenhum dos dois países aderiu a União Européia. Nenhum dos dois países aderiu a União Européia.


Carregar ppt "Divisão Regional da Europa Europa Ocidental Europa Ocidental Europa Setentrional Europa Setentrional Europa Central Europa Central Europa Meridional Europa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google