A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A CURVA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO. TEORIAS MODERNAS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL As teorias de Adam Smith, David Ricardo e Stuart Mill foram aceitas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A CURVA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO. TEORIAS MODERNAS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL As teorias de Adam Smith, David Ricardo e Stuart Mill foram aceitas."— Transcrição da apresentação:

1 A CURVA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO

2 TEORIAS MODERNAS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL As teorias de Adam Smith, David Ricardo e Stuart Mill foram aceitas durante muito tempo. ENTRETANTO, PRECISAVA SER REFORMULADAS PORQUE CONSIDERAVAM O TRABALHO (MÃO-DE-OBRA) O ÚNICO FATOR DE PRODUÇÃO.

3 TEORIAS MODERNAS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL Na verdade, a produção é conseqüência de três fatores Na verdade, a produção é conseqüência de três fatores: Natureza (matéria prima); Trabalho (mão-de-obra); Investimentos (hards - equipamentos e softs - métodos de trabalho).

4 TEORIAS MODERNAS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL A curva de possibilidades de produção A curva de possibilidades de produção (CPP), expressa a capacidade máxima de produção da sociedade. REDUZINDO-SE A TOTALIDADE DE BENS DA ECONOMIA A APENAS DOIS PRODUTOS (FEIJÃO E SOJA).

5 TEORIAS MODERNAS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL Possibilidades de Produção Alternativas de Produção Feijão (50 Milhões ha) Soja ( 50 Milhões ha) ABCDEABCDE

6 TEORIAS MODERNAS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL Fronteira das possibilidades de Produção Fronteira das possibilidades de Produção: Soja Feijão

7 TEORIAS MODERNAS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL CUSTO DE OPORTUNIDADE CUSTO DE OPORTUNIDADE: CUSTO DE OPORTUNIDADE A transferência dos fatores de produção de um bem A para produzir um bem B implica um CUSTO DE OPORTUNIDADE que é igual ao sacrifício de se deixar de produzir parte do bem A para produzir mais o bem B.

8 TEORIAS MODERNAS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL CUSTO DE OPORTUNIDADE Exemplos: A: 100 de x e 0 de y; B: 0 de x e 100 de y; C: 60 de x e 40 de y.

9 TEORIAS MODERNAS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL Considerando que o país A tem vantagem comparativa no produto Y. A importação do produto x não gerou desemprego nem ociosidade de produção porque todos fatores que produziam X foram direcionados para produzir Y.

10 TEORIAS MODERNAS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL TEORIA DE HECHSCHER-OHLIN Cada país se especializa e exporta o bem que requer utilização mais intensiva de seu fator de produção abundante.

11 TEORIAS MODERNAS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL Os economistas suecos Eli Hechsher e Bertil Ohlin procuraram explicar porque o custo comparativo-oportunidade são diferentes entre países. Custo dos Insumos Custo dos Insumos – As matérias primas não se encontram distribuídas de forma igual em todos os países do mundo; SÃO MAIS BARATAS NO PAÍS ONDE FOR MAIS ABUNDANTE.

12 TEORIAS MODERNAS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL A PROPORÇÃO DOS FATORES DE PRODUÇÃO é diferente de um produto para outro: A produção agrícola exige uma proporção maior de terra; A produção Industrial exige uma proporção maior de equipamentos, máquinas; A mão-de-obra, praticamente não se move de um país para outro.

13 TEORIAS MODERNAS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL Existem dificuldades na transferência dos fatores de produção de um país para outro; Existe menos dificuldades de IMPORTAR um produto de um país para outro. É FÁCIL IMPORTAR MILHARES DE AUTOMÓVEIS JAPONESES (produto), É DIFÍCIL IMPORTAR DO JAPÃO (fatores de produção).

14 TEORIAS MODERNAS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL EFEITOS DO COMÉRCIO EXTERIOR Realocação dos recursos produtivos ; Equalização dos preços no mercado internacional; Melhora do nível de vida da população.

15 TEORIAS MODERNAS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL As Teorias do Comércio Internacional têm como base o CUSTO COMPARATIVO; As Teorias Clássicas se apóiam no CUSTO COMPARATIVO-TRABALHO; As Teorias Modernas, no CUSTO COMPARATIVO DE OPORTUNIDADE.


Carregar ppt "A CURVA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO. TEORIAS MODERNAS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL As teorias de Adam Smith, David Ricardo e Stuart Mill foram aceitas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google