A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A CURVA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A CURVA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 A CURVA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO

2 TEORIAS MODERNAS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL
As teorias de Adam Smith, David Ricardo e Stuart Mill foram aceitas durante muito tempo. ENTRETANTO, PRECISAVA SER REFORMULADAS PORQUE CONSIDERAVAM O TRABALHO (MÃO-DE-OBRA) O ÚNICO FATOR DE PRODUÇÃO.

3 TEORIAS MODERNAS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL
Na verdade, a produção é conseqüência de três fatores: Natureza (matéria prima); Trabalho (mão-de-obra); Investimentos (hards - equipamentos e softs - métodos de trabalho).

4 TEORIAS MODERNAS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL
A curva de possibilidades de produção (CPP), expressa a capacidade máxima de produção da sociedade. REDUZINDO-SE A TOTALIDADE DE BENS DA ECONOMIA A APENAS DOIS PRODUTOS (FEIJÃO E SOJA).

5 TEORIAS MODERNAS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL
Possibilidades de Produção Alternativas de Produção Feijão (50 Milhões ha) Soja (50 Milhões ha) A B C D E 50 30 20 10 40

6 TEORIAS MODERNAS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL
Fronteira das possibilidades de Produção: Feijão 30 20 20 30 Soja

7 TEORIAS MODERNAS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL
CUSTO DE OPORTUNIDADE: A transferência dos fatores de produção de um bem “A“ para produzir um bem “B” implica um CUSTO DE OPORTUNIDADE que é igual ao sacrifício de se deixar de produzir parte do bem “A” para produzir mais o bem “B”.

8 TEORIAS MODERNAS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL
CUSTO DE OPORTUNIDADE Exemplos: A: 100 de x e 0 de y; B: 0 de x e 100 de y; C: 60 de x e 40 de y.

9 TEORIAS MODERNAS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL
Considerando que o país “A” tem vantagem comparativa no produto “Y”. A importação do produto “x” não gerou desemprego nem ociosidade de produção porque todos fatores que produziam “X” foram direcionados para produzir “Y”.

10 TEORIAS MODERNAS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL
TEORIA DE HECHSCHER-OHLIN Cada país se especializa e exporta o bem que requer utilização mais intensiva de seu fator de produção abundante.

11 TEORIAS MODERNAS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL
Os economistas suecos Eli Hechsher e Bertil Ohlin procuraram explicar porque o custo comparativo-oportunidade são diferentes entre países. Custo dos Insumos – As matérias primas não se encontram distribuídas de forma igual em todos os países do mundo; SÃO MAIS BARATAS NO PAÍS ONDE FOR MAIS ABUNDANTE.

12 TEORIAS MODERNAS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL
A PROPORÇÃO DOS FATORES DE PRODUÇÃO é diferente de um produto para outro: A produção agrícola exige uma proporção maior de terra; A produção Industrial exige uma proporção maior de equipamentos, máquinas; A mão-de-obra, praticamente não se move de um país para outro.

13 TEORIAS MODERNAS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL
Existem dificuldades na transferência dos fatores de produção de um país para outro; Existe menos dificuldades de IMPORTAR um produto de um país para outro. É FÁCIL IMPORTAR MILHARES DE AUTOMÓVEIS JAPONESES (produto), É DIFÍCIL IMPORTAR DO JAPÃO (fatores de produção).

14 TEORIAS MODERNAS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL
EFEITOS DO COMÉRCIO EXTERIOR Realocação dos recursos produtivos ; Equalização dos preços no mercado internacional; Melhora do nível de vida da população.

15 TEORIAS MODERNAS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL
As Teorias do Comércio Internacional têm como base o CUSTO COMPARATIVO; As Teorias Clássicas se apóiam no CUSTO COMPARATIVO-TRABALHO; As Teorias Modernas, no CUSTO COMPARATIVO DE OPORTUNIDADE.


Carregar ppt "A CURVA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google