A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Marco Antonio S. Vasconcellos Manuel Enriquez Garcia 3º Edição | 2009 | Fundamentos de Economia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Marco Antonio S. Vasconcellos Manuel Enriquez Garcia 3º Edição | 2009 | Fundamentos de Economia."— Transcrição da apresentação:

1 Marco Antonio S. Vasconcellos Manuel Enriquez Garcia 3º Edição | 2009 | Fundamentos de Economia

2 Capítulo 15 Crescimento e Desenvolvimento Econômico

3 Capítulo 15 Crescimento e Desenvolvimento Econômico 15.1 Crescimento e desenvolvimento A teoria do crescimento e do desenvolvimento discute estratégias de longo prazo, nela a oferta ou produção agregada joga um papel importante na trajetória de crescimento de longo prazo. Foco: analisar o comportamento do produto potencial ou de pleno emprego da economia, a longo prazo. Crescimento econômico: crescimento contínuo da renda per capita ao longo do tempo. Desenvolvimento econômico: alterações de composição do produto e alocação dos recursos pelos diferentes setores da economia de forma a melhorar os indicadores de bem-estar econômico e social.

4 Capítulo 15 Crescimento e Desenvolvimento Econômico 15.2 Fontes de crescimento: aumento na força de trabalho; aumento do estoque de capital; melhoria na qualidade de mão-de-obra; melhoria tecnológica; eficiência organizacional Capital humano: valor ganho de renda potencial incorporado nos indivíduos e inclui a habilidade inerente à pessoa, o talento, a educação e as habilidades adquiridas Capital físico: maquinário e equipamentos sofisticados, que são abundantes em países ricos e escassos em países pobres. A razão da variação do produto nacional e a variação da capacidade produtiva resulta na relação produto-capital que envolve o capital físico no processo de desenvolvimento econômico.

5 Capítulo 15 Crescimento e Desenvolvimento Econômico 15.3 Financiamento do desenvolvimento econômico Para investir um país pode usar sua poupança interna ou ter acesso à poupança estrangeira por meio de empréstimos ou ajuda financeira. Economias socialistas: a poupança obrigatória é uma maneira poderosa de limitar o consumo e aumentar o nível da poupança. Economias de mercado: se o governo coletar mais impostos do que gasta em bens correntes e serviços, os recursos excedentes poderão ser investidos na infra-estrutura e canalizados para empresas, via bancos de desenvolvimento ou de fomento. Países em desenvolvimento: podem conseguir uma poupança estrangeira por meio de investimento direto no país; tomando emprestado nos mercados mundiais de capitais ou instituições; ou recebendo ajuda estrangeira de países industrializados.

6 Capítulo 15 Crescimento e Desenvolvimento Econômico 15.4 Um modelo de crescimento econômico Harrod Domar: destaca a importância de três variáveis básicas para o crescimento: taxa de investimento; taxa de poupança; relação produto-capital. Objetivo: enfatizar a atuação das variáveis econômicas estratégicas para promover o crescimento econômico.

7 Capítulo 15 Crescimento e Desenvolvimento Econômico 15.5 Estágios de desenvolvimento sociedade tradicional; pré-requisitos para a arrancada; arrancada: mudanças na taxa de investimento líquida e surgimento de novos segmentos industriais de rápido crescimento associados principalmente a bens de consumo duráveis; surgimento de uma estrutura política social e institucional. crescimento auto-sustentável; idade do consumo de massa

8 Capítulo 15 Crescimento e Desenvolvimento Econômico 15.6 A internacionalização da economia: o processo de globalização : proteção dos produtores domésticos por meio da estratégia de substituição de importações. 1980: os produtores domésticos protegidos passaram a produzir um volume pequeno com custo alto e pouca inovação. Característica atual: integração econômica entre países sob aspectos comercial, produtivo e financeiro, globalização. Globalização produtiva: produção e distribuição de bens e serviços dentro de redes de escala mundial, reduzindo barreiras, e ocorrendo o aumento das tecnologias de informação.


Carregar ppt "Marco Antonio S. Vasconcellos Manuel Enriquez Garcia 3º Edição | 2009 | Fundamentos de Economia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google