A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gêneros do Discurso Por Mikhail Bakhtin. Enunciados O emprego da l í ngua efetua-se em forma de enunciados (orais e escritos) concretos e ú nicos, proferidos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gêneros do Discurso Por Mikhail Bakhtin. Enunciados O emprego da l í ngua efetua-se em forma de enunciados (orais e escritos) concretos e ú nicos, proferidos."— Transcrição da apresentação:

1 Gêneros do Discurso Por Mikhail Bakhtin

2 Enunciados O emprego da l í ngua efetua-se em forma de enunciados (orais e escritos) concretos e ú nicos, proferidos pelos integrantes do campo da atividade humana.

3 Os gêneros do discurso A riqueza e a diversidade dos gêneros do discurso são infinitas porque são inesgot á veis as possibilidades da atividade humana. Cabe salientar a extrema heterogeneidade dos gêneros do discurso (orais e escritos), nos quais devemos incluir as breves r é plicas do di á logo do cotidiano, o relato do dia-a-dia, a carta, o comando militar, etc. A riqueza e a diversidade dos gêneros do discurso são infinitas porque são inesgot á veis as possibilidades da atividade humana. Cabe salientar a extrema heterogeneidade dos gêneros do discurso (orais e escritos), nos quais devemos incluir as breves r é plicas do di á logo do cotidiano, o relato do dia-a-dia, a carta, o comando militar, etc.

4 Gêneros do Discurso Exemplos: Carta Jornal Aula Palestra Romance Conto Relat ó rio Entrevista, etc. Exemplos: Carta Jornal Aula Palestra Romance Conto Relat ó rio Entrevista, etc.

5 Tipologia Textual Narração Descri ç ão Argumenta ç ão Disserta ç ão, etc Narração Descri ç ão Argumenta ç ão Disserta ç ão, etc

6 Gêneros primários (simples) Esses gêneros integram os gêneros complexos, a í se transformam e adquirem um car á ter especial: perdem o contato com a realidade concreta.

7 Gêneros Secundários (complexos) Comporta os gêneros prim á rios ou simples.

8 Estilo Todo enunciado, oral ou escrito, prim á rio ou secund á rio e tamb é m qualquer campo da comunica ç ão discursiva é individual e por isso pode refletir a individualidade do falante (ou de quem escreve), isto é, pode ter estilo individual.

9 O Falante e o ouvinte Ainda hoje existem na lingu í stica fic ç ões como o ouvinte e o entendedor do fluxo ú nico da fala. Tais fic ç ões dão uma no ç ão absolutamente deturpada do processo complexo e amplamente ativo da comunica ç ão discursiva. Ainda hoje existem na lingu í stica fic ç ões como o ouvinte e o entendedor do fluxo ú nico da fala. Tais fic ç ões dão uma no ç ão absolutamente deturpada do processo complexo e amplamente ativo da comunica ç ão discursiva.

10 Atividade Responsiva Voz alta Silenciosa - ação De efeito retardado Voz alta Silenciosa - ação De efeito retardado

11 Alternância dos Sujeitos O falante termina o seu enunciado para passar a palavra ao outro ou dar lugar á sua compreensão ativamente responsiva.


Carregar ppt "Gêneros do Discurso Por Mikhail Bakhtin. Enunciados O emprego da l í ngua efetua-se em forma de enunciados (orais e escritos) concretos e ú nicos, proferidos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google