A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ser humano é um ser social Em alguns momentos da vida, você j á deve ter desejado viver sozinho, sem ningu é m para fazer cobran ç as ou lhe dizer o.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ser humano é um ser social Em alguns momentos da vida, você j á deve ter desejado viver sozinho, sem ningu é m para fazer cobran ç as ou lhe dizer o."— Transcrição da apresentação:

1 O ser humano é um ser social Em alguns momentos da vida, você j á deve ter desejado viver sozinho, sem ningu é m para fazer cobran ç as ou lhe dizer o que e como fazer. De acordo com v á rios estudiosos e at é com sua experiência, sabe ser quase imposs í vel isso se tornar realidade. O ser humano é um ser social. Por mais que viva em local distante dos outros, ele possui caracter í sticas humanas ou ferramentas herdadas de outros seres humanos. Por exemplo, um morador da zona rural que não fa ç a questão de frequentar a cidade, visto dispor de alimentos e rem é dios retirados da natureza, de vestimentas produzidas manualmente, de sua necessidade de aprendizado saciada nas experiências di á rias da vida no campo, mesmo assim ele é parte de um universo social que, em algum momento, lhe trouxe referenciais do que seja ser um homem. Por que ele usa cal ç as e não saias? Por que ele utiliza fogão para fazer sua comida? Por que os animais são submissos a ele? nesse caso, ocorreu uma socializa ç ão desse indiv í duo com os conhecimentos produzidos por seus antepassados ou sua pr ó pria gera ç ão. não é necess á ria a cont í nua convivência com outros seres humanos para que algu é m se caracterize como ser social, mas simplesmente a reprodu ç ão de comportamentos daqueles que lhe são iguais. o processo de socializa ç ão é a aquisi ç ão de maneiras de agir, pensar e sentir pr ó prias dos grupos, da sociedade ou da civiliza ç ão em que o indiv í duo vive.

2 Analise sua forma de falar, vestir, o que costuma comer, os tipos de m ú sica que gosta de ouvir... tudo isso é reflexo do ambiente e da sociedade em que você vive. Certamente hoje as pessoas sofrem muito mais influências de diferentes culturas do que h á 50 anos, porque se encontram numa é poca em que o avan ç o tecnol ó gico lhes permite contato mais pr ó ximo com outros pa í ses e seus costumes. Entretanto sua personalidade se constitui conforme as intera ç ões sociais que estabelecem, ou seja, elas se formam por meio da troca de ideias, sentimentos e comportamentos com pessoas presentes no seu dia- a-dia. Da mesma forma que recebem informa ç ões, elas informam. Assim, a sociedade em que vivemos não é um ente sobrenatural que paira sobre nossas cabe ç as e nos submete a seus desejos. Integramos ativamente a sociedade em que somos objetos, mas tamb é m sujeitos. reuniões e festas com os amigos são ó timos exemplos da nossa necessidade de socializa ç ão, pela qual aprendemos e ensinamos. Autora: Regiane Ap. Atisano

3 Observe as imagens Compare esses dois momentos da vida de um ser humano.

4 Atividades 1. Conforme o texto, mesmo vivendo sozinho, o ser humano é um ser social. como você explica isso? 2. O texto cont é m dois conceitos: de socializa ç ão e intera ç ão social. Apresente a defini ç ão de cada um. 3. Pesquise, em revistas e jornais impressos ou virtuais, as diferentes formas de socializa ç ão. Por exemplo: festas, reuniões, conversas, etc. Identifique- as e descreva os comportamentos que as pessoas demonstram em cada situa ç ão (vestimenta, modo de falar, regras, etc.).


Carregar ppt "O ser humano é um ser social Em alguns momentos da vida, você j á deve ter desejado viver sozinho, sem ningu é m para fazer cobran ç as ou lhe dizer o."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google